Para quem tem interesse em ser voluntário e participar deste momento histórico de Ilhéus, as inscrições são gratuitas e seguem até quinta-feira, dia 19, no site do sympla (https://goo.gl/TkxmY6)

Voluntários receberam orientações sobre como será o revezamento da tocha olímpica em Ilhéus. Foto Francisco Silva Secom Ilhéus

Voluntários receberam orientações sobre como será o revezamento da tocha olímpica em Ilhéus. Foto Francisco Silva Secom Ilhéus

Nesta quarta-feira, dia 17, foi realizada reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Turismo e Esportes (Setur) e voluntários da passagem da Tocha Olímpica em Ilhéus, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. O encontro teve como objetivos repassar informações sobre o organograma, a organização e definição do plano de ação do staff (pessoal de apoio) ao evento do próximo sábado, dia 21.

Na abertura do diálogo, o titular da Setur, Josenaldo Cerqueira, ressaltou a importância do exercício da cidadania durante uma das etapas preparativas de celebração do maior evento esportivo mundial. “Precisamos valorizar este momento tão importante que é a passagem da Tocha Olímpica em nossa cidade. Esta é uma oportunidade única e honrosa para nós”, enfatizou.

O diretor de Esportes da Setur, Gustavo Bressan, ficou encarregado de organizar o plano de trabalho com os voluntários. Durante sua apresentação, definiu os detalhes do organograma da passagem da Tocha Olímpica, como horários, roteiros, posicionamento de equipes e atrações. Além disso, realizou o debate para a definição dos líderes de organização voluntária para o evento.

“Estamos aqui neste momento, nos organizando para recebermos um dos maiores símbolos dos jogos olímpicos. Temos que aproveitar esta oportunidade e colocar em prática o espírito de união e paz entre os povos, e estimular a prática do voluntariado em nosso país”, avaliou Bressan.

Presente na reunião e um dos condutores da Tocha em Ilhéus, o professor, educador físico e árbitro dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Alberto Kruschewsky orientou os voluntários sobre a conduta durante a celebração. “Precisamos ter cortesia e respeito com as pessoas. Temos que pedir a compreensão delas para que deixem o caminho livre para a passagem da Tocha Olímpica, para que ocorra tudo bem, tanto para a organização, quanto para o público, que desta forma terá melhor visibilidade da celebração”, concluiu.