Sobre o título acima e segundo o Aurélio, trata-se, entre outras coisas, do seguinte: “ato ou forma de repelir um ataque; justificação, alegação; resguardo, proteção”.

Esta manhã de sábado foi hilária, apenas o dia lindo de sol e calor intenso salvou a nossa indignação.
Estando a saborear uma Bohemia, com o casco escuro e meio torneado de branco, ou seja, bem geladinha, eis que aparece no pedaço um “recém funcionário contratado da prefeitura”.

A prefeitura, para quem não sabe, é a empresa que mais contrata na cidade, é sinal que deve ser um ótimo emprego.

O “recém contratado” todo garboso da nova função, teve a audácia de entrar numa conversa sobre as coisitas que estão acontecendo sob o patrocínio do palacete Paranaguá.

Achei da parte do dito cujo, um modo de lealdade a quem lhe ofereceu, lhe deu ou não sei o que, um emprego.

No bate papo, alguém questionou sobre o que está acontecendo em uma secretaria da prefeitura, melhor dizendo, Secretaria de Ação Social.

O recém funcionário contratado, brioso da sua lealdade, sartou de banda e disse em bom e alto som:

Aí se perguntou ao defensor público: “o secretário foi exonerado? demitido? deixou de constar da folha de pagamento? Ou continua recebendo seus valiosos proventos?

O homi sartou de banda outra vez e respondeu todo convicto: o prefeito exonerou”
Insistimos na pergunta: ”saiu da folha de pagamento mensal?” ou “ continua recebendo?
Aí o homi ficou todo enrolado, entrou por outra conversa, começou a falar dos seus comandados, disse que tem muita gente contra o prefeito,que os blogs e muita gente da imprensa não devem ser levados a sério, pois não têm prova de nada, que política é assim mesmo e outras justificativas que não convenceu a ninguém, apenas mostrou a sua lealdade a quem lhe deu um emprego, uma colocação, um salário, que é muito para os dias de hoje e, principalmente, para um fim de ano.

Já que o recém contratado defensor público não conseguiu convencer ninguém, fica no ar a pergunta: o secretário de Ação Social foi exonerado? demitido? continua na folha mensal de pagamento recebendo o faz-me-rir?

Pra acabar com o lero-lero, espero um dia encontrar algum defensor da Secretaria de Saúde. Espero, apenas, que este defensor tenha maiores argumentos e consiga esclarecer alguns pontos obscuros dessa blindada secretaria.

Temos mil perguntas a fazer ao candidato a defensor público, ou seja, brioso defensor da institucionalidade pública.

Aos sites, blogs e parte da imprensa muito cuidado nessa hora, os defensores contratados da prefeitura estão de olhos abertos e armados até os dentes na hora de defender o seu lado, mas com justificativas que não convencem a ninguém.

Esta é a situação de uma cidade onde está acontecendo coisas do arco da velha, como dizia meu avô, que por sinal foi funcionário público municipal.