Na cidade de Ilhéus nunca se falou tanto pelas ruas da situação de higiene e limpeza pública! Está transformada num paraíso de difícil caracterização nesse aspecto, e que nos deixa a impressão de abandono nas atividades ligadas a salutar cidadania. Muitos ilheenses com grande revoltas por ver inúmeras barbaridades em todas as esferas das nefastas ações dos políticos que habitam o nosso município. E o perigo desses movimentos que começam agora, antes do período de propaganda eleitoral, denota que já estão sendo criados os conchavos entre grandes aves de rapinas da velha política, devendo ser caracterizado em momentos decisivos para os eleitores refletirem muito para escolherem seus representantes através do voto popular.

Andando pela nossa Ilhéus, perguntamos: “quem é o paisagista que está arrumando o visual de Ilhéus”? Vejam que falta de gosto. Lixo por todos locais por onde a população passa, e assim achamos mais uma falta de bom gosto numa demonstração de bagunça generalizada, em se tratando de limpeza pública começando pela coleta de lixo, que são atribuídas aos supostos administradores do sofrido e decepcionado Município de Ilhéus. Basta de tantas agressões ao pudor dessa negligência dos que usam o dinheiro público. Por onde andam os tais vereadores que foram escolhidos para legislar e proteger nossa cidade contra esses estranhos acontecimentos, estão atuando em seus mandatos honestamente? Observamos alguns caçando novamente os eleitores, principalmente os que não têm juízo e não medem as consequências das suas escolhas, e continuam votando assim mesmo.

Paramos diante de um Município com aparentes projetos social, político e ambiental, o qual deveria ser amplo em todas as necessidades básicas. Todos que se propõe a ser prefeito aqui em nossa Terra, apenas prometem que vão fazer tudo por nossa cidade, porém, faz pouco ou nada. E população ilheense não exige apresentação de projetos sérios, assim vemos apenas aparências e falas cheias engodos. No transito, existem pardais espalhados pela cidade, mas falta policiamento de trânsito bem generalizado e com orientações, apesar da boa vontade dos seus componentes em acertar. Seria muito bom mostrar diariamente os perigos da direção de veículos em todos locais de grande movimentação de trânsito, e principalmente, provocar responsabilidade às pessoas que ainda insistem em dirigir embriagadas, com automotores desregulados com visível ausência de manutenções, sem condições para tal e até pessoas sem habilitações. Infelizmente tudo isso está acontecendo porque os seus administradores atuais não traçaram nada sério. Aqui somente vale a multa, muita gente vacila em segurança e bem-estar social.

É chegada a época da coragem dessa turma de candidatos que adoram viver subindo e descendo morros, empencados em palanques improvisados, nos programas gratuitos da rede de TV, nas entrevistas das rádios locais, distribuindo anúncios escritos em matérias muitas vezes pagas de jornais, espalhando propagandas impressas, seja lá qual for para dizer que seus projetos tiveram enormes repercussões em tempos atrás no desenvolvimento da nossa cidade, e se forem escolhidos novamente e ficarem no poder vai continuar trabalhando. Os ilheenses, ainda indecisos nas escolhas, precisam dar um basta nessas coisas mal projetadas, e se realmente os eleitores escolherem um candidato de forte e digno de compromisso com Ilhéus, teremos quem sabe uma nova caminhada.

Nesse Universo de traumas e incertezas, não podemos desprezar a inteligência de ninguém, pois seres dessa natureza também distingue nas desventuras alheias o que ele deve evitar afastando de si as tempestades dos conflitos de personalidades e temperamentos. Devemos alcançar as coisas que nos trarão benefícios como fonte de bem-estar e destinando sua duração o tempo suficiente para ser inesquecível. Acabar com essas ideias de que tudo que é bom tem pouco percurso, pois depende de nós essa permanência. Devemos proporcionar que o sol tenha uma razão de brilhar, simplesmente porque no mundo existem as pessoas praticantes do amor e da justiça!

Muitos atribuem a responsabilidade pela situação ao próprio eleitor que não sabe escolher seus representantes: “A culpa é nossa (do povo). Cada cachorro tem o osso que merece”. Muito Interessantes esses políticos, e como ficam bons quando saem do poder! Valeria a pena que os políticos de diferentes partidos dessem uma olhada nos demais

comentários das nossas ruas para entender melhor o sentimento dos seus eleitores e a realidade em que vivem. Sejamos “sábios”, colocando distante de nós a existência famigerada da esperteza, a chamada qualidade de enganar os outros e desconhecer que também neles residem o senso de pensamento em razão dos sentimentos em diversas dimensões.

Vejam algumas delas: “A humildade exprime uma das raras certezas que existem: a de que ninguém é superior a ninguém”. “Somente se aproxima da perfeição aquele que procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.” “Sucede com frequência que os espíritos mais mesquinhos são os mais arrogantes e soberbos, assim como os espíritos mais generosos são os mais modestos e humildes.” “O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.” “Uma mentira pode dar a volta ao mundo… enquanto a verdade ainda calça seus sapatos. – Mark Twain” “Nunca se ache demais, pois tudo o que é demais sobra, tudo o que sobra é resto e tudo o que é resto vai para o lixo.” “Se uma pessoa trai você uma vez, a culpa é dela. Se trai duas vezes, a culpa é sua.” PENSEM NISSO!!!

Eduardo Afonso – Ilhéus – Bahia