Projeto forma novas artesãs na Ponta da Tulha
A segunda etapa do curso de artesanato, promovido pelo Projeto Transformar, foi encerrada dia 20 na Ponta da Tulha, zona norte de Ilhéus
Encerraram-se no último dia 20 as aulas da segunda turma do grupo produtivo de artesanato do Projeto Transformar, em Ilhéus. Nesta etapa formaram-se 15 mulheres, que obtiveram conhecimentos das técnicas do biscuit, pátina e decoupage, bastante apreciadas na decoração de ambientes e produção de souvenires.
O curso foi realizado no núcleo do Projeto Transformar na Ponta da Tulha, zona norte de Ilhéus, onde já haviam sido formadas outras 13 artesãs em setembro. A professora Tânia Perrucini enfatiza que, com as técnicas aprendidas, as participantes do curso já se encontram em condições de oferecer seus produtos ao mercado. “É muito gratificante ver que as alunas não se limitaram a reproduzir o que nós ensinamos, pois foram além, mostrando grande criatividade”, afirma.
A professora aposentada Cida Carvalho, que morava em Brasília e, após deixar as salas de aula, passou a residir Ilhéus, foi um dos destaques do curso. Ela uniu o que aprendeu no treinamento ao que já conhecia em matéria de artesanato e conseguiu produzir peças bonitas e originais.
“Para mim, artesanato é criação e é assim que cada um se diferencia”, afirma a professora, que vem de uma família de artesãos, mas ainda não trabalhava com o biscuit. Cida criou objetos de decoração usando elementos inusitados, como filtros de papel para café, CDs e garrafão de água mineral. “Nós consideramos da maior importância esse artesanato feito com materiais reciclados, procurando enfatizar a importância da preocupação com o meio ambiente”, observa a instrutora Tânia.
A jovem Poliana Nogueira ficou empolgada com o curso e acha que poderá reforçar seu orçamento com o que aprendeu. Ela também aposta na criatividade e diz procurar a perfeição em cada trabalho. “Temos que fazer o melhor e oferecer produtos de qualidade para conquistar o mercado”, defende. O objetivo das novas artesãs, que já constituíram associação, é criar uma marca e conquistar seu espaço, expondo produtos em feiras de negócios.
A oficina de biscuit, decoupage e pátina integra o Curso de Artesanato do Projeto Transformar, que acontece na Ponta da Tulha desde fevereiro deste ano. O projeto é uma iniciativa da Bahia Mineração, que tem como executor o Instituto Aliança.