José Francisco Viveiros  é o mais novo cidadão baiano

José Francisco Viveiros é o mais novo cidadão baiano

O presidente da Bahia Mineração – BAMIM, José Francisco Viveiros, é o mais novo cidadão baiano. Ele recebeu o título, concedido pela Assembleia Legislativa, na noite do último dia 20 de março das mãos dos deputados Ivana Bastos, Cacá Leão, Ângela Souza, Alan Sanchez e Maria Del Carmem. “Este título me deixa mais animado e mais comprometido com o projeto, não que faltassem animação e comprometimento, mas essa manifestação de carinho me leva a ficar mais e mais dedicado à luta para levar, por meio da mineração, o desenvolvimento socioeconômico e ambiental para o sertão e para o sul baianos”, discursou Viveiros.

O Projeto da BAMIN vai produzir e beneficiar minério de ferro em uma mina localizada nos municípios de Caetité e Pindaí (sertão), transportar esta produção pela Ferrovia da Integração Oeste – Leste (Fiol) até um Terminal de Uso Privativo (TUP) construído no futuro complexo Porto Sul, em Ilhéus (Sul da Bahia).

Revolução

O título de cidadão baiano foi uma proposição da deputada Ivana Bastos, presidente da comissão Especial da Fiol da Assembleia Legislativa da Bahia. Em seu discurso a parlamentar destacou que a BAMIN está inserida nas duas obras de maior importância para a logística do estado, Fiol e Porto Sul, que, quando prontas, vão revolucionar a economia baiana, levando o desenvolvimento a todo o interior do estado. Ressaltou também os números e as perspectivas da companhia e do impacto que ela vai gerar no estado e nos municípios, o que vai resultar na mudança de perfil das economias locais e regionais.

Em seu discurso, Ivana Bastos ressaltou ainda o papel decisivo de Viveiros na operação da BAMIN e disse que a cessão de título de cidadão baiano é uma prerrogativa da Assembleia para celebrar grandes ações e homens de grande exemplo que ajudam na construção de uma sociedade melhor. “A BAMIN tem uma importância extraordinária para a Bahia. É uma obra que ultrapassa a fronteira estadual. O trabalho de qualificação profissional da empresa desenvolve o ser humano de forma integral e vai resultar no aproveitamento desta mão de obra para a construção e operação do Projeto Pedra de Ferro”, disse.

Depoimentos – Mesmo em fase pré-operacional, a BAMIN já executa muitos projetos sociais, a exemplo do Mina de Talentos – reconhecido pela Associação Baiana de recursos Humanos como o maior programa de qualificação profissional dos últimos dez anos na Bahia – e do Transformar, que gera emprego e renda a associações comunitárias reunidas em grupos produtivos.    Durante a cerimônia da entrega do título, beneficiados por estes projetos deram seu depoimento sobre a importância da BAMIN na vida deles e de suas comunidades.

“Nossa associação estava à beira da falência e o trabalho social BAMIN foi a luz no fim do túnel. Hoje temos dois grupos, o de artesanato e o de mel. E mesmo com a seca produzimos e vendemos o mel. Quando a seca acabar nossa produtividade vai aumentar”, contou Germínio Barbosa, de Caetité. “O Projeto Transformar trouxe muita felicidade para Ilhéus. Sem o apoio da BAMIN não íamos conseguir montar as minifábricas de frutas desidratadas e barra de cacau hoje distribuídas para todo o Brasil São mais de cem famílias no nossa associação, 28 delas fazem parte do grupo produtivo”, relatou Ailton Bevenuto, de Ilhéus, que disse ainda que quando uma empresa como a BAMIN acredita na comunidade, aumenta a autoestima das pessoas. “Eu mesmo nem sabia falar. Agora, voltei a estudar para melhorar de vida”, disse emocionado.

 A solenidade foi marcada pela presença de muitas autoridades. Além dos parlamentares já citados, estavam presentes o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, os deputados federais Daniel Almeida e Geraldo Simões, e o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Roberto Frank.

José Francisco Viveiros é carioca de nascimento e possui mais de 40 anos de experiência no setor de mineração, sendo responsável, entre outros feitos, pelo início da produção de ferro no chamado Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerias. Assumiu a presidência da BAMIN em 2011 e deu novo impulso ao projeto da mineradora, que por isso está apta a iniciar a produção mesmo sem a conclusão das obras da Fiol e do Porto Sul.

No pico de produção, a BAMIN vai extrair e beneficiar 20 milhões de toneladas por ano e levar a Bahia a ser o terceiro maior estado produtor de minério de ferro do Brasil. O Projeto Pedra e Ferro significa um investimento de US$ 3 bilhões, uma das maiores inversões privadas previstas para a Bahia nesta década. O empreendimento vai gerar 6,6 mil empregos diretos e trazer vários benefícios, como a atração de empresas fornecedoras, o aumento de receita municipal e estadual e projetos sociais e ambientais que resultam na melhoria das condições de vida da população. Como um dos resultados deste trabalho, a mineradora recebeu no ano passado o selo verde, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente para empresas que desenvolvem projetos que demonstram seu comprometimento com a questão ambiental e com políticas de sustentabilidade.

O projeto a qual se refere é o Pedra de Ferro. Por meio dele a BAMIN vai produzir e beneficiar minério de ferro em uma mina localizada nos municípios de Caetité e Pindaí (sertão), transportar esta produção pela Ferrovia da Integração Oeste – Leste (Fiol) até um Terminal de Uso Privativo (TUP) construído no futuro complexo Porto Sul, em Ilhéus (Sul da Bahia).