Índio é morto a tiros após deixar fazenda em Pau Brasil
Irmão da vítima acredita que ele foi vítima de uma emboscada
O índio José de Jesus Silva, de 37 anos, foi morto a tiros na noite de sábado (23), em Pau Brasil, no sul do estado. A família dele informou que José foi baleado quando voltava de uma das fazendas em conflito na região. Ele teria ido levar comida para os índios da tribo Pataxó Hã Hã Hãe que ocupam a fazenda há cerca de 20 dias.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna e ainda não foi liberado. Em entrevista à TV Santa Cruz, Jorge Jesus Silva, irmão de José, disse que homens em um moto teria atirado contra o índio e que ele foi vítima de uma emboscada.
Redação CORREIO DA BAHIA
TODOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVULGAM A MORTE DE UM INDIO QUE FOI MORTO SABE LÁ POR QUEM, E SE FOSSE UM AGRICULTOR MORTO POR INDIO TERIA A MESMA REPERCUÇÃO? DEMOCRACIA E RESPEITO SE ANDA JUNTOS E TEM QUE EXISTIR PARA TODOS, NÓS AGRICULTORES NÃO TEMOS NINGUÉM AO NOSSO LADO, NÉM JUSTIÇA NEM IMPRENSSA, NÉM POLÍTICOS. ESTAMOS ABADONADOS À PRÓPRIA SORTE, CADA UM DEFENDA-SE COMO PUDER E QUESER. NO FINAL DE SEMANA FORAM INVADIDAS 4 FAZENDAS, VOCÊS IMAGINEM UM PATRIMÔNIO CONSTRUIDO COM SUOR, TRABALHO E DEDICAÇÃO, ONDE VOCÊ GERA EMPREGOS,PAGA SEUS IMPOSTOS, SUSTENTA SUA FAMÍLIA A MAIS DE 50 A 60 ANOS, DE UMA HORA PARA OUTRA INVADIDA POR SUPOSTOS INDIOS, QUE AO MEU VER SÃO BANDIDOS FANTAZIADOS DE INDIOS ARMADOS DE METRALHADORAS E OUTRAS ARMAS DE ALTO CALIBRE, PATROCINADAS POR ORGÃOS NÃO GOVERNAMENTAIS E O CIME( INDIOS ESSES QUE NÃO TEM APARENCIA FÍSICA ALGUMA DE SUAS RAÇAS ALTODECLARADAS, SÃO NEGROS, ESTRANGEIROS, BRANCOS) EMQUANTO ISSO OS VERDADEIROS INDIOS ESTÃO LÁ NA AMAZONIA, PARÁ, RONDONIA, ACRE E OUTRO ESTADOS, SEM O MÍNIMO DE CUIDADOS MORRENDO DE FOME, CÓLERA, FEBRE AMARELA E OUTRAS DOENÇAS. A FUNAI FOI CRIADA PARA CUIDAR DOS INDIOS QUE JÁ EXISTIAM E NÃO PARA “FABRICAR MAIS INDIOS”. AS AUTORIDADES TEM QUE TOMAR CONHECIMENTO DAS COISAS E TOMAR ATITUDES COERENTES, PRUDENTES E RESPONSÁVEIS PARA NÃO PERMITIR QUE NÃO AJA NA REGIÃO UM MASSACRE, JUSTIÇA NÃO É FEITA COM SANGUE E TUDO O QUE ACONTECER COM OS FAZENDEIROS OS ÚNICOS CULPADOS SERÃO VOCÊS QUE NÃO PROCURARAM A RAZÃO DOS FATOS E SOLUCIONARAM OS PROBLEMAS, A PROMOTORIA PÚBLICA A JUSTIÇA FEDERAL, NOSSOS GOVERNATES PODER LEGISLATIVO, EXECULTIVO E JUDICÁRIO ESSES SÃO OS VERDADEIROS CULPADOS DA SITUAÇÃO. EMQUANTO ISSO VIVEMOS PERDAS E DANOS DE SAÚDE, PATRIMÔNIOS, VIDA. “ATÉ QUANDO SÓ DEUS SABE…”