Em média 150 pessoas são atendidas por dia na unidade através dos setores do Sistema Único de Saúde (SUS),Tratamento Fora do Domicílio e Autorização de Internação Hospitalar. Além disso, a Central de Regulação é responsável pelo controle e avaliação dos convênios com os hospitais, regulação dos serviços com as contratadas e realiza a permissão dos laudos de autorização de internação hospitalar e de procedimentos de alta complexidade.

Aproximadamente 150 pessoas são atendidas diariamente na nova Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Ilhéus, que atualmente funciona, no período das 7 às 13 horas, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 209, no Bairro do Malhado. De acordo com o diretor, Bruno Barros Magalhães Vasconcelos, no balcão de serviços relacionados ao cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), são realizados cerca de 100 atendimentos, sempre das 7 às 13 horas. Já no Tratamento Fora do Domicílio, que fornece passagem e diárias para tratamento em Salvador, há uma procura de 30 pacientes, enquanto que no setor de Autorização de Internação Hospitalar, que avalia o paciente e autoriza ou não a cirurgia, são atendidas, em média, 20 pessoas diariamente, das 7 às 10 horas da manhã.

Na parte interna da Central de Regulação, também já se encontram em pleno funcionamento o setor de Auditoria, que, através de um médico e uma enfermeira, tem a finalidade de realizar visitas periódicas nos hospitais, para investigar a pertinência das contas das unidades. No Controle e Avaliação, explica Bruno Barros,  é realizado o faturamento dos hospitais e das clínicas conveniadas ao SUS, além da promoção de visitas técnicas aos prestadores, com o objetivo de credenciar novos serviços bem como realizar a contagem das guias de atendimento ambulatoriais.

Outro setor que se encontra em atividade é o da Regulação, que faz a gestão/distribuição dos serviços de saúde contratados, e distribui contas de consultas/procedimentos para os postos de saúde e de Ilhéus e dos municípios pactuados. Por fim, o setor de Autorização de Internação Hospitalar (AIH) se responsabiliza por realizar a permissão dos laudos de AIH e Autorização de Procedimento de Alta Complexidade, afirma Bruno Barros, salientando que todas as internações hospitalares dependem do aval deste setor, que também oferece serviços de quimioterapia, hemodiálise, glaucoma e catarata.

Secretaria de Comunicação Social  – Secom