Após a exposição de tantas delícias francesas, vamos tentar degustar duas delas?

CLIQUE PARA AMPLIAR

Obs.: Pode-se “carimbar” uma face do filé untado na pimenta do reino triturada na faca, no triturador ou amassadas com o fundo de uma frigideira e grelhá-lo!

Molho de carne: Para produzir um bom molho é só fazer o filé numa frigideira, reservá-lo num papel alumínio ou no forno e deglacear a superfície da frigideira com um pouco de vinho tinto deixar reduzir 2/3 do líquido, depois adicionar um pouco de caldo de carne e deixar reduzir um pouco, para finalizar adicionar uma mistura de uma colher rasa de amido de milho (maizena) com o dobro de água aos poucos (proporção 1:2 de amido e água) para engrossar!

CLIQUE PARA AMPLIAR

* Em “pomade”, em consistência de pomada, manteiga em temperatura ambiente, cremosa.

HARMONIZAÇÃO
A dica é harmonizar o Steak au Poivre com um vinho muito potente, firme, encorpado, como o da uva nobre Cabernet Sauvignon! Poderemos também arriscar num Zinfandel californiano ou um Syrah.

#Fica a dica! 😉

Na próxima semana entraremos no mundo maravilhoso dos vinhos! Vamos aprender um pouco mais sobre esta bebida tão antiga quanto as civilizações?

Fonte da matéria: Módulo de Cozinha de Carnes e Cozinha de Vegetais da Universidade Anhembi Morumbi.

Até lá! Au revoir!

Aline Fidelman
34 anos, Ilhéus-Ba.

Gastrônoma diplomada pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo
Especializada em docência pela Leiths School of Food & Wine – Londres
Perfil Profissional: 3 anos de experiência de em Buffet e Catering e 6 meses como assistente de chef de cozinha, área de Garde Manger, na empresa KUDOS Hospitality, Londres.

Contato: fidelman.a@gmail.com