As pessoas que gostam de visitar a cidade de Ilhéus anualmente nas suas férias, estão apreensivas e decepcionadas com a administração pública de Ilhéus. Criticou a falta de um setor na Prefeitura que organizasse uma reciclagem de lixo, e quem sabe, melhoria as condições de higiene e o saneamento básico da nossa população mais salutar. E falaram mais que, “ou acabam com o lixo ou lixo acaba com muita gente nesta cidade”. E para os grupinhos que regem os destinos de Ilhéus, elas exageraram pedindo muito.

Notícias circulam pela nossa cidade que o governador esteve aqui em Ilhéus outro dia, e que felizmente resolveu destinar verba para recapeamento do asfalto em Ilhéus, tendo contratado uma firma que já se encontra na execução dos serviços, muito embora não seja um asfaltamento de primeira qualidade.  O mais impressionante, valendo refletir que estão sido anunciadas inúmeras obras em véspera de eleições. Nessa hora todo cuidado é pouco, e merece muita atenção por parte dos eleitores, verificando se agora o Governo da Capital do nosso Estado e seu secretariado, estão levando a cidade de Ilhéus a sério. Se resolverem colocar a nossa cidade numa situação melhor para atender as necessidades básicas dos seus munícipes, aleluia.

Torna-se medida temerária exigir tantos benefícios sociais dos políticos atuais, porque é mesmo que remar contra a maré de vazante, assim dizia um morador da nossa cidade, que participava dos desabafos dos nossos visitantes! Olhando bem, torna-se muito interessante verificar as pessoas que chegam a Ilhéus se preocupando com o bem-estar da nossa Terra! Entretanto, os cabos eleitorais, os profissionais gananciosos que propalam tremendos elogios aos políticos, àqueles que costumam vender seus serviços por custos exorbitantes, caminham juntos em comitiva com os politiqueiros, todos ansiosos atrás do voto para eleição de novo mandatário na Bahia.

São inúmeros relatos que ouvimos sobre a falta de orientações para os nossos visitantes encontrarem moderadamente hotéis ou pousadas para se acomodarem. Alegam lamentando a negligência administrativa pela falta de atuação da Central de Turismo. Muitos turistas comentam acerca da pouca divulgação dos locais que realmente oferecessem segurança com grandes atrativos e que dessem uma boa recordação às suas visitas. Mencionavam os exagerados custos de diárias e as obrigações nos tratos com as pessoas. Tais custos referem-se ao fato de cobranças exorbitantes, tanto nos pernoites, como nos serviços prestados em bares, restaurantes, hotéis e pousadas com fornecimentos de alimentações sem nenhuma fiscalização de segurança e vigilância sanitária.

Pronunciavam em voz alta, perguntando se os locais que visitam existem fiscalizações da Secretaria Saúde Pública, usando procedimentos normais de higiene do que é servido nos bares e restaurantes na cidade Ilhéus? Criticaram que passavam momentos angustiantes com os assaltos em que foram subtraídos os seus pertences, no caso bolsas de mulheres, máquinas fotográficas, filmadoras e o tradicional celular, o alvo mais querido da turma do arrastão. Exclamavam: “Não estamos denunciando ninguém, somente pedindo maiores atenções, procurando as atitudes que atendam o rigor de honestidade, cobatendo a falta de transparência”.

Relatavam sobre as cobranças exageradas de contas, principalmente em barracas de praias na orla entre Ilhéus/Olivença, clamando maior respeito e melhor atenção com os cidadãos que nos visitam, tendo que na sua maioria crianças e pessoas idosas. Olhando bem, poucos comerciantes dessa área não entendem que os turistas lá em suas cidades quando do seu retorno, dirão o que viram em nossa cidade e como foram realmente tratados. Tudo isso é o que muitos gananciosos esquecem, vivendo seus momentos individualistas de explorações aos seus clientes.

Em Olivença um ponto de grande atração, “é o Balneário da Estância Hidromineral, sempre destinado ao banho pela sua tradicional água medicinal, com piscinas para adultos e crianças”, se encontra fechado sem nenhuma comunicação aos nossos visitantes. Na orla que dá acesso ao balneário de Olivença, o almoço, o tira-gosto, e as bebidas em geral os preços são de matar qualquer ser humano, como também tirar à vontade de qualquer cristão alimentar-se, ou mesmo o desejo de pagar a conta e ter muito cuidado com os espertalhões ou não voltar nunca mais a Ilhéus. Passam dificuldades por conta também do tradicional 10% dos garçons, depois de todas as transformações nas arrumações para levar as despesas aos clientes. Claro que não são todos os donos de barracas de praia, pousadas e hotéis que agem assim, são apenas os ambiciosos e espertos.

Muito fácil também, verificar um assunto muito sério acerca dos locais das praias da nossa imensa orla litorâneo é a ausência de placas informativas, mostrando onde os banhistas podem ficar à vontade para tomar seu banho de mar. Realmente têm razão e devemos lembrar que tem banhistas que muitas vezes se excedem na bebida alcoólica e vão tomar banho de mar sem condições de imaginar os locais seguros e quando não sabem nadar é um Deus nos acuda.

Quantos frequentadores das parias de Ilhéus perdem suas preciosas vidas morrendo afogados nas ondas da imensa orla destinada aos banhistas que visitam a nossa cidade. Vale essa observação para nossos administradores públicos, informando que os amigos que nos visitam, nem sempre conhecem os perigos das nossas praias. Informação aos turistas que sejam mais comedidos, atenciosos e perguntem como se protegerem na cidade de Ilhéus, os perigos das ondas do mar, os locais impróprios ou proibidos.

Como verificamos o nosso tão promissor município ilheense, necessita de uma organização fiscalizadora e que traduza limpeza e segurança em todos os aspectos destinados ao público em geral, especialmente os seus habitantes, “seres humanos”. Chega de tantas propagandas enganosas de falsos planejamentos turísticos que somente oferecem inseguranças e mal-estar à nossa cidade. Assim, se as autoridades responsáveis por essas providências vitais para as sobrevivências das pessoas, não assumem à sua parte, então cada um cuide pelo menos da sua própria vida, e salvem-se quem puder.

No Brasil tem inusitados acontecimentos que até dificulta a colocação do raciocínio do ser humano para entender o porquê de tantas coisas desairosas. Depois de assistir, no domingo próximo passado, a rede Globo e observar o relato de que “políticos não têm remorsos, têm contas bancárias”, pouco se entende às razões dessas exclamações que simplesmente nos deixa uma triste reflexão sobre os destinos morais e éticos que reinam na Nação Brasileira. PENSE NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia