Ilhéus sediará 3º Encontro Internacional dos trabalhadores na indústria moageira de cacau
Entre os dias 23 e 27 de outubro, Ilhéus sediará o 3º Encontro Internacional dos Trabalhadores nas Indústrias Moageiras de Cacau. No ano passado, o evento aconteceu em Amsterdã e contou com representantes de Ilhéus. Desta vez, o encontro será realizado no Hotel Praia do Sol, na rodovia Ilhéus-Olivença.
Participarão do evento trabalhadores de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca (representantes do Sindicacau), e de diversos estados brasileiros, além dos holandeses representantes do Sindicato FNV-Bondgenoten. Os trabalhadores contam com apoio logístico da Rede de Troca de Informações e Experiências entre Trabalhadores em Transnacionais – TIE.
A finalidade do encontro é debater temas como Mapeamento Comparativo, continuidade e aprofundamento dos intercâmbios e troca de informações entre trabalhadores da Cargill, ADM Cocoa, Dutch Cacao, Barry Callebaut e Delfi Cacau Brasil. Brasileiros e holandeses discutirão, ainda, formas de ampliar esta rede de troca de informações e experiências com os trabalhadores das indústrias moageiras de outros continentes.
As atividades em Ilhéus estão sendo realizadas pelos membros da rede TIE no Brasil e pelo Sindicacau, com o apoio dos membros da rede TIE na Holanda e do FNV Bondegnoten. Para o presidente do Sindicacau, Luiz Fernandes Ferreira Andrade, a realização desse evento em Ilhéus é de extrema importância para a cidade, especialmente para os trabalhadores e cada atividade deve ser plenamente aproveitada pelos participantes. “Temos que aproveitar este momento de aproximação dos trabalhadores de indústrias de outros locais para aprofundarmos nossos conhecimentos e discutirmos ações estratégicas”, afirmou o presidente.