Até o fim de semana, o tempo na Bahia deverá ficar com o céu nublado a parcialmente nublado, tendo precipitações de chuvas significativas de forma isolada, em todas as regiões do Estado, segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

A explicação para esta mudança no tempo é a frente fria que se desloca sobre o Oceano Atlântico, associada à umidade vinda da Amazônia, que ajuda a manter uma zona de convergência de umidade sobre parte das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil favorecendo o aumento de áreas de instabilidade nestas áreas.

Para Salvador e Região Metropolitana, entre os dias 22 e 24 de outubro, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas nessas áreas deverão ficar mais amenas, com valores variando entre 20ºC (mínimas) e 27ºC (máximas).

Mesmo com a presença desses sistemas, as temperaturas deverão manter-se mais elevadas nas regiões Oeste e São Francisco, onde as máximas podem chegar a 32ºC, enquanto que as mínimas deverão ser registradas nas regiões mais elevadas da Bahia (com valores não ultrapassando 16ºC).

Maré
Durante os dias 22/10 (sexta-feira) e 24/10 (domingo), a maré alta deverá atingir valores de 2,0 m a 2,3 m de altura em torno das 03h e 15h e a maré baixa, valores entre 0,2 m e 0,3 m, está em torno das 10h e 22h. As ondas deverão ter agitação de intensidade fraca, com altura máxima podendo chegar a até 2,0 m.

Índice de Radiação Ultravioleta
A primavera, além de ser uma estação caracterizada pela elevação nas temperaturas, há uma redução das chuvas na maior parte das regiões do Brasil. Esta época do ano também faz parte do período mais seco da região Nordeste do Brasil, indicando maior incidência dos raios solares e, consequentemente aumento da radiação ultravioleta.

Neste final de semana, os IUV’s permanecem com intensidade Extrema, oscilando entre 11 e 12, em praticamente todo o Nordeste brasileiro. Este tipo de categoria, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), exige cuidados quanto à exposição à radiação solar como: evitar os horários entre as 10h e às 16h, usar protetor solar, bonés, óculos escuros, roupas leves; cuidados esses, imprescindíveis para prevenir danos em longo prazo do tipo: câncer de pele, envelhecimento precoce, cegueira, entre outros.