Secretário de Administração defende importância do Pacto por Ilhéus
Primeira reunião do Pacto por Ilhéus ocorre nesta quarta-feira
Ilhéus amplia estratégia para vacinar contra a Poliomielite
Exposição sobre Petróleo envolverá alunos da rede municipal de Ilhéus

***

Secretário de Administração defende importância do Pacto por Ilhéus

Durante entrevista concedida no início da tarde desta terça-feira, dia 18, ao Programa Balanço Total, apresentado pelo radialista Jota Carlos, de segunda a sábado, pela Rádio Santa Cruz AM, o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, defendeu a importância do Pacto por Ilhéus. Para o gestor, as gigantescas dificuldades atravessadas atualmente pelo município, marcadas por dívidas deixadas pela administração anterior, folha salarial ainda acima do permitido pela lei e quedas constantes de receitas, reclamam a celebração de um grande pacto pelo futuro de Ilhéus.

“Como defende o prefeito Jabes Ribeiro, ou chamamos a sociedade para somar esforços, visando à eleição de ideias e estratégias conjuntas, ou não conseguiremos vencer esses desafios”, disse. O Pacto por Ilhéus, inclui a participação de representantes sindicais e de um Conselho de Observadores.

O secretário de Administração revelou que no início do governo já havia uma percepção preliminar, construída em boa parte pelos relatórios do Tribunal de Contas dos Municípios, das imensas dificuldades que caracterizavam as contas públicas da Prefeitura de Ilhéus. “No entanto, só após a apresentação do balanço financeiro do primeiro quadrimestre deste ano, é que passamos a ter um desenho fiel do brutal desequilíbrio que atualmente marca as contas públicas da administração municipal”, reconheceu.

No final da entrevista, Ricardo Machado reiterou o desejo do prefeito Jabes Ribeiro em não promover demissões. “Na sua imensa maioria, são pais e mães de família. E o prefeito é extremamente sensível a essa realidade. Só que ainda estamos muito acima dos 54% permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. E é aí que surge a necessidade de uma grande soma de esforços para definirmos onde poderemos cortar mais despesas”, completou, acrescentando que, com os esforços iniciais do governo, já foi possível reduzir a folha de pessoal de 74 para 65%.

Primeira reunião do Pacto por Ilhéus ocorre nesta quarta-feira

A primeira reunião do prefeito Jabes Ribeiro com os sindicatos dos servidores sindicais e os membros do chamado Conselho de Observadores para discussão do Pacto por Ilhéus, será realizada nesta quarta-feira, dia 19, às 9 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá. A proposta do Pacto foi lançada, semana passada, pelo prefeito, durante reunião realizada com representantes da sociedade civil organizada, após a apresentação de um diagnóstico da situação financeira do município, que apresentou um déficit mensal de cerca de R$ 1,4 milhão, nos primeiros quatro meses do ano.

Participarão do encontro vereadores, os sindicatos dos servidores públicos (Sinsepi, Sindiacs e APPI) e representantes de diversas instituições locais, a exemplo da Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), OAB, Instituto Nossa Ilhéus, Rotary Clube, lojas maçônicas, Lions Clube Ilhéus Centro, Lions Clube Ilhéus Pontal, Lions Clube Internacional, Diocese de Ilhéus, Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei), Igreja Batista Lindinopólis, Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, conselhos municipais de Saúde e de Educação, Conselho Regional de Contabilidade, lojas maçônicas, Federação das Associações de Moradores de Ilhéus e Associação dos Moradores do São Miguel, entre outras.

Saída – Segundo o prefeito, o Pacto por Ilhéus significa a única saída para compatibilizar a capacidade financeira do município com as demandas sociais e de custeio da máquina administrativa. Além da vertiginosa queda na arrecadação do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeitura está tendo que pagar salários atrasados da administração anterior, quitar grandes dívidas com o Governo Federal em virtude dos bloqueios judiciais ocorridos no ano passado, que prejudicam até hoje o andamento dos projetos sociais no município.

A finalidade do Pacto por Ilhéus é discutir e definir alternativas para o equilíbrio financeiro do município visando o atendimento às demandas prioritárias da população, e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a folha de pagamento de pessoal da Prefeitura encontra-se acima do permitido por lei. Em dezembro representava 74% da receita municipal. Com as medidas adotadas a partir de janeiro, considerando dados do mês de abril, hoje ela atinge 65%, ainda além do percentual máximo de 54%, conforme a LRF.

As informações financeiras apresentadas pelo prefeito estão disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos: www.slideshare.net/secomilheus/a-sade-municipal/; http://www.slideshare.net/secomilheus/balano-financeiro-do-primeiro-quadrimestre-da-prefeitura-municipal-de-ilhus; http://www.slideshare.net/secomilheus/balano-financeiro-do-primeiro-quadrimestre-da-prefeitura-municipal-de-ilhus-educao?utm_source=ss&utm_medium=upload&utm_campaign=quick-view.

Ilhéus amplia estratégia para vacinar contra a Poliomielite

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) convoca mães e pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar contra a poliomielite a comparecerem aos postos de saúde do município. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Dickie de Almeida, uma estratégia de mobilização está sendo adotada esta semana para atingir o público alvo entre seis meses e menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias).

Até esta quarta-feira, dia 18, o trabalho de cobertura vacinal está concentrado nas unidades de saúde das zonas central e norte da cidade, com atendimento no horário das 8 às 16h30. No centro, as crianças podem ser vacinadas nas unidades do CAE III (antigo SESP), no posto de saúde Almiro Vinhais, localizado na Avenida Princesa Isabel, e na Policlínica da Conquista. Na zona norte, a vacinação acontece nas unidades do Centro Social Urbano (CSU), no Iguape, no centro de saúde Sarah Kubistcheky, no Malhado, e na igreja católica no Alto do Basílio.

Nos dias 20, 21 e 25 de junho, a mobilização pela vacinação contra a pólio será concentrada nas zonas Oeste e Sul da cidade, também no horário das 8 às 16h30. Na zona Oeste, a aplicação da vacina pode ser realizada nas unidades de saúde do Salobrinho, nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF I, II e IV) do bairro Teotônio Vilela, no posto de Vila Cachoeira e Clube do Banco da Vitória. Na zona Sul, o atendimento às crianças será nas unidades do Nelson Costa, Hernani Sá (Urbis), Nossa Senhora da Vitória, Olivença e Pontal (posto de saúde Herval Soledade).

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada no dia 8 de junho, na cidade e zona rural de Ilhéus. A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo polivírus. Também está sendo ofertada a vitamina A (VIT A). A enfermeira Patrícia Dickie, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, alerta aos pais para não deixarem de vacinar suas crianças.

Exposição sobre Petróleo envolverá alunos da rede municipal de Ilhéus

Estudantes da rede municipal de ensino de Ilhéus, com idade entre oito e 14 anos, terão acesso ao mundo do petróleo, a partir da exposição ‘Uma Viagem pelo Universo do Petróleo’, promovida pela empresa multinacional BP, voltada para a exploração do recurso natural. Na tarde de segunda-feira, 17, o prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da secretária de Educação do Município, Marlúcia Mendes, recebeu em seu gabinete o vice-presidente para ações institucionais e a analista de comunicação da empresa, Ivan Simões Filho e Camila Pitanga para tratar sobre o evento.

A exposição, aberta ao público, ocorrerá entre os dias 8 e 14 do próximo mês de julho, sempre das 8 às 17 horas, no Hotel Praia do Sol, na rodovia Ilhéus-Olivença. A empresa proporcionará aos estudantes e professores o deslocamento entre a escola e o hotel e dará instruções sobre a extração do petróleo.

Simões Filho conversou com o prefeito sobre as atividades da empresa, explicou as etapas e objetivos da exposição e ressaltou a possibilidade da exploração do petróleo no município. “O objetivo da exposição é educar, mostrar as crianças desde a formação no solo até a utilização do petróleo pelo homem”, explicou o vice-presidente da BP.

A empresa atua há mais de 100 anos com a exploração do petróleo, instalada no território brasileiro desde 1957, presente em 14 estados, com outras áreas de atuação, como a produção de biocombustíveis.

Etapas da exposição – A exposição é divida em cinco etapas. Na primeira, ‘Petróleo Cotidiano’, são destacados os principais fatos na trajetória do uso do petróleo pelo homem. Para tanto, há uma vitrine interativa que apresenta os objetos utilizados no cotidiano, produzidos a partir dos derivados do recurso. Na segunda seção, um gráfico ilustrativo mostrará a formação do petróleo no subsolo. Em seguida, serão exibidos os processos e métodos utilizados na exploração do petróleo – a análise sísmica e a perfuração exploratória.

Na quarta etapa, serão demonstradas as normas de segurança das empresas exploradoras. Um jogo ilustrará os processos industriais, enquanto infográficos e uma maquete mostrarão o funcionamento de equipamentos nas unidades de exploração e produção e como conviver com elas em segurança. Por fim, a exposição exibirá os maiores produtores de petróleo e sua aplicação, além de apresentar formas alternativas de geração de energia, seu potencial e desafios.