FEBEAPÁ – Festival de Besteiras que Assola o País tinha como característica simular as notas jornalísticas, parecendo noticiário sério. Era uma forma de criticar a repressão militar já presente nos primeiros Atos Institucionais (que tinham a sugestiva sigla de AI). Um deles noticiou a decisão da ditadura militar de mandar prender o autor grego Sófocles, que morreu há séculos, por causa do conteúdo subversivo de uma peça encenada na ocasião.
FEBEAPÁ, é uma criação de Sérgio Porto que começou sua carreira jornalística no final dos anos 40, atuando em publicações nas revistas Sombra e Manchete e os jornais Última Hora, Tribuna da Imprensa e Diário Carioca. . Foi aí que surgiu o personagem Stanislaw Ponte Preta e suas crônicas satíricas e críticas, uma criação de Sérgio juntamente com Santa Rosa – o primeiro ilustrador do personagem.
Morreu aos 45 anos. Se vivo teria Sérgio Porto, um país mais imbecilizado com matéria em abundância   para suas crônicas satíricas, senão, vejamos alguns fatos semanais.
 No Congresso nacional é regimental e ético que os pares se tratem como Excelência.  Um Senador, a procura de um cérebro, segundo Demóstenes (ex-senador cassado), e um Ministro de estado proporcionaram o seguinte diálogo: V.Excelencia é ladrão, safado e covarde no que foi contestado pelo ministro, V. Excelência é um desequilibrado e ladrão, safado e covarde é V. excelência.
No Judiciário, nosso Durango Kid (Paraná), manda prender e condena logo na 1ª instância e fica em cana mesmo, nada de liberdade são ladrões perigosos e podem interferir no andamento do processo.
Em Goiás, depois de mandar assassinar 04 servidores públicos, federais em 2007, o cabra muito endinheirado (rei do feijão), em júri popular é condenado a 100 anos de prisão e sai livre o solto do fórum, pois, o   juiz o considera um cidadão inofensivo e com certeza não vai interferir no andamento do processo, até o julgamento do recurso.
No executivo, onde havia 39 ministérios, dizem diminuir dez. Mas se ainda 39 ou agora com 29 ninguém se entende e o país vai descendo a ladeira. Misericórdia, o BRASIL PIROU……
 —
TONHODEMACUCO

PARA LER O BRASIL PIROU I CLIQUE AQUI.