Começa em Ilhéus o sorteio das unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”
Estado e Prefeitura garantem empenho para construção do novo hospital em Ilhéus
Estudantes participam da I Feira Cultural do Projovem Urbano de Ilhéus

***

Começa em Ilhéus o sorteio das unidades habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida”

A Prefeitura de Ilhéus e a Caixa Econômica Federal iniciaram na manhã desta terça-feira (27), no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na avenida Canavieiras, o sorteio das unidades do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. Durante o sorteio desta terça-feira, 474 pessoas foram beneficiadas com unidades do Residencial Moradas do Porto e Residencial Moradas das Águas, empreendimentos construídos no Banco da Vitória, bairro localizado na Zona Oeste de Ilhéus. Técnicos da Caixa lembram que até a próxima quinta-feira (29), 1.300 imóveis serão sorteados. A lista com a relação dos beneficiados de cada dia já está afixada no próprio Ginásio de Esportes e também na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast), na avenida Itabuna.

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visitou o Ginásio de Esportes, conversou com beneficiados do programa e destacou a importância do Minha Casa, Minha Vida para pessoas que antes não tinham onde morar, mas que, a partir de agora, vão dispor de moradias mais dignas e, consequentemente, de uma melhor qualidade de vida. De acordo com o cronograma estabelecido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social, e pela Caixa Econômica, nesta quarta-feira (28), serão sorteadas 330 unidades do Residencial Morada das Águas. Já na quinta-feira (29), concluindo a etapa de sorteios, 496 unidades do Residencial Moradas das Brisas.
Os primeiros 24 imóveis sorteados beneficiaram Portadores de Necessidades Especiais (PNE), que receberão imóveis totalmente adaptados. “É uma grande emoção realizar o sonho da casa própria. Isso sem falar no fato de receber um imóvel inteiramente adaptado para as necessidades especiais de minha filha”, disse Wilma Souza Bittencourt. Depois de anos pagando aluguel, a funcionária pública Adriana Jesus Santos afirmou que viveu nesta última terça-feira um dos dias mais felizes de sua vida: “agora, tenho o que todo mundo deveria ter. Um emprego e uma casa digna”.
Para o sorteio, o prefeito Newton Lima, a Sast e a Caixa Econômica Federal estão convocando todos os beneficiados com as unidades para comparecerem ao Ginásio de Esportes, munidos de documentos de identificação com foto. O não comparecimento para o sorteio nestas datas implicará na automática exclusão do programa Minha Casa, Minha Vida. A data da entrega das chaves das casas aos beneficiados e a assinatura dos contratos de posse também já está definida. Será nos dias 19 e 20 de dezembro.
Infraestrutura – As 1.300 unidades do “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, com 496 unidades habitacionais; o Morada das Águas I e II, com 488, e o Morada do Porto, com 292 unidades. Na parte externa estão sendo construídos uma creche, Posto de Saúde da Família (PSF), módulo policial, quatro parques infantis, duas quadras poliesportivas, quiosques e uma ciclovia que terá 1,2 quilômetro. Tudo isso sem contar que 24 imóveis estão sendo totalmente adaptados para atender pessoas com deficiência.
As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. No ato da entrega, o responsável por cada uma das unidades receberá ainda um kit de metais, composto por torneiras, maçanetas, entre outros itens. Além da infraestrutura completa, os novos moradores terão acesso a diversos serviços, como saúde e transporte e muitos espaços de lazer, como campo de futebol, praças e parque infantil, entre outros equipamentos.

Estado e Prefeitura garantem empenho para construção do novo hospital em Ilhéus

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla, reafirmou na última sexta-feira (23), durante solenidade de enceramento do curso de especialização em gestão hospitalar, no auditório da Justiça Federal, que um novo hospital regional será construído em Ilhéus. Trata-se do Hospital Regional da Costa do Cacau, que será implantado numa área de 102.071 metros quadrados situada no bairro do Banco da Vitória, no espaço onde funciona hoje o porto seco da Petrobrás. Jorge Solla também destacou o empenho da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais da Administração e da Saúde, no sentido de viabilizar o entendimento junto a Petrobrás visando a concessão do uso da área para que as obras do novo hospital sejam iniciadas.
Para o secretário Jorge Solla, o Hospital Regional da Costa do Cacau surge como uma estratégia de reestruturação da rede de urgência no estado da Bahia. O prefeito Newton Lima também avalia a construção do novo hospital regional como um grande avanço para a melhoria da qualidade do atendimento de saúde na região. Vale ressaltar que mesmo com a construção da nova unidade, o Hospital Geral Luiz Vianna Filho continuará atendendo normalmente, com serviços de urgência e emergência. Atualmente Ilhéus possui pactuação para o atendimento hospitalar dos habitantes de 29 municípios regionais, além da sua própria população, daí a necessidade de se construir um novo hospital regional.
O secretário municipal da Saúde, Ronaldo Lavigne, informou que o Hospital Regional da Costa do Cacau ficará situado em uma área estratégica para garantir e facilitar o atendimento de pacientes dos mais diversos municípios da região. Tudo isso sem contar com a proximidade com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o que vai facilitar ara que os estudantes possam fazer residências e estágios nesse novo hospital, melhorando ainda mais o atendimento para a população e ampliando os conhecimentos dos universitários.
Para garantir a liberação da área do novo hospital, a Prefeitura de Ilhéus já manteve contatos com a direção da Petrobrás informando sobre o interesse e a necessidade da ocupação do terreno. O prefeito Newton Lima adiantou que a Procuradoria Geral do Município já está elaborando a minuta do distrato da concessão de uso da área. Newton Lima acredita que a Petrobrás concordará com a devolução da área, tendo em vista a importância do projeto e o alcance social do novo Hospital Regional da Costa do Cacau. O contrato de concessão do direito real de uso do imóvel será pelo prazo de 20 anos, renovável por igual período.

Estudantes participam da I Feira Cultural do Projovem Urbano de Ilhéus

A Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 23 e 24 de novembro, no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro), a I Feira Cultural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano), com o tema “Bahia dos meus encantos”, que teve como objetivo finalizar a 1ª Unidade Formativa do Programa. Durante a Feira os visitantes puderam presenciar um show de arte, cultura e muita criatividade, que retratou um pouco da história, arquitetura e literatura do Sul da Bahia.
A feira contou com painéis, cenários vivos, representações teatrais, palestras, capoeira, entre outros temas que abordaram a cidade através da literatura, culinária, vestuário, dança, pontos turísticos e arquitetura. A turma I, orientada pela professora Roselane, apresentou a cultura da região de maneira bem criativa através da literatura de Jorge Amado e Cyro de Matos. Já a turma II, orientada pela professora Cristiane, exibiu a influência culinária e ervas medicinais. Em cada estande, cada apresentação e encenação notava-se uma riqueza de detalhes e pesquisa.
A secretária Municipal de Educação, Lidiney Campos, disse ter ficado satisfeita e emocionada ao ver o resultado dos trabalhos apresentados pelos alunos e parabenizou toda a equipe do Projovem Urbano pelo empenho. Ela ressaltou que tudo que os alunos precisam é uma oportunidade para expressarem o seu talento e de profissionais comprometidos com o seu trabalho para produzem belos frutos. Os alunos também ficaram satisfeitos com a proposta, numa oportunidade que tiveram de conhecer ainda mais sobre a cultura da sua região e já estão programando a realização da II Feira Cultural do Projovem Urbano de Ilhéus.
Iniciado em maio desse ano, o ProJovem Urbano tem em Ilhéus a supervisão da Secretaria de Educação, que desenvolve ações com a perspectiva de promover a reinserção dos jovens no processo de escolarização e identificar oportunidades potenciais de trabalho, além de capacitar jovens para o mercado de trabalho e ampliar o acesso à cultura. Inicialmente o projeto contempla no município cerca de 200 jovens de ambos os sexos, de 18 a 29 anos. As aulas são ministradas à noite, no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. O curso terá duração de 22 meses.