Uma antologia poética do baiano (de Itabuna) Cyro de Mattos, De tes instants dans le poème ,  acaba de ser  publicada  pelas Editions du Cygne, em Paris, na Coleção Poesia do Mundo, com a tradução do poeta  Pedro Vianna para o francês. O desenho da capa é do baiano (de Ibicaraí) Ângelo Roberto.  A antologia De tes instants dans  le poème (De teus instantes no poema) apresenta poemas selecionados dos livros publicados Cancioneiro do CacauVinte Poemas do Rio, Vinte e Um Poemas de Amor, Canto a Nossa Senhora das Matas, Os Enganos Cativantes e dos inéditos Rumores de Relva e Mar, Agudo Mundo e Devoto do Campo. A apresentação do livro é de Margarida Fahel, professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, com especialização em literatura.

Poeta consagrado, da geração 60,  Cyro de Mattos bebe na tradição da poesia universal, existencial e humana sem perder de vista os muros da  aldeia. Purezas da infância, solidões na colheita do nada,  verdes visões na rota da felicidade, mundo cego do homem contra o homem, o erótico e o afetivo no encontro perfeito do amor, vozes do campo, ora fraternas, ora gemidos,  rumores de relva e de mar, idênticos  de ternuras e dores na paisagem do tempo, tudo isso se encontra  nesta antologia – De  teus instantes no poema,, uma amostragem feliz de versos  que inauguram novos sentidos na leitura da vida.

         Com mais de 40 livros publicados, premiado no Brasil e exterior, Cyro de Mattos também tem livros editados em Portugal (2), Alemanha (1) e Itália  (2). Seus poemas e contos participam de antologias publicadas em Portugal, Alemanha, Itália, Dinamarca, Rússia e Estados  Unidos. Para adquirir  o livro De tes instants dans le poème (De teus instantes no poema  clique:  http://www.editionsducygne.com/editions-du-cygne-de-tes-instants-poeme.html