Em recente viagem a Aracajú (SE), no período de 12 a 21 de outubro, fiquei impressionado com a segurança e vida salutar que leva os seus habitantes, e proporciona aos seus visitantes uma beleza de inigualável valor turístico. Observei que sua população e seus visitadores não param, e estão ligados nas grandes atrações que a beleza ocasiona para que todos se sintam bem e estampem seus sorrisos de forma espontânea e trivial.

Sua capital, charmosa e encantadora, traduzindo numa sedução, deixando todos os seus visitantes maravilhados com tantas belezas! Sem falar na famosa Orla de Atalaia, que é um atrativo extraordinário à parte. Tem a Passarela do Caranguejo tão bem frequentada por sergipanos e turistas, que não resistem ao petisco mais famoso da cidade. Nessa Orla tem uma Delegacia Regional de Proteção aos Turistas e uma Central de Proteção com atendimento diário, orientam e prestam informações para todas as pessoas que estão visitando a Terra Sergipana.

Polícia nas praias, nas orlas, nas ruas, dando a confiança desejada às pessoas de ir e vir sem serem molestadas com as duras abordagens de malandros, coibindo assim aos amigos da prática de assaltos, suas ações criminosas, que até provocam episódios de lamentáveis crimes, quando turistas agitados reagem em defesa dos seus direitos, visando evitar que seus pertences sejam subtraídos de forma tão vil e indecente.

Aracajú é muito conhecida por ser a Capital Brasileira da Qualidade de Vida. Quem a visita pode ser agraciado com refrescante mergulho nas águas mornas do Atlântico e se deliciar bebendo uma água de coco, adquirindo energia para sair por aí e descobrir tantas maravilhas da cidade. Caminhando pela orla de Atalaia, em Aracajú (SE), com uma extensão de muitos quilômetros, encontrei seguidamente, inúmeras praças destinadas para adultos e crianças, com todas as modalidades de laser e esporte, dando assim uma qualidade de segurança, vida e saúde que demonstra que seus administradores estão ligados e atentos com muito desvelo com a sua população.

São anunciadas diariamente novas mudanças almejando trazer mais ações no fluxo de desenvolvimento e que as pessoas de outras regiões do Brasil se aproximem sempre de Aracajú (SE), tornando sempre mais fácil a sua chegada e para tanto existem uma enorme rede de hotéis, pousadas, áreas de acampamentos, diversos meios de transportes, notadamente empresas turísticas com veículos ônibus circulares, táxis e vans, e fundamentalmente, muita gente boa pelas artérias publicas mostrando aos seus visitantes os locais de visitas, e até lugares seguros, principalmente, para os visitantes idosos e suas famílias.

Aracajú (SE) tem muitas cidades históricas, o seu Estado conta com o 5º maior cânion navegável do mundo, no município de Canindé do São Francisco, na Hidrelétrica de Xingó. Maravilhoso navegar numa embarcação, escuna ou lancha até Mangue Seco, no leve balanço provocado pelas ondas do mar e do rio, passear pelo lindo e excelente litoral são lembranças que marca muito a nossa vida! É sensacional, a existência de infinidades de praias e locais bonitos! E, imagino porque com tantas belezas que o nosso País possui, muitos brasileiros deixam de conhecer as belezas do Brasil.

Está processo de aceleração a construção de uma ponte que está com aproximadamente 80% de concluída, que dará acesso de Salvador (Bahia) para o Estado de Aracajú (SE), evidenciando duas economias na viagem: – 65 km a menos na distância, com novas pavimentações e pistas asfaltadas, entre as duas Capitais, e – acesso direto de Salvador até o povoado de Mangue Seco. Contudo, achamos que no momento, poderá ser necessário o deslocamento por meio de embarcações, devido às estradas que dão acesso ao povoado de Mangue Seco ter muitas dunas formadas por uma grande extensão de areias, e somente bugres ou outros veículos de alta tração chegarão com facilidade até às praias e barracas destinadas a atenderem ao turismo. Um passeio de bugre pelas dunas de Mangue Seco é muito legal e cria boas emoções.

Nesse nosso resumo, perguntamos aos atuais administradores de Ilhéus, por que não fizeram de Ilhéus uma cidade nessas modalidades? E os que estão para a assumirem os destinos dessa Terra, se ficaria oneroso esse investimento que verificamos na Capital de Aracajú (SE), se a sua implantação fosse criada em nossa cidade, com características turísticas por natureza, e pouco existe na implantação dessa modalidade de qualidade de vida? Será que sabem quantas praias fantásticas têm o nosso litoral? Quantos locais bonitos e atrativos para mostrar aos nossos turistas?

Os nossos visitantes anônimos, chegam à nossa tão encantadora cidade e voltam decepcionados com tantos desencontros e faltando até os importantes mios de comunicações. Não é criada nenhuma maneira de amostragens dos nossos potenciais que causem satisfação na visita desses nossos novos amigos que nos visitam! Assim, a cidade de Gabriela, tão decantada em prosas e versos, some no cenário nacional e internacional, diante dos projetos inexistentes e que não criados por falta de ações políticas e suas mais significantes necessidades de existir no campo do turismo desaparecem deixando nossa região caótica!

Necessitamos urgentemente socorrer a cidade de Ilhéus no tocante ao seu desenvolvimento turístico. Reativar e buscar novamente nas noites com segurança e bom policiamento atuante com responsabilidade de comprometimento e disponibilidade, o laser de forma geral.  Oferecer aos ilheenses condições para que a ajude e não deixe essa chama se apagar, pois sabemos que o calor dessa Terra é contagiante. E não paramos por aí, o nosso litoral reclama melhor conservação em toda sua extensão ambiental. Desapareceram também tantos locais para as pessoas ouvir uma boa música ao ar livre como assistimos em outras cidades e capitais do nosso País. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – (73) 8844-9147 – Ilhéus-Bahia