WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  






:: 31/out/2025 . 22:01

DO FUNDO DO BAÚ DE JOSÉ LEITE.

1) 65 ANOS DE JOSÉ LEITE DE ILHÉUS.

2) PESSOAS DEIXARAM SAUDADES NA VIDA DE JOSÉ LEITE.

3) PESSOAS QUE DEIXARAM SAUDADES EM JUAZEIRO DO NORTE.

4) AS FOTOS DESTAQUES DA SEMANA. :: LEIA MAIS »

3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental celebra diversidade musical e promove intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais

 
De 10 a 15 de novembro e no dia 21 de novembro, o Recôncavo Baiano será tomado pelos sons, ritmos e encontros da 3ª edição do Festival Recôncavo Instrumental, um evento que celebra a força da música como linguagem universal e espaço de diálogo entre culturas.
Sob a curadoria e direção artística da pianista Simone Leitão, o festival reúne artistas do Brasil e de diversos países, promovendo um intercâmbio musical que atravessa fronteiras e conecta tradições. Serão concertos, shows, oficinas e atividades formativas. O evento vem transformando o Recôncavo em um grande palco da música instrumental mundial e acontece nas cidades de Cachoeira, Madre de Deus, São Francisco do Conde e Salvador. Vale ressaltar que a participação será paga apenas em Salvador, e os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla e para obter mais informações basta acessar o perfil do Instragram @reconcavoinstrumental.
O Instituto Popular do Recôncavo (IPR), realizador do evento, reafirma, nesta terceira edição, seu compromisso com a cultura e a música local, oferecendo ao público experiências incríveis.  O festival também reforça sua presença digital, ampliando seu alcance e permitindo que mais pessoas tenham contato com apresentações e conteúdos formativos.
A programação valoriza a pluralidade de repertórios, estilos e territórios, oferecendo ao público experiências que vão do erudito ao popular, do clássico ao contemporâneo. Músicos consagrados e novos talentos se encontram em apresentações que evidenciam a riqueza da criação instrumental e a potência da colaboração entre culturas e gerações.
Nesta edição, a cena baiana ganha destaque com artistas como Igor Gnomo, Gel Barbosa, Jana Vasconcellos e Jefinho Dias. O Ubuntu Ensemble e a pianista Simone Leitão se apresentam ao lado de nomes internacionais, como a pianista argentina Lorena Eckell, o bandoneonista portenho Nico Ledesma, o duo escocês Chris Stout & Catriona McKay e o britânico Henry Weekes. Jovens talentos brasileiros, como o violoncelista potiguar Diego Paixão e o sanfoneiro piauiense Ignácio Botêlho, fenômeno da internet, também estão confirmados.
Mais do que um evento musical, o Festival Recôncavo Instrumental se consolida como um movimento de valorização do Recôncavo Baiano como território cultural pulsante, berço de tradições que dialogam com o mundo. Cada cidade participante se torna cenário para encontros que unem formação, sensibilidade e inovação.
Ao reunir diversidade, talento e conhecimento, o festival reafirma o papel da música como ponte entre povos, linguagens e experiências, celebrando o que há de mais vibrante na cultura brasileira em diálogo com o mundo.
O evento conta com o patrocínio da Acelen e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura, e com o apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria da Fazenda. A coprodução é da Brasil Classical e a realização do Instituto Recôncavo Instrumental.
Programação 3ª Edição – Festival Recôncavo Instrumental 2025
São Francisco do Conde  
Data e Horário: 10 de Novembro, às 15 horas
Local: Teatro Durval Salles – Colégio Martinho Salles Brasil
Programação:
Concerto: Lorena Eckell e Nico Ledesma
Madre de Deus
Data e Horário: 11 de Novembro, às 15h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal
Programação:
Ação didática com Ubuntu Ensemble
Concerto com Duo Chris Stout e Catriona McKay
Salvador
Datas e Horário: 12 a 15/11, às 20 horas
Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador (ICBA)
12/11: Simone Leitão e Ubuntu Ensemble / Duo Chris Stout, Catriona McKay e Henry Weekes
13/11: Jana Vasconcelos e Gel Barbosa /  Lorena Eckell, Nico Ledesma e Diego Paixão
14/11: Diego Paixão, Simone Leitão e Quinteto de Sopros Aliseos / Inácio Botelho
15/11: Igor Gnomo / Henry Weekes / Jefinho Dias
Cachoeira
Concerto
Data e Horário: 21 de Novembro, às 19h
Local: Cine Theatro Cachoeirano

Jana Vasconcelos, Gel Barbosa e Quinteto de Sopros Aliseos

Ação Formativa
Data e Horário: 21 de Novembro, às 10h30
Local: Sede da Filarmônica Minerva Cachoeirana
Programação: Quinteto de Sopros Aliseos
Histórico do Festival
Desde sua primeira edição em 2023, o Festival Recôncavo Instrumental se consolidou como um dos mais importantes encontros de música instrumental do país, promovendo diversidade cultural e intercâmbio artístico. Na estreia, reuniu aproximadamente 6.200 espectadores em cidades do Recôncavo Baiano e Salvador, com apresentações de artistas renomados como Sona Jobarteh, Melissa Laveaux e Hércules Gomes, além de artistas de destaque da cena brasileira como Daniel Guedes e Mario Ulloa e grupos emblemáticos como a Camerata Concertante e as Sociedades Filarmônicas do Recôncavo.
A segunda edição, em 2024, manteve o caráter de intercâmbio e formação musical, reunindo cerca de 1.600 pessoas e apresentando artistas internacionais e nacionais de destaque como Gabriele Leite, Mamadou Sarr, Srjan Vukasinovich, Jana Vasconcelos e Gel Barbosa, Jefinho Dias e Grupo, Coral Municipal de Madre de Deus, Thierry Lucas, Aare Tammesalu, Delia Fischer, Bostjan Lipovsev, Jam Delas, Hercules Gomes e Grupo de Choro e Leila Maria.
Ao longo dessas edições, o festival vem reforçando a sua proposta de valorizar a produção musical do Recôncavo em diálogo com sonoridades internacionais e brasileiras.
O Instituto Popular do Recôncavo (IPR), realizador do evento, reafirma, nesta terceira edição, seu compromisso com a cultura e a música local, oferecendo um espaço gratuito e acessível para o público vivenciar o melhor da música instrumental no coração da Bahia. O Recôncavo Instrumental também reforça a importância da presença digital do festival, ampliando seu alcance e permitindo que mais pessoas tenham contato com as apresentações e conteúdos formativos e também conta com o patrocínio da Acelen e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Fazcultura.

 

UFSB abre Processo Seletivo para mais de 1600 vagas para Reingresso, Transferência Externa e Portadores de Diploma

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) abriu inscrições para o Processo Seletivo para Reingresso, Transferência Externa e Portadores/as de Diploma de Graduação. Ao todo serão ofertadas 1606 vagas em diversos cursos dos três campi localizados em Ilhéus, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Poderão se inscrever neste processo seletivo candidatas/os nas seguintes categorias:

I – Reingresso – Candidata/o que foi estudante em curso de graduação da UFSB e que cancelou ou teve sua matrícula cancelada antes da efetiva conclusão do curso.

II – Transferência Externa – Estudante com vínculo regular em curso de graduação em outra Instituição de Ensino Superior (pública ou privada) e que queira se transferir para o mesmo curso ou curso afim.

III – Portador de Diploma – Para a/o candidata/o que já possui diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC

As inscrições ocorrerão de 29 de outubro a 04 de novembro, através do link https://sistemas.ufsb.edu.br/questionarios/index.php/123221?lang=pt-BR.

O Processo Seletivo se dará a partir das notas do Enem de 2016 a 2025. Caso a/o candidata/o tenha feito mais de um Enem, será considera a maior nota. Também será dada prioridade à ordem de categoria constante no edital.

Os cursos oferecidos são Antropologia, Artes do Corpo em Cena, Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Artes, BI Ciências, BI Humanidades, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade, Engenharia Civil, Engenharia de Transporte e Logística, Engenharia Florestal, Engenharia Sanitária e Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão Pública e Social, História (licenciatura), Jornalismo, Licenciatura Interdisciplinar (LI) em Artes e suas tecnologias, LI em Ciências da Natureza e suas tecnologias, Li em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, LI em Linguagens e suas tecnologias, LI em Matemática e Computação e suas tecnologias, Mídia e Tecnologia, Mídias Digitais, Oceanologia, Políticas Públicas, Produção Cultural, Psicologia, Som, Imagem e Movimento e Tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate. :: LEIA MAIS »

Famílias no centro do cuidado mostram como a terapia ABA transforma a rotina de quem convive com o autismo

Com o crescimento dos diagnósticos de autismo no Brasil e no mundo, a II Jornada Luna ABA chega a Curitiba em dezembro para discutir o papel dos pais e cuidadores na aplicação prática da terapia que é considerada padrão-ouro no tratamento do TEA

 

Curitiba, outubro de 2025 – Com o aumento dos diagnósticos de autismo em todo o mundo, cresce também o desafio de preparar não apenas os profissionais, mas as famílias que vivem o TEA no dia a dia. No Brasil, o Censo 2022 do IBGE identificou 2,4 milhões de brasileiros com diagnóstico de autismo, número que tende a ser ainda maior devido à subnotificação.

Diante desse cenário, o treinamento parental — prática em que pais e cuidadores são orientados e capacitados por profissionais da saúde — tem se mostrado um dos pilares mais efetivos da terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada). A abordagem permite que o aprendizado ultrapasse as paredes da clínica e aconteça na vida real, nas interações diárias, na rotina familiar, nas pequenas vitórias cotidianas.

Segundo a Autism Science Foundation, mais de 40 anos de evidências científicas demonstram que a ABA, quando aplicada de forma colaborativa, “melhora a comunicação, a linguagem, as habilidades adaptativas e o comportamento social de pessoas autistas”, especialmente quando a família é parte ativa do processo.

É justamente esse o foco da II Jornada Luna ABA – Intervenção Parental na ABA: Fundamentos Éticos, Treinamento e Relação Terapêutica, que será realizada em Curitiba nos dias 12 e 13 de dezembro de 2025, no Qoya Hotel Curitiba (Curio Collection by Hilton). A proposta é dar voz às famílias, promover discussões sobre o valor prático da ABA no cotidiano e oferecer ferramentas de apoio emocional e autocuidado para os cuidadores.

“A intervenção parental não é apenas um complemento da terapia, é parte essencial dela. Quando os cuidadores compreendem os princípios da ABA, as transformações são mais consistentes e afetuosas”, explica Natalie Brito Araripe, diretora da Luna ABA e analista do comportamento certificada internacionalmente.

Entre os temas em destaque estão “Treinamento parental: o que significa, como funciona e qual impacto no dia a dia das famílias” e “Saúde dos cuidadores: estratégias para lidar com sobrecarga, burnout e apoio emocional” — abordagens que buscam reconhecer a importância de quem sustenta o cuidado, mas frequentemente se vê sobrecarregado.

De acordo com a psicóloga Aída Teresa dos Santos Brito, também palestrante do evento, “a saúde emocional dos cuidadores precisa ser vista como parte do tratamento. É preciso cuidar de quem cuida, criar redes de apoio e reduzir a culpa e o esgotamento que acompanham muitas famílias”. :: LEIA MAIS »

Festival de Dança Itacaré inicia dia 3 com conexões internacionais na Temporada França-Brasil

De 3 a 9 de novembro, a 13ª edição do Festival de Dança Itacaré levará para o palco do Centro Cultural do quilombo urbano Porto de Trás mais uma edição, desta vez, com espetáculos de artistas de Guadalupe, da Costa do Marfim/França e Mali, como parte da Temporada França-Brasil, e de países como Portugal, Alemanha/Zimbábue e da América Latina. Ainda, artistas nacionais do Maranhão, Paraná, Bahia, Piauí, Distrito Federal e Rio de Janeiro apresentam espetáculos e performances ao longo da semana, todos com entrada gratuita. A classificação é livre para a maioria das atividades.

A abertura oficial acontecerá na segunda-feira, dia 3, às 19h, no Centro Cultural Porto de Trás, e terá a presença de autoridades e parceiros, seguida do espetáculo resultante do intercâmbio de artistas internacionais e de Itacaré, no escopo da Temporada França – Brasil 2025. “Ideia De Festa/Une Idée De Fête”, criação de Abdoulaye Trésor Konaté e Verusya Correia (Brasil/França/Costa do Marfim/Mali), estreia a partir da cocriação artística gerada de um diálogo entre duas manifestações afrodescendentes: o Bicho Caçador, do quilombo urbano do Porto de Trás e o Zaouli, do povo Gouro, na Costa do Marfim.

Na programação do Festival de Dança Itacaré – ANO XIII estão também, como parte da Temporada França-Brasil: “Le Sacre du Sucre”, da Cie Trilogie Lénablou (Guadalupe/FR); e “Corpos”, Cia La Mangrove (Guadalupe/FR). Na grade de espetáculos internacionais do evento, estão: “Territmia”, de Projeto Sismos (AR/BR/CL/PT/UY); “(IN) VISÍVEL”, de Marisa Porto (Rio de Mouro/PT). Serão apresentados os seguintes espetáculos nacionais: “Ai, ai, ai”, da Marcelo Evelin/Demolition Incorporada (Teresina/PI); “Quarto Lilás”, com Erivelto Viana e Princesa Ricardo Marinelli (São Luís/MA e Curitiba/PR); “Falhas, Folhas e Falos”, do Coletivo Serra Grande (Uruçuca/BA), com Sara Parisi, Luis Alonso Aude e Antônio Vergne; e “Danúbio”, de Jonathan Andrade (Brasília/DF). E as performances selecionadas para esta edição são: “We who do not belong”, de Soko Jena (Bochum, DE); e “Cazumbaria”, de Juliana Manhães (Guapimirim/RJ).

O evento vai promover também atividades formativas, como as oficinas-espetáculo  “Movediço”, oficina-espetáculo de Jai Bispo (Salvador/BA); “Vital”, oficina-espetáculo de Dani Lima e Babi Fontana (Rio de Janeiro/RJ); a masterclass da Temporada França-Brasil “Corpos”, da Cia La Mangrove (Guadalupe/FR); a exibição de documentário “Aqui”, de Luciano Botelho (Ipatinga/MG); e o encontro “Abre-Alas: Festivais em Aquilombamento – Conversa com Martin Domecq”, com Gabriel Cândido, Soraya Martins, Thiago Pirajira e Verusya Correia (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia). :: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia