A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Bahia Pesca, órgãos vinculados a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), participam da 11ª edição do Bahia Farm Show, levando as novas ações das instituições para o evento, realizado entre os dias 2 e 6 deste mês, em Luis Eduardo Magalhães, celeiro da produção de grãos na Bahia. Maior vitrine do agronegócio do Norte/Nordeste, a feira oferece ao pequeno, médio e grande produtor rural, a oportunidade de avaliar o desempenho dos equipamentos em condições reais de operação, nas diversas áreas/campos de demonstração de diferentes culturas.
“Esse é um dos eventos mais importantes de tecnologia agrícola e negócios do Brasil, que oferece acesso às inovações do setor e oportunidade de aquisição de novos equipamentos. Para tanto, os agentes financeiros estarão na feira, oferecendo financiamentos e linhas de crédito específicas para o segmento agropecuário, facilitando a adesão de maquinário e insumos”, destacou o secretário da Agricultura, Paulo Câmera.
Além dos diretores da Adab, Oziel Oliveira, e da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior, também participam do evento os superintendentes da Seagri, de Política do Agronegócio da Seagri (SPA), Guilherme Bonfim, e de Desenvolvimento da Agropecuária (SDA), Anttônio Almeida Júnior.
O diretor da Adab, Oziel Oliveira, lança oficialmente o Módulo de Agrotóxicos, uma ferramenta que vai proporcionar melhorias para o Serviço de Defesa Sanitária Vegetal do Estado, oferecendo maior agilidade e facilidade aos processos de fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos, importante para o combate de pragas e doenças presentes na agricultura. “A funcionalidade dessa nova tecnologia vai beneficiar todos os elos da cadeia, podendo ser acessada de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet”, informa o coordenador do Programa de Controle do Uso e Comércio de Agrotóxicos, Raimundo Ribeiro, lembrando que a co-participação dos envolvidos, a exemplo da Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), tornará o trabalho da Adab ainda mais eficiente. A apresentação desta nova plataforma do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária acontece nesta quarta-feira (3), às 16:30h , no auditório da Fundação Bahia.
Pesca
Os pescadores e piscicultores da região contarão com uma programação especial durante a feira. Nos dias 3 e 4 de junho, a equipe da Bahia Pesca realizará o cadastramento destes profissionais no CadCidadão, sistema que permite aos trabalhadores acesso aos recursos do Programa Vida Melhor, do governo do Estado. O Programa é um conjunto de estratégias que buscam incluir socioprodutivamente pessoas em situação de pobreza e com potencial de trabalho na Bahia, com vistas à melhoria da qualidade de vida.
A expectativa é cadastrar 80 pescadores no Vida Melhor, oferecendo às famílias ferramentas necessárias para aumentar a produtividade e a renda. Além disso, o CadCidadão permite um melhor planejamento das ações governamentais, já que informa a situação social das famílias e suas principais necessidades. Quem se cadastra no CadCidadão conta ainda com acesso à tarifa social de energia da Coelba (descontos de até 100%) e facilidades na aquisição de veículos (descontos de 20%).
Paralelo à feira, a Bahia Pesca também intensificará suas ações de assistência técnica aos produtores, com a reestruturação do escritório local da empresa, que teve seu corpo técnico expandido e passará a funcionar em novo espaço cedido pela Prefeitura de Luis Eduardo Magalhães. O espaço será aberto às 15h, na prefeitura da cidade. “A piscicultura é uma importante matriz produtiva da região, gerando emprego, renda e alimento para centenas de pessoas. A estruturação da piscicultura do oeste da Bahia é uma estratégia fundamental para alcançarmos nossa meta de aumentarmos a produção baiana em 60% até 2019”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
A Bahia Farm Show tem início amanhã (2), e segue até sábado (6). A feira é uma realização da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), da Associação Baiana de Produtores de Algodão (ABAPA) e da Fundação de Apoio a Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste da Bahia (Fundação BA).