Mina de Talentos venceu o prêmio na categoria Responsabilidade Social e poderá concorrer à etapa nacional da ABRH

Ana Claudia Athayde_Miguel Argolo_Patricia Argolo

O programa de qualificação profissional Mina de Talentos, iniciativa da Bahia Mineração (Bamin) em parceria com o SENAI, recebeu nesta quinta-feira (10) o “Prêmio Ser Humano – Luiz Tarquínio”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), por ter sido considerado a melhor iniciativa em gestão de pessoas, na Bahia, na categoria Responsabilidade Social. Agora, o programa poderá concorrer ao “Prêmio Ser Humano – Oswaldo Chechia”, realizado pela ABRH Nacional.

O coordenador de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Bamin, Miguel Argolo, recebeu o prêmio das mãos de Patrícia Argôlo, vice-presidente da ABRH-BA. Para ele, foi um importante reconhecimento para a Bamin, pois a empresa tem se dedicado à qualificação de mão de obra local por meio do Mina de Talentos. “Nosso programa tem o objetivo de contribuir para mudar a realidade social das regiões de Caetité e Ilhéus, ao fazer com que essas pessoas se integrem ao mercado de trabalho. Isso com um investimento de 16,7 milhões de reais até 2014”, disse.

O Mina de Talentos é considerado o maior programa de qualificação profissional realizado, neste início de década, pela iniciativa privada na Bahia. A meta é qualificar, em três anos, mais de 6,5 mil moradores das regiões de Caetité e Ilhéus para as etapas de construção e operação do projeto Pedra de Ferro, da Bamin. Ainda na fase de licenciamento ambiental do Pedra de Ferro, mais de 10% desta meta já foi alcançada e outros 120 trabalhadores estão atualmente em sala de aula.

Realizado há quatro anos, o “Prêmio Ser Humano – Luiz Tarquínio” visa reconhecer e certificar projetos e boas práticas nas áreas da gestão de pessoas, recursos humanos, desenvolvimento sustentável e responsabilidade social empreendidos por organizações públicas, privadas e da sociedade civil sediadas na Bahia.

“Reconhecemos aqui o trabalho de pessoas que estão mudando a história de suas empresas por meio de ideias inovadoras e, principalmente, por estarem cuidando das pessoas que fazem estas empresas, o que é nosso maior propósito”, afirmou Ana Cláudia Athayde, presidente da ABRH-BA.

Sobre o Mina de Talentos

Os cursos oferecidos pelo Mina de Talentos, voltados somente para a fase de construção do projeto da Bamin, contemplam 5,5 mil vagas para moradores das regiões de Ilhéus e Caetité, e são divididos nas áreas de movimentação de terra e carga; obra civil, montagem elétrica e mecânica e técnicas administrativas.

Para a fase de operação serão cerca de mil vagas para cursos voltados à operação e manutenção da mina e da usina de beneficiamento de minério, em Caetité; do terminal de uso privativo (TUP) a ser construído no Porto Sul, em Ilhéus, e a operação e manutenção ferroviária.

Entre os dias 15 e 24 de março, a Bahia Mineração recebeu mais de 10 mil inscrições para os processos de seleção do Mina de Talentos, em postos abertos nas cidades de Caetité, Guanambi e Ilhéus.

Na primeira etapa do programa, 654 moradores das cidades de Caetité, Guanambi e Ilhéus concluíram os cursos de técnicas administrativas, auxiliar civil, carpintaria, marcenaria industrial, operador de escavadeira, operador de motoniveladora e operador de trator.

Para a segunda etapa, já em andamento, estão previstas 134 vagas em Caetité e 152 vagas em Guanambi para os cursos de técnicas administrativas, auxiliar civil, pedreiro, motorista de caminhão e operador de pá carregadeira. Em Pindaí são 120 vagas para os cursos de auxiliar civil e motorista de caminhão.

Em Ilhéus, também foram criadas 240 vagas voltadas especialmente para moradores da região de Aritaguá, no norte de Ilhéus – onde será construído o terminal de uso privativo da Bamin – para os cursos de carpintaria e auxiliar civil.

Mais sobre o Mina de Talentos: www.bamin.com.br/minadetalentos