Quem reside e circula todos os dias pela cidade de Ilhéus, nota uma multidão de pessoas passando agitadas e bastante preocupadas com o futuro reservado para tanta gente que vive em nossa comunidade na esperança da seriedade por parte dos seus administradores públicos! Vivem momentos incontrolados nas ruas e avenidas as quais estão sempre mais disputadas pelas vias dos trânsitos de automóveis e motos desorganizados, sendo que as maiores durações dos deslocamentos causam ameaças de possíveis acidentes, afinal todos querem chegar primeiro; não importam as condições de estados de conservações dos veículos e as vias que serão utilizadas!

Os sinais de trânsitos em certos locais na cidade de Ilhéus, a exemplo da Praça Cairú, local bastante movimentado por motoristas e pilotos de motos, é de conhecimento da nossa população que os semáforos estão desligados, quebrados, ou sem manutenções, unicamente pela falta de responsabilidade da administração pública de Ilhéus que há muito tempo deixou de pagar os serviços prestados pela firma GCT.

A maioria dos acidentes no trânsito de nossa cidade, principalmente no percurso da ponte “Centro/Pontal” e vice-versa, são ocasionados pela falta de responsabilidade de muitos motoristas que estão dirigindo e ao mesmo tempo falando nos telefones celulares. Dessa forma falta uma melhor fiscalização ostensivas pelos agentes do trânsito e punições severas aos irresponsáveis que agem criminosamente dessa maneira. Foram criados grandes transtornos para os agentes de trânsito desse e outros locais onde são péssimas as administrações de circulações de diversos veículos.

Assunto que merece uma explicação em todos os meios de comunicações de Ilhéus e o Estado da Bahia foi à criação de um pagamento sem notificação vistoria de veículos, e pouco se sabe quais os motivos de forma transparente, e são pagos em espécie a quantia de R$135,00, e não são fornecidos os recibos de pagamento detalhando em nome para qual fonte Oficial foi gerado mais arrocho, e já não bastam tantas taxas e impostos. Falta então um esclarecimento público pela falta de notificação, a exemplo dos que são enviados aos proprietários de veículos de automotores em geral.

Todavia, não é desconhecida que a pressa é uma inimiga da organização nessa hora tão importante para a manutenção da ordem e segurança da nossa população em circulação pela cidade. A população ilheense continua necessitando de urgente fiscalização em todos os sentidos por onde circulam grande fluxo de pessoas de forma ostensiva, especialmente nas filas de bancos e nas casas lotéricas. As condições dos transportes coletivos precisam de melhores atenções nos cuidados com os passageiros e nos preços das passagens; requer segurança nas aquisições de gêneros alimentícios no comercio no local, pois são situações preocupantes as conduções de todas as compras nas saídas dos supermercados, e algumas são extraviadas por maus elementos nas portas desses estabelecimentos comerciais.

Existe grande clamor por ações que amparem com a presença de maiores contingentes especializados de seguranças nas ruas. Atividades dessa natureza são caracterizadas pelo bom senso, e são merecedoras de elogios pela atuação em favor de uma classe trabalhadora que vive momentos de convivência com o medo da criminalidade. Chamamos a atenção das autoridades para as pessoas idosas e pobres sempre penalizadas pela ausência de proteção nas ruas. São roubadas vergonhosamente por vândalos e voltam às suas residências saqueadas, e incrivelmente nada poderão fazer para readquirirem outros recursos destinados para novas compras visando atenderem as suas necessidades básicas.

As dificuldades das manutenções de ordem social não são tão fáceis e os inimigos desse importante atributo não valorizam com responsabilidade nunca a paz. São tantos condutores de veículos agindo com estranhas pressas tornando inviáveis a vida e a segurança das pessoas nas ruas. Muitos são punidos em suas irresponsáveis atitudes, alguns trancafiados; e o país com seres presos terá um grande gasto com energia elétrica, fornecimento do precioso líquido para banho e água potável, policiamento nas casas de detenções, em certos casos que, somente oferecem o lado mal das coisas do aprendizado para corrigir. Traduzem apenas a criação do castigo dentro de uma vontade tacanha que transformam as pessoas em animais ou bichos extremamente perigosos.

A visão do mundo atual sem educar os seus habitantes para reduzir o desconhecimento das regras dos direitos sociais e humanos, vem desmoronando uma sociedade de forma esquisita no sentido da formação de muitas famílias. São tantos desconfortos dentro dos lares e muitas pessoas estão atuando como se fossem animais. Muita gente no mundo dorme pelas calçadas, preparam a alimentação no meio-fio, lavam suas roupas e tomam banho ali mesmo nas calçadas da vida, enquanto outras pessoas passam do outro lado da rua.

Torna-se impressionante que são na maioria das vezes grupos de três a cinco pessoas, formados por crianças, velhos e jovens de aproximadamente 21 a 25 anos de idade. Além da idade, eles compartilham e relatam às suas histórias pela qual chegaram a esta situação triste e cheia de desalento. São contos de deixar caminhos de reflexões tristes bem desapontados com estranhos ditames da vida. Existem até nesses grupos pessoas que têm afinidades com algumas profissões de extrema carência em nossa sociedade, no entanto, não encontram meios de chegar perto de alguma organização de Assistência Social que ofereça meios a fim de mostrar suas capacidades e talentos.

As más formações dos homens em nossa sociedade retratam os malefícios de tantas incoerências causadas pelas ignorâncias de muitas pessoas. São arrasadoras as residências que são invadidas; pessoas de várias faixas etárias molestadas e subtraídos os seus pertences e poucas são as atitudes de repreensões para a execução imediata dos meliantes.

Ficou muito difícil a vida desses seres abandonados com os surgimentos dos seus algozes inimigos, incrivelmente perigosos e traiçoeiros. Tem casos de comerciantes que achando que essa gente de rua está lhe causando sérios prejuízos dormindo nas portas de suas casas comerciais. Escorraçam e humilham, esquecendo-se do desespero que eles passam com o frio, a fome, sem que ninguém pare lhe trazer uma resposta que poderão ajudá-los a sair de mundo infernal e desumano.

Não são novidades as afirmativas de muitos países desenvolvidos que “educar é preciso”, porém, de forma urgente! Entretanto, enquanto pensamos nessa magnífica expectativa de bons princípios, lamentamos que projeto familiar que devem levar o convívio dos cidadãos com civilização cultural ficou, a sociedade permanece admirada com as escolas sofrendo inexpressivas transformações e vários objetos escolares que deverão ser adquiridos nas livrarias, se tornaram exorbitantes os seus preços! Mesmo assim tem certos estabelecimentos de ensinos, sem a necessária fiscalização dos órgãos ligados à educação popular, agindo arbitrariamente, exigem materiais de forma exagerada para encherem as suas despensas. PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus-Bahia