WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia secom bahia sufotur secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia


fevereiro 2013
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728  








ILHÉUS SOBRE TRILHOS

“ROTA DO DESENVOVIMENTO ONDE SE MISTURAM INTERESSES E AMBIÇÕES”

Ilhéus_Trilhos_Rezende

Ilhéus_Trilhos_Rezende

As informações chegam até nós, numa velocidade e sem que precisemos vasculhar por elas.

Numa dessas andanças, pela cidade e mais precisamente na calçada do antigo Hospital e Maternidade Santa Isabel, quatro cidadãos, de biótipos atípicos aos da nossa região, gesticulavam e debruçados na porta malas do veículo, abriram uma “Planta Baixa”, que me chamou atenção.

Com sutileza, cheguei me identifiquei, e logo obtive a resposta, que todo ilheense gostaria de ouvir. Confirmaram-me a restauração do prédio com a mesma finalidade, ou seja, teremos de volta a nossa unidade de saúde, fechada há muito tempo.

Mais adiante, na Praça Cairú, outro cidadão, sem se preocupar com os demais transeuntes, falava ao celular, e o teor foi mais ou menos este: … “Pode vir, temos muitas áreas, que ainda podemos comprar por preços baixos”… “Zona norte, todo o trecho por onde passará a ferrovia, até o mar”… “Sim, trecho da zona rural do Rio do Braço, Castelo Novo”… “Sim na rota intermodal”… “Não, sobre minério no local não sei informar”…

Uns dois dias depois, conversando com um amigo corretor de imóveis, sobre o assunto, ele foi mais além e disse-me: São investidores chineses, portugueses e italianos na sua maioria, mas tem também empresários do sul e sudeste do Brasil, que sobrevoam a toda hora estas regiões, e quase sempre acompanhados de pessoas da região.

Disse-me também, que nas mediações de Serra Grande, Ponta da Tulha, Aritaguá, estão oferecendo em média, R$ 60.000,00, onde só tem mato, mas mesmo assim, valeriam muito mais. Os que já sabem da expansão que Ilhéus terá com a chegada da ferrovia, porto e aeroporto, ZPE, duplicação da BR-415, e a nova ponte, mesmo com todo atraso para sua entrega definitiva, não estão se desfazendo de seus bens, mas a maioria já está vendendo por acharem bom negócio.

Ainda bem, que pensamentos por uma Ilhéus na rota do desenvolvimento, tanto por pessoas públicas e ou particulares merecem aplausos. É notório e democrático, que haverá sempre os radicais, que só veem o lado negativo, por convicções ou interesses.

O Progresso é assim mesmo, a população cresce e com ela uma cadeia de diversas necessidades, e se ficarmos parado só esperando, que não podemos tocar na floresta, restinga, capoeiras, etc., ficarão impossíveis dar conta de tudo.

A natureza precisa de nosso cuidado e atenção, mas não podemos muitas vezes fazer tempestade em copo d’água. Pode-se muito bem conciliar as duas coisas, senão vamos ficar sentados à beira do caminho esperando que tudo cai do céu, ou vivendo de pegar borboletas e vendendo, nossa fauna e flora, justamente para aqueles que tanto condenam isto.

Alguns participantes de determinadas ONG(s) pelo o país afora, não tão nem aí se o atraso se instalar aqui. Recebem bons salários e outras mordomias e fecha os olhos, para outras coisas mais importantes e carentes deste Brasil. Os países desenvolvidos agradecem, pois nos querem sempre como colônia deles. O lema destes países é: “Podemos tudo os em desenvolvimentos não”. O progresso é coisa para poucos, portanto, aplausos para aqueles que não se deixam abater e empurra Ilhéus sobre os trilhos.

Ilhéus já está no caminho sem volta para o desenvolvimento e isto é bom. Não foi a toa, que para aqui vieram: O Atacadão, Makro, GBarbosa, Lojas Americanas, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Lojas Maia/Magazine Luiza, etc., e outras que já pediram suas licenças para tal. Por último foi inaugurado esta semana a D & D Home Center, e quem for por lá, vai ver quanto nosso comércio está atrasado, em todos os sentidos. Verá o conceito de atendimento, espaço, organização e uma diversificação de quase tudo no ramo de material de construção num só lugar.

Nossos comerciantes mais cautelosos ou que ainda não caíram na real, vão amargar o sabor de serem engolidos ou envolvidos por empresários de outras regiões do país, que transformarão Ilhéus e a região de vez, quem viver verá.

Estão aí a todo vapor as construtoras como CICON e outras, expandindo prédios por toda Ilhéus e Itabuna, além de conjuntos populares “Minha Casa, Minha Vida”, fora os Condomínios fechados de primeira linha para a população das classes médias (baixa e alta).

Será que estes empresários não têm visão? Ou somos nós que não queremos enxergar a realidade?

Os dirigentes da D&D escolheu na Bahia a região sul e saiu na frente em Ilhéus e Itabuna. Será que empresários destas redes não fazem pesquisas? Não sabem o que se discute em Brasília? Claro que sabem.

Tudo isso, nos leva a crer solidamente no sucesso destes empreendimentos, gerando emprego, economia, onde o dinheiro circulará, levando Ilhéus e os municípios circunvizinhos a uma recuperação, depois do desastre da vassoura de bruxa.

Claro, que os municípios e principalmente Ilhéus e Itabuna, têm que fazerem sua parte, melhorando a mobilidade urbana e rural, integrando a construção da ferrovia Leste /Oeste, num sistema de circulação com boas vias de acesso, para que a demanda tenha celeridade em todos os sentidos. É hora para nossos administradores despontarem, como bons gestores, correndo atrás de parcerias públicas e privadas, onde envolvam o Estado e a União, pois o desenvolvimento não será só desta região e sim da Bahia e do Brasil.

É hora de não pensarmos em sonhos pessoais, ou só numa determinada coisa, local, e razão, é hora sim, de pensarmos num todo, sem vaidades e interesses pessoais ou financeiros, senão Ilhéus mais uma vez poderá ver o “bonde passar”. Mas não quero acreditar nisso, pois o rolo compressor vindo de outras cabeças que estão se instalando aqui, deverá passar por cima dos atrasados no tempo ou aqueles que estão sentados à beira do caminho, com seus notebooks e outros aparatos modernos, debaixo da sombra de uma boa árvore, esperando uma chuva fina, para completar sua paz.

Por fim, quero registrar minha confiança na administração atual de Ilhéus, até o último momento, pois Ilhéus é nossa, e não de uma só pessoa. E que sociedade civil organizada se junte com sua capacidade, e faça Ilhéus sair beneficiada para este futuro sobre trilhos, rodas, mar, ar e terra.

José Rezende Mendonça

5 respostas para “ILHÉUS SOBRE TRILHOS”

  • Paulo Ganem says:

    Parabéns! José Rezende Mendonça por esta matéria. Vc descreve com entusiamos muitos novos investimentos, indícios de uma forte mudança estrutural e econômica que começa a acontecer em nossa região. Estive presente nas inaugurações das lojas do Home Center D&D e pude perceber o entusiamos do grupo que já planeja trazer novos investmentos para 2014 com novas lojas no segmento de utilidades domesticas. Paulo Ganem

  • Jessica says:

    Parabéns pelo artigo!!! Precisamos desenvolver a mentalidade do progresso, sair do passado!!crescer com responsabilidade ! Espero que o povo leia e abra a mente!!

  • Paulo says:

    Fico pensando como o progresso é bom…….? imagine as grandes capitais brasileiras dinheiro para todo lado…..economia crescendo a todo vapor……
    Agora eu pergunto como fica o setor social e ambiental das grandes cidades brasileiras……….um verdadeiro caos….falta tudo para a população……problemas como: violencia, habitação,educação, saude, transporte, áreas de lazer,saneamento básico, inundações…. é triste esse progresso brasileiro..

    Se o nosso progresso fosse como no Canadá ou melhor Finlandia, Noruega, Suécia ou Suissa seria uma maravilha………mas isso não é nossa realidade…….
    vamos crescer a economia e o povo vai continuar passando fome….

    • JOSÉ REZENDE MENDONÇA says:

      Paulo

      Fico pensando como o atraso é bom…? imagine as pequenas cidades brasileiras sem dinheiro para lado nenhum…problemas como: violência,habitação,educação, saúde, transporte, áreas de lazer saneamento básico, inundações…Agora eu pergunto como fica o setor social e ambiental…um verdadeira maravilha…falta tudo para a população, restando apenas comer as folhas dos matos e florestas…é alegre esse atraso brasileiro…

      Se o nosso atraso fosse como no Haiti,como alguns países de África e da
      Índia seria uma miséria…mas isso não é nossa realidade…não vamos crescer economicamente e o povo vai continuar bem alimentado.

  • Carlos Santos says:

    Vejo um estereótipo aqui: que apenas grandes centros urbanos são desenvolvidos. Uma mentira!

    Estão aí o sul de Minas Gerais, Interior de SP, PR e SC que provam o contrário. São os maiores Índices de Desenvolvimento Humano do país. Agronegócio de médio porte bem administrado e pequenas e médias indústrias de manufatura de alto valor agregado bem dispersas pelo território é que fizeram a diferença nestes lugares.

    Em Minas Gerais, para se ter uma idéia, a região com mais desenvolvimento social não é aquela dentro do quadriláterro ferrífero, berço de minas de ferro, ferrovias e siderúrgicas. É, antagonicamente, a região sul do estado a mais desenvolvida, como já mencionei.

    Mas não adianta mais falar aqui. Todos estão iludidos com este porto e seus 400 empregos, seu repasse minguado de ICMS, o ISS, sujeira e confusão. Bem, deixa pra lá.

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia