PSICOMUNDO – PAZ PELA COMPREENSÃO – 82ª PARTE
A capacidade humana da população brasileira atravessa crises de sentimentos de clemência que compara e julga o mundo em que vivemos através de limites incomparáveis. O ser humano transita por inúmeros atos que produzem fatos que passam por misteriosos entendimentos pelo qual se afirma a conveniência ou desconveniência de duas ou mais ideias. É o que chamamos livres arbítrios e liberdade de expressão na projeção de conduta.
O que podemos fazer diante das diversidades de personalidades e temperamentos intempestivos. O homem em sua marcha para conquistar o mundo escondem muitas vezes as emoções e sentimentos reprimidos causando-lhe doenças do corpo e do espírito. Quando surgem os momentos em que as pessoas não enxergam as soluções para as suas dificuldades sempre aumentam os seus problemas. Somos o que pensamos e pensar negativamente gera a energia negativa transformando-a em doenças gravíssimas e degenerativas em muita gente.
Quantas vezes somos os algozes de nós mesmos, rejeitando as nossas boas atitudes por desconhecimento da ausência de auto-estima. Muitas vezes ignoramos as praticas emanada da ganância e passamos a aceitar a inveja e o ciúme, direcionando a nossa vida para competições e façanhas destruidoras. O termo “pensamento positivo” tem vindo a vulgarizar-se, talvez até ao ponto de ser banalizado e consequentemente desvalorizado, e sem o proveito que potencialmente tem quando aplicado corretamente à vida de cada um de nós.
O pensamento positivo pode estar presente mesmo numa situação de fracasso ou recaída. “Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” (Provérbios 4:23). Quais são as caixas nas quais estão presos nossos pensamentos? Preconceitos? Aspectos Culturais? Regras Sociais? Em que escala de compreensão podemos nos colocar para averiguar uma situação normal no cotidiano de nossa vida?
Podemos analisar que existe uma infinidade de influências que nos limitam a pensamentos contínuos e imutáveis. O que não deixa flexibilidade para seguir e encontrar pontos fundamentais senão os pontos de vistas divergentes. Positivamente, o mundo “não teria graça”, se os homens todos, entre si, pensassem de idêntica maneira e concordassem mutuamente em todos os pontos e sobre todos os sentidos.
Observamos que um dos apanágios da democracia é a condição de cada qual poder pensar, agir e falar como bem entende, de acordo com a própria consciência. No entanto, no Brasil apesar de aparente democracia não dispomos de igualdades de direitos e infelizmente encontramos muitas pessoas em desencontros com seus direitos de viver uma vida salutar e humana. Sempre existiram as pessoas chamadas “do contra” da mesma maneira que sempre existiram trouxas no mundo. Se assim não fôra, vale salientar, a vida “não teria graça”.
A maturidade espiritual consiste em respeitar pontos de vista, divergentes do nosso? Devemos refletir acerca desta proposição, pois é exatamente no desrespeito dela que costumamos cometer injustiças e perder ou deixar de fazer amizades. Que seria do amarelo se todos gostassem do azul! Cabe em si o respeito mútuo que levam às pessoas para um entendimento que elavam as suas igualdades de expressões ao longo da vida.
Sempre existirá o tempo para viver, amar e sonhar; mas buscar os sonhos das grandes realizações que tragam a felicidade para todos! Precisamos ser felizes, o mundo precisa muito de paz! Os brasileiros precisam orar e pedir a Deus que os mostre os caminhos plenos da vida. Dessa forma há necessidade de alcançar o bem e trabalhar para destruir o mal que tanto maltrata muita gente em nosso hemisfério terrestre. Ainda existem pessoas que têm a visão voltada para ter e esquecem o ser! É difícil erguer, mas também difícil se torna destruir o edifício dos alicerces dos bons costumes. Tudo isso porque adaptar-se é viver; resistir à adaptação na maioria das vezes é perecer.
Eduardo Afonso – (73) 8844-9147 – Ilhéus-Bahia
—
PARA LER A 81ª PARTE CLIQUE AQUI.