AULA DE PORTUGUÊS
Parte-II (final)
CÂNCER É CAUSADO PELO HOMEM, DIZ ESTUDO
DEBATE
VELHO
Cora Coralina
PENSE NISSO
A PIADA DA SEMANA

***

AULA DE PORTUGUÊS
Parte-II (final)

51 – Outra dúvida: nunca devemos dizer estadia em lugar de estada. Portanto, a minha estada em São Paulo durou dois dias. Mas a estadia do navio em Santos só demorou um dia. Portanto, ‘estada para permanência de pessoas, e estadia para navios ou veículos’.
52 – E não esqueça: ‘exceção é com ç’, mas ‘excesso é com dois ss’.
53 – Lembra-se dos ‘verbos defectivos’? Lá vai mais um: ‘falir’. No presente do indicativo só apresenta a primeira e a segunda pessoa do plural: nós falimos, vós falis. Já pensou em conjugá-lo assim: eu falo, tu fales…Horrível, não?
54 – Todas as expressões adverbiais formadas por ‘palavras repetidas dispensam a crase’: ‘frente a frente’, ‘cara a cara’, ‘gota a gota’, ‘face a face’, etc.
55 – Outra vez tome cuidado. Quando for ao supermercado, ‘peça duzentos ou trezentos gramas’ de presunto, ‘e não duzentas ou trezentas’. Quando significa unidade de massa, grama é substantivo masculino. ‘Se for a relva, aí sim, é feminino’: não pise na grama; a grama está bem crescida.
56 – É frequente se ouvir no rádio ou na TV os entrevistados dizerem: Há muitos ‘anos atrás…’ Talvez nem saibam que estão construindo uma frase redundante. Afinal, há já dá idéia de passado. Ou se diz simplesmente ‘há muito anos…’ ou ‘muitos anos atrás…’ Escolha. Mas não junte o há com atrás.
57 – Cuidado nessa arapuca do português: as palavras paroxítonas terminadas em -n recebem acento gráfico, mas as terminadas em -ns não recebem: ‘hífen’, ‘hifens’; ‘pólen’, ‘polens’.
58 – Atenção: ‘Ele interveio’ na discórdia, ‘e não interviu’. Afinal, ‘o verbo é intervir, derivado de vir’.
59 – ‘Item não leva acento’. Nem seu plural itens.
60 – O certo é ‘a libido’, feminino. Devo dizer: ‘Minha libido’ hoje não tá legal.
61 – Todo mundo gosta de dizer ‘magérrima’, ‘magríssima’, mas o superlativo de magro é ‘macérrimo’.
62 – Antes de particípios não devemos usar melhor nem pior. Portanto, devemos dizer: os alunos mais bem preparados são os do 2o grau. E nunca: os alunos melhor preparados…
63 – Essa história de ‘mal com l’, e ‘mau com u’, até já cansou: É só decorar: ‘Mal’ é antônimo de bem, e ‘mau’ é antônomo de bom. É só substituir uma por outra nas frases para tirar a dúvida.
64 – Pronuncie ‘máximo’, como se houvesse dois ss no lugar do x. (mássimo)
65 – Toda vez que disser: ‘É meio-dia e meio você estará errando. ‘O certo é: meio-dia e meia’, ou seja, meio-dia e meia hora.
66 – Não tenho ‘nada a ver’ com isso, e ‘não haver’ com isso.
67 – ‘Nem um nem outro’ leva o verbo para o singular: Nem um nem outro conseguiu cumprir o que prometeu.
68 – Toda vez que usar o ‘verbo gostar’ tenha cuidado com a ligação que ele tem com a preposição de. Ex: a coisa de que mais gosto é passear no parque. A pessoa de que mais gosto é minha mãe.
69 – Lembre-se: ‘pára’, com acento, é do verbo parar, e ‘para’, sem acento, é a preposição. Portanto: Ele não pára de repetir para o amigo que tem um carro novo.
70 – E tem mais: ‘pelo’, (sem acento), é preposição (contração da preposição por com o artigo a) e pêlo, com acento, é o cabelo.
71 – E quer mais? ‘Pêra’, a fruta, leva acento, só para diferenciar de uma antiga preposição também chamada ‘pera’. Já o plural dispensa o acento: ‘peras’. Dá pra entender? O jeito é decorar.
72 – Ainda tem mais uma palavra com acento diferencial: ‘pôde’, terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do verbo poder. É para diferenciar de ‘pode’, a forma do presente. Então dizemos: Ele até que pôde fazer tudo aquilo, mas hoje não pode mais. Percebeu a diferença?
73 – ‘Pôr só leva acento quando é verbo’: “Quero pôr tudo no seu devido lugar”. Mas ‘se for preposição, não leva acento’: Por qualquer coisa, ele se contenta.
74 – Fique atento: nunca diga, nem escreva 1 de abril, 1 de maio. Mas sempre: ‘primeiro de abril’, ‘primeiro de maio’. Prevalece o ordinal.
75 – É chato, pedante ou parece ser errado dizer quando eu ‘vir’ Maria, darei o recado a ela. Mas esse é o emprego correto do ‘verbo ver’ no futuro do subjuntivo. Se eu o vir, quando eu o vir. Mas quando é o verbo vir que está na jogada, a coisa muda: quando eu ‘vier’, se eu ‘vier’.
76 – Só use ‘quantia’ para somas em dinheiro. Para o resto, pode usar ‘quantidade’. Veja: Recebi a quantia de 20 mil reais. Era grande a quantidade de animais no meio da pista.
77 – O prefixo ‘recém’ sempre se separa por hífen da palavra seguinte e deve ser pronunciado como oxítona: recém-chegado de Londres.
78 – Não esqueça: ‘retificar é corrigir’, e ‘ratificar é comprovar, reafirmar’: “Eu ratifico o que disse e retifico meus erros.
79 – Quando disser ‘ruim’, diga como se a sílaba mais forte fosse – im. Não tem cabimento outra pronúncia.
80 – Fique atento: só empregamos ‘São’ antes de nomes que começam por consoante: ‘São Mateus’, ‘São João’, ‘São Tomé’, etc. Se o nome começa por vogal ou h, empregamos ‘Santo: ‘Santo Antônio’, ‘Santo Henrique’, etc.
81 – E lembre-se: ‘seção, com ç’, quer dizer ‘parte de um todo, departamento’: a seção eleitoral, a seção de esportes. Já ‘sessão, com dois ss’, significa intervalo de tempo que dura uma reunião, uma assembléia, um acontecimento qualquer: ‘A sessão do cinema demorou muito tempo’.
82 – Não confunda: ‘senão’, (juntinho), quer dizer”caso contrário” e ‘se não’, (separado), equivale a “se por acaso não”. Veja: Chegue cedo, senão eu vou embora. Se não chegar cedo, eu vou embora. Percebeu a diferença?
83 – Tire esta dúvida: quando ‘só’ é adjetivo equivale a sozinho e varia em número, ou seja, pode ir para o plural. Mas ‘só’ como advérbio, quer dizer somente. Aí não se mexe. Veja: Brigaram e agora vivem sós (sozinhos). Só (somente) um bom diálogo os trará de volta.
84 – É comum vermos no rádio e na tv o entrevistado dizer: O que nos falta são ‘subzídios’. Quer dizer, fala com a pronúncia do z. Mas não é: pronuncia-se ‘ss’. Portanto, escreva ‘subsídio’ e pronuncie ‘subssídio’.
85 – ‘Taxar’ quer dizer ‘tributar’, ‘fixar preço’. ‘Tachar’ é ‘atribuir defeito’, ‘acusar.
86 – E nunca diga: ‘Eu torço para o Flamengo’. Quem torce de verdade, ‘torce pelo Flamengo’.
87 – Todo mundo tem dúvida, mas preste atenção: 50% dos estudantes passaram nos testes finais. Somente 1% terá condições de pagar a mensalidade. Acreditamos que 20% do eleitorado se abstenha de votar nas próximas eleições. Mais exemplos: 10% estão aptos a votar, mas 1% deles preferem fugir das urnas. Quer dizer, concorde com o mais próximo e saiba que essa regra é bastante flexível.
88 – ‘Um dos que’ deixa dúvidas,mas, pela norma culta, devemos pluralizar. Há gramáticos que aceitam o emprego do singular depois dessa expressão: Eu sou um dos que foram admitidos. Sandra é uma das que ouvem rádio.
89 – ‘Veado’ se escreve com e, e não com I.
90 – Esse português da gente tem cada uma: ‘tem viagem com G e viajem com J’ . Tire a dúvida: viagem é o substantivo: A viagem foi boa. Viajem é o verbo: Caso vocês viajem, levem tudo.
91 – O prefixo ‘vice’ sempre se separa por hífen da palavra seguinte: vice-prefeito, vice-governador, vice-reitor, vice-presidente, vice-diretor, etc.
92 – Geralmente, se usa o ‘x depois da sílaba inicial en’: enxaguar, enxame, enxergar, enxaqueca, enxofre, enxada, enxoval, enxugar, etc. Mas cuidado com as exceções: encher e seus derivados (enchimento, enchente, enchido, preencher, etc) e quando -en se junta a um radical iniciado por ch: encharcar (de charco), enchumaçar (de chumaço), enchiqueirar (de chiqueiro), etc.
93 – Não adianta teimar: ‘chuchu’ se escreve mesmo é com ‘ch’.
94 – ‘Ciclo vicioso’ não existe. O correto é ‘círculo vicioso’.
95 – E qual a diferença entre ‘achar’ e ‘encontrar’? Use ‘achar’ para definir aquilo que se procura, e ‘encontrar’ para aquilo que, sem intenção nenhuma, se apresenta à pessoa. Veja: Achei finalmente o que procurava. Maria encontrou uma corda debaixo da cama. Jorge achou o gato dele que fugiu na semana passada.
96 – ‘Adentro’ é uma palavra só: meteu-se porta adentro. A lua sumiu noite adentro.
97 – Não existe ‘adiar para depois’. Isso é redundante, porque adiar só pode ser para depois.
98 – ‘Afim’ (juntinho) tem relação com afinidade: gostos afins, palavras afins. ‘A fim de’ (separado) equivale a para: veio logo a fim de me ver bem vestido.
99 – Pode parecer meio estranho, mas pode conjugar o ‘verbo aguar’ normalmente: eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam.
100 – ‘Centigrama’ é uma palavra masculina: dois centigramas.
(Enviada por Lúcio Cavadas)

CÂNCER É CAUSADO PELO HOMEM, DIZ ESTUDO

O câncer é uma doença da era moderna, causada por fatores ambientais gerados pelo homem, como poluição e dieta.
A afirmação acima é resultado de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido.
Para eles, após analisar milhares de vestígios do antigo Egito e Grécia (inclusive múmias) praticamente sem encontrar traços da doença, a conclusão é simples: o câncer, que segundo a Organização Mundial de Saúde é responsável por 13% dos óbitos no mundo, é causado pelo homem.
“Em sociedades industrializadas, o câncer é a segunda maior causa de morte, atrás apenas de doenças cardiovasculares”, escreve a equipe liderada pelo professor Michael Zimmerman em um trabalho publicado na prestigiada revista Natutre. “A história desse problema tem o potencial de melhorar nossa compreensão da prevenção da doença, bem como suas causas e tratamentos. A impressionante raridade de casos em antigos vestígios físicos pode indicar que o câncer era raro na antiguidade, o que levanta a questão sobre o papel de fatores cancerígenos no meio ambiente nas sociedades modernas”.
O trabalho se baseia em diversos dados. A equipe estudou restos mumificados e evidências descritas na literatura no período do Antigo Egito. Somente referências literárias foram usadas para estudar a Grécia antiga, uma vez que não há vestígios de corpos do período. Também foram usados estudos de restos de humanos e animais de períodos anteriores, sendo que a análise de alguns animais vai até a época dos dinossauros.
A evidência de câncer em fósseis de animais, primatas não-humanos e humanos primitivos é muito rara. Centenas de múmias foram analisadas ao redor do mundo e somente duas tiveram confirmação microscópica de câncer. A radiografia de múmias no Cairo e na Europa também não mostrou nada.
O primeiro diagnóstico histológico de câncer em uma múmia egípcia foi feito durante este estudo pelo Professor Zimmerman (um câncer de reto em uma múmia que viveu entre os anos 200 e 400). Para excluir a hipótese de que os tumores malignos não seriam bem preservados pelo processo de mumificação – o que explicaria a ausência de casos achados – o Dr. Zimmerman realizou experimentos que comprovaram que a mumificação preserva extremamente bem as características dos tecidos malignos.
Havia também poucas referências ao câncer na literatura, sugerindo que a doença era extremamente rara na antiguidade. Porém, ao chegar a um determinado período da história, a equipe notou um aumento significativo no número de casos – mais especificamente a partir da Revolução industrial. No século 17, os pesquisadores encontraram descrições de operações de câncer de mama, por exemplo, além de relatos de câncer escrotal em limpadores de chaminés (1775) e câncer nasal em usuários de rapé (1761).
Já foi sugerido que a baixa expectativa de vida na antiguidade estaria relacionada aos baixos índices de câncer. Os pesquisadores não destacam esse fato, mas levantam outras evidências de que doenças associadas à velhice já estavam presentes nos antigos. Há indícios, por exemplo, de que gregos e egípcios viviam o bastante para desenvolver osteoporose – o que significa que chegariam a uma faixa etária na qual os casos de câncer deveriam ser mais freqüentes.
Além disso, a análise dos registros a partir da Revolução Industrial mostrou um grande crescimento particularmente do câncer infantil, o que seria mais uma evidência de que o aumento dos casos não é simplesmente um efeito das pessoas estarem vivendo mais.
Para os pesquisadores, fica claro que o aumento dos casos da doença está associado à poluição e às mudanças no estilo de vida. Segundo eles, a importância de uma análise como essa, que leva em conta dados de milênios, é que ele dá uma perspectiva histórica da doença. E esse tipo de informação pode ajudar – e muito – a delinear medidas de combate à doença.
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/cancer-e-causado-pelo-homem-diz-estudo-15102010-20.shl
Fonte: INFO Online

DEBATE!

MULHERES – Dirigimos melhor…
RESPOSTA DOS HOMENS – Melhor que cegos!
MULHERES – Não ficamos carecas…
RESPOSTA DOS HOMENS – Se cabelo fosse bom não nascia embaixo do braço.
MULHERES – Temos um dia internacional…
RESPOSTA DOS HOMENS – Os outros 364 são nossos!
MULHERES – Temos prioridade em botes salva-vidas….
RESPOSTA DOS HOMENS – Nós sabemos nadar!
MULHERES – Uma greve de sexo consegue qualquer coisa…
RESPOSTA DOS HOMENS – Inclusive um par de chifre! (SEM COMENTÁRIOS….KKKKKKKK)
MULHERES – A programacão da TV é 90% voltada pra nós…
RESPOSTA DOS HOMENS – Nós temos DVD (e sabemos usar!)!
MULHERES – Somos os primeiros reféns a serem libertados…
RESPOSTA DOS HOMENS – Porque nem sequestradores aguentam vocês! (Boooooa…!!!)
MULHERES – A idade não atrapalha nosso desempenho sexual…
RESPOSTA DOS HOMENS – Mas atrapalha pra arrumar parceiro sexual! (Boooooooa…!!!!)
MULHERES – Somos nós que somos carregadas na noite de núpcias…
RESPOSTA DOS HOMENS – Caso contrário vocês podem se perder!
MULHERES – Se somos traídas, somos vítimas; se traímos, eles são cornos…
RESPOSTA DOS HOMENS – Se somos traídos elas são putas, se traímos somos garanhões! (Excelente…!)
MULHERES – Somos capazes de prestar atenção a várias coisas ao mesmo tempo….
RESPOSTA DOS HOMENS – Mas incapazes de executar ao menos uma completa de cada vez! (Nooooooossa…!!!!)
MULHERES – 98% da indústria de cosméticos e 89% da indústria da moda são voltadas pra nós…
RESPOSTA DOS HOMENS – 98% da indústria de cerveja e 89% da indústria automobilística são voltadas para nós!
MULHERES – 99% dos homens não cuidam da aparência pessoal…
RESPOSTA DOS HOMENS – 99% da beleza feminina sai com água e sabão! (Booooooa…. !!!) (Simplesmente a melhor !!!!)
MULHERES – Não nos desesperamos em frente a um campo de grama com 1 bola e 22 mulheres…
RESPOSTA DOS HOMENS – Nós não nos desesperamos frente ao pedal da embreagem! (kkkkkkkkkk….!!!!!)
MULHERES – Fazemos tudo o que um homem faz, e de salto alto!…
RESPOSTA DOS HOMENS – Quero ver mijar em pé! (….rsrsrsrs)
MULHERES – Podemos dormir com nossas amigas sem sermos chamadas de lésbicas…
RESPOSTA DOS HOMENS – Podemos dormir com suas amigas que elas não contam pra vocês! Uuuhauhauhahuuuu….

VELHO
Cora Coralina

Estás morto, estás velho, estás cansado!
Como um suco de lágrimas pungidas
Ei-las, as rugas, as indefinidas
Noites do ser vencido e fatigado.

Envolve-te o crepúsculo gelado
Que vai soturno amortalhando as vidas
Ante o repouso em músicas gemidas
No fundo coração dilacerado.

A cabeça pendida de fadiga,
Sentes a morte taciturna e amiga,
Que os teus nervosos círculos governa.

Estás velho estás morto! Ó dor, delírio,
Alma despedaçada de martírio
Ó desespero da desgraça eterna

.

PENSE NISSO

Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine… mesmo que tivesse toda a fé a ponto de ,transportar montanhas, se não tiver amor, não serei nada. (Paulo, carta aos Coríntios, Cap. 13)
A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las. (Aurélio Agostinho)

A PIADA DA SEMANA

Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar. Na rua, encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles pegam a lâmpada, esfregam-na e de dentro dela sai um gênio.
O gênio diz:
– Eu só posso conceder três desejos. Então, concederei um a cada um de vocês!
– Eu primeiro, eu primeiro.” grita um dos funcionários. Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida”.