WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


junho 2011
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








ROLHAS E GARRAFAS…


Clique para AMPLIAR.

A escassez e o alto custo da cortiça estão por trás da busca por técnicas mais baratas e eficientes. Conheça, a seguir, os materiais usados pelo mercado, e compare vantagens e desvantagens.

1- ROLHA DE CORTIÇA: É produzida com a casca do sobreiro, árvore comum em países como Portugal e Espanha. A primeira colheita é feita quando o sobreiro tem 25 anos – depois, a cada nove anos. A produção é artesanal, cara e cada vez mais escassa.

VANTAGENS: Elástica, se molda perfeitamente ao gargalo, impedindo o contato da bebida com o oxigênio; não tem sabor nem cheiro.

DESVANTAGENS: É vulnerável à contaminação por uma substância química volátil, o TCA (tricloroanisol), que provoca odor de mofo e atinge 5% da produção mundial – o chamado vinho bouchonné (buchônê). Exige que as garrafas sejam armazenadas deitadas, para que a rolha não resseque e permita a entrada de ar (oxigênio).

Clique para AMPLIAR.

2- ROLHA SINTÉTICA: Foi a primeira alternativa à cortiça, surgida nos anos 1990. Até hoje é usada, sobretudo em vinhos mais jovens.

VANTAGENS: É barata, imune à contaminação pelo TCA, e elimina a necessidade de manter a garrafa deitada.

DESVANTAGENS: Não é tão flexível e permite uma entrada mínima de ar na garrafa. Vetada, portanto, para vinhos de guarda (que necessitam envelhecimento em garrafa).

3- SCREWCAP: Trata-se da tampa metálica de rosca, largamente usada pelos produtores do Novo Mundo, onde o material já responde por 70% da produção. Na opinião do crítico britânico Jamie Goode, é a mais importante descoberta do mundo dos vinhos nos últimos dez anos.

VANTAGENS: 100% neutra, livre de cheiro e sabor, imune à contaminação e permite vedar a garrafa depois de aberta.

DESVANTAGENS: O custo dos equipamentos ainda é alto. E enfrenta resistência do consumidor, por representar o fim do ritual de abrir o vinho com saca-rolha.

Clique para AMPLIAR.

4- ROLHA DE VIDRO: Em formato cilíndrico, se ajusta à garrafa com uma veda de silicone praticamente invisível.

VANTAGENS: É neutra, imune à contaminação e permite vedar garrafas já abertas.

DESVANTAGENS: O método é embrionário, ainda é cedo para analisar sua eficiência a médio prazo.

Clique para AMPLIAR.

GARRAFAS

Com as inovações tecnológicas, atualmente os vinhos são encontrados em diversos tipos de formatos e tamanhos de garrafas. Na maior parte do mundo, não há regras que impeçam a utilização de diferentes formatos de garrafas. No entanto, em alguns países, os produtores seguem normalizações governamentais ou locais e restringem-se ao uso de garrafas que representam essas regiões.
A primeira coisa a ser identificada em uma garrafa, são suas partes: O gargalo, pescoço, ombro, bojo e base. Ela pode conter ainda a etiqueta de pescoço, selo de garantia, selo de premiações, etiqueta traseira e rótulo secundário, além do rótulo principal.

Quanto ao formato, existem as garrafas clássicas, originadas em regiões da França, Itália e Espanha. Há garrafas típicas de certos vinhos de sobremesa, como vinho do Porto, Madeira ou Jerez. Há as garrafas com formatos contemporâneos, desenhadas para atrair o consumo do vinho e há ainda garrafas pequenas, de consumo individual.

 

GARRAFAS CLÁSSICAS:

Clique para AMPLIAR.

Garrafas tipo Bordeaux (01), possuem corpo reto, com ombros definidos. Podem ser verdes ou transparentes no caso de vinhos brancos.

Garrafas tipo Borgonha (02). Possuem ombros mais suaves e atenuados, com bojo mais largo.  Vinhos do Loire (França) são envazados nesta garrafa.

Garrafas Alsácia (03) é típica da região Alsácia na França. Não possui ombros e são bem compridas. Os vinhos alemães seguem este formato também, podendo ser apresentados nas cores verde, preto, caramelo e azul.

Garrafas do tipo Champagne (04) são típicas de Epernay e Reims na França, mas são utilizadas para acondicionar praticamente todos os tipos de espumantes produzidos ao redor do mundo.

Clique para AMPLIAR.

Garrafas Francônia (05) são típicas de Franken na Alemanha. Daí a origem do nome Francônia. Além de vinhos alemães, essas garrafas são utilizadas também em diversos vinhos portugueses, incluindo vinhos verdes produzidos na região do Minho.

Vinhos Madeira ou Jerez da Espanha, tipicamente possuem formatos de garrafas conforme a garrafa (06) (ver figura).

Muitas regiões na Espanha utilizam garrafas parecidas com as Bordeaux, porém mais longas e com leve inclinação no bojo (07).

Os vinhos do Porto, produzidos em Portugal, possuem formatos parecidos com as garrafas de vinhos Jerez e Madeira, sendo que são um pouco menores e seus formatos variam um pouco de produtor para produtor (08 e 09).

GARRAFAS CONTEMPORÂNEAS:

Clique para AMPLIAR.

Muitos formatos são inventados por produtores para promover seus produtos. A garrafa, no entanto, definitivamente não indica a qualidade de um vinho. Há garrafas típicas de vinhos populares na França (13) ou garrafas com desenhos, como o vinho Italiano chamado PesceVino, que possui a garrafa com formato de peixe (14).

GARRAFAS PARA VINHOS DE SOBREMESA:

Clique para AMPLIAR.

Muitos vinhos de sobremesa são envazados em garrafas com 375 ml (15) e 500 ml (16). Geralmente são vinhos de colheita tardia, ou feitos a partir de uvas botritizadas. Alguns vinhos do Porto, Jerez, Tokaji e Marsala também podem vir em garrafas como estas. Muitas vezes os vinhos de sobremesa são apresentados em garrafas menores, porque são geralmente vinhos mais alcoólicos, que devem ser ingeridos em menor quantidade. Como estes vinhos são elaborados com uvas especiais e apenas em algumas safras, outro fator que contribui para a redução do conteúdo, é o preço.

TAMANHOS ESPECIAIS:

Clique para AMPLIAR

Hoje em dia, é comum encontrarmos garrafas com menor capacidade, para serem consumidas por uma ou no máximo duas pessoas. A vantagem é que não há desperdício de vinho, que oxida rapidamente após sua abertura. Garrafas com capacidade de 375 ml são chamadas de meia garrafa (17 e 18). Garrafas com 187,5 ml são chamadas de quarto de garrafa (19).

Certamente, os formatos das garrafas contribuem para a beleza e apresentação do vinho, em conjunto com seus rótulos, rolhas, etiquetas e cápsulas, mas devemos tomar muito cuidado para que não sejamos induzidos a beber um vinho de baixa qualidade só porque foi envazado em uma garrafa bonita.

Lembre-se: Não beba rótulo. Beba vinho!

# Fica a dica! 😉

 

Até lá! Au revoir!–

Fontes:

http://www.expandblog.com.br/conheca-os-tipos-de-rolha-disponiveis-no-mercado

http://www.segredosdovinho.com.br/artigos/garrafas/garrafas.html

Pinto, Daniel. Manual didático do vinho: iniciação à enologia

. 2. Ed. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2009.

Aline Fidelman

34 anos, Ilhéus-Ba.

Gastrônoma diplomada pela Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo

Especializada em docência pela Leiths School of Food & Wine – Londres

Perfil Profissional: 3 anos de experiência de em Buffet e Catering e 6 meses como assistente de chef de cozinha, área de Garde Manger, na empresa KUDOS Hospitality, Londres.

Contato: fidelman.a@gmail.com

6 respostas para “ROLHAS E GARRAFAS…”

  • Maria Tereza says:

    gostaria muito de poder encontrar rolha para lacrar meus litros de vinhos , para que nao pedese a qualidade do mesmo .
    desejo saber qual a forma de comercializaçao deste produto , conto com sua ajuda , desde já obrigada

  • sanchez di espanha says:

    boa noite ,sou sanchez necessito de alguma empresa que venda garrafas para vinho se puder me ajudar seri grato

  • neia says:

    gostaria de comprar garrafas e rolhas de 185 ml. Como faço para comprar.

  • Mari says:

    Bom dia
    Gostaria de saber se voçês vendem garrafas e tampas para as mesmas?tenho enteresce em tampas com rosca ,não rolha,
    tambem gostaria do endereço e telef para contato
    obrigada

  • Alexandre says:

    Cara Aline Fildeman

    Gostaria também de poder encontrar Garrafas e rolhas para lacrar meus litros de vinhos Artesanais que fabrico em casa para comercializar. Você conhece alguma empresa que comercializa essas garrafas e a rolha?

    Ficarei agradecido se me ajudar.

  • marli romão says:

    Por favor, preciso comprar a garrafa de vinho italiano Pescevino. Quebrei a garrafa em formato de peixe da minha mãe e tenho que repor antes que ela volte de viagem. No caso antes do mês de fevereiro de 2016.
    É urgente!
    Obrigada.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia