Os Lavigne

Os Lavigne

A família Lavigne, uma das mais antigas e tradicionais de Ilhéus, está radicada em nosso meio há aproximadamente duzentos anos. Toda ela descende do francês Louis Gaston Lavigne que veio para o Brasil em 1816 com seu pai, François Gaston Lavigne, um dos componentes da Embaixada Artística de Taunay.

Louis casou-se com a alemã Maria Bonin, pertencente a uma das famílias de emigrantes fixadas na Colônia de São Jorge da Cachoeira de Itabuna. Dedicou-se à agricultura e instalou sua fazenda às margens do rio Itaipe, onde desbravou a mata e estabeleceu plantações de algodão, café, cereais, cana de açúcar e cacau, além de uma serraria movida à água, para o aproveitamento da madeira da região.

Instruído e trabalhador, sempre se opôs à idéia da monocultura. Possuía horta, pomar e jardim na fazenda. Criava animais das mais diversas espécies e mantinha a família e os empregados quase exclusivamente com os produtos da propriedade. Comprava apenas sal, roupas e remédios. Plantou quatorze mil cacaueiros balizados, no ribeirão da Timbuíba, que ainda hoje produzem.

Austero, honrado, toda a sua vida foi um exemplo de trabalho e dignidade. Deixou oito filhos: José, que se casou com Catarina Schaun; Luis, que se casou com Leonina Augusta Sá; Joaquim Roberto; Pedro; François, casado com Olímpia Faria; Josefina, casada com Domingos José de Lemos; Luiza e Virgínia, casada com Félix Mariano Cardoso e Silva.

A segunda geração dos descendentes de Louis Gaston Lavigne forma uma árvore frondosa, com raízes firmemente plantadas nas terras de São Jorge dos Ilhéus.

Dentre eles destacam-se, pela sua participação na vida política e administrativa do município, Eusínio Gaston Lavigne, que foi um dos grandes prefeitos que a cidade teve e Arthur Lavigne, que foi Vice Intendente de Ilhéus em 1908, eleito por João Mangabeira, seu correligionário, governou o município até 1912, pois João Mangabeira foi eleito Deputado Federal. Reelegeu-se para o período de 1912/1916, mas só ficou até 1914 quando foi substituído pelo Coronel Pessoa. Foi também suplente de Deputado Federal, chegando a exercer o cargo.