A movimentação nos portos da Bahia caiu 2,7% no ano passado, puxada pelo mau desempenho do Porto de Aratu. Enquanto os portos de Salvador e de Ilhéus ampliaram a movimentação de cargas em 3,8% e 23%, respectivamente, Aratu, principal responsável pelo escoamento e chegada de produtos à Bahia, movimentou 408 mil toneladas a menos que em 2010, o que representou redução de 7,8%.

Apesar de reconhecer a necessidade de modernizar a estrutura portuária do Estado, com destaque para o Porto de Aratu, a Companhia das Docas da Bahia (Codeba) considera o mau resultado no ano passado  fruto de circunstâncias. O texto de apresentação dos resultados operacionais em 2011 culpa o apagão de energia na região Nordeste pela queda operacional, apesar de a versão estar longe de ser aceita como unanimidade.

“Aratu, que representa mais da metade da operação portuária baiana, é um porto-indústria cujo desempenho está ligado ao Polo (de Camaçari), e todos nós sabemos que houve aquele problema sério com a produção de nafta”, defende o diretor-presidente da Codeba, José Rebouças.

Resultados –  Dados da Codeba  apontam que os portos públicos, junto com os terminais de uso privativo, foram responsáveis por 80% de toda a corrente de comércio verificada na Bahia no ano passado. As cargas processadas alcançaram um volume de R$ 15,1 bilhões. Incluindo nas contas a movimentação de terminais privativos de empresas instalados na Baía de Todos-os-Santos nas estatísticas, a Codeba destaca a importância dos portos baianos na operação portuária brasileira.

Por esta lógica, com 32 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, a movimentação na Baía de Todos-os-Santos ficaria atrás apenas dos estados de São Paulo e  Rio de Janeiro. Mas os números dos três portos públicos administrados pela companhia nos últimos anos mostram que houve queda nas movimentações de carga. Na comparação com o volume movimentado há cinco anos, somente Salvador apresentou crescimento. Aratu e Ilhéus apresentaram quedas de 23% e 67% (ver infográfico).

A expectativa da Codeba é investir R$ 2 bilhões nos portos do Estado nos próximos anos, com recursos públicos e privados. Entre os investimentos apontados como necessários, constam a conclusão da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, a construção de um segundo terminal para contêineres no Porto de Salvador, modernização de terminais e construção de novos berços em Aratu, além da dragagem e de modernizações no Porto de Ilhéus.

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