AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS

Prefeitura prepara Ilhéus para o verão
Projeto quer humanizar a avenida Soares Lopes
Festival Ilhéus de Triathlon será realizado neste sábado
Termina na 5ª feira prazo para inscrição no projeto “Nova Geladeira” em Ilhéus
Festival de Talentos do EJA reúne arte dança e teatro nesta 3ª feira em Ilhéus

Prefeitura prepara Ilhéus para o verão

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu nesta segunda-feira (8) com seu secretariado para ultimar os detalhes e providências que estão sendo tomadas para deixar a cidade organizada para o período de verão. Além das obras em andamento, outras – de pequena monta – deverão ser iniciadas em locais estratégicos, a exemplo do centro da cidade e em locais onde a movimentação é mais intensa.

A decoração natalina do centro da cidade foi um dos temas abordados e o prefeito apresentou o projeto concebido pelo artista plástico Ulisses Moreira, que contempla os festejos natalinos. De acordo com o projeto, serão implantadas duas grandes árvores de Natal em locais a serem definido, que comporão o ambiente com ornamentação feérica com motivos próprios das festas de final de ano.

Newton Lima também garantiu que a iluminação pública do centro da cidade recebe lâmpadas de vapor metálico, substituindo as atuais. Ainda esta semana, de acordo com o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a equipe de iluminação inicia os trabalhos no centro da cidade. Freitas também garantiu ao prefeito que todos os bairros de Ilhéus estão recebendo a novas lâmpadas de vapor metálico, que iluminam mais e consomem menos energia.

Tráfego – O prefeito recomendou ao secretário da Segurança, Transportes e Trânsito, Marcelo Barreto, que promova estudo imediato sobre o trânsito e tráfego no centro e na zona sul da cidade, com a finalidade e eliminar os engarrafamentos que ocorre atualmente. O prefeito disse que é necessária a implantação da sinalização integrada, com todas as sinaleiras sincronizadas.

Segundo o secretário, em Ilhéus, a frota de veículos cresceu cerca de 30 % em um ano, e as vias urbanas são as mesmas, o que tem contribuído para criar alguns “gargalos”. Barreto explica que serão feitas algumas intervenções no trânsito, notadamente na praça Cairu, que recebe grande volume de tráfego. Os estacionamentos públicos também passarão por reordenamento, no sentido de facilitar a permanência das pessoas que pretendam vir às compras no centro da cidade.

Comércio informal – A organização das áreas públicas – passeios de ruas e praças – é outra ação que será deflagrada pelas secretarias de Planejamento, Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano; e Segurança, Transportes e Trânsito, em todo o centro de Ilhéus. A prefeitura vai fiscalizar essas atividades com equipe integrada, no sentido de adequar os espaços públicos aos que querem trabalhar.

Na avenida Soares Lopes, por exemplo, deve ser construída uma “arena” para abrigar os microempreendedores individuais que trabalham como ambulantes. O prefeito adiantou que irá promover recuperação dessa avenida, recolocando as pedras portuguesas em toda a calçada e a equipe de parques e jardins fará a manutenção da área verde, recompondo o paisagismo.

Projeto quer humanizar a avenida Soares Lopes

Estimular a prática da atividade física em um dos principais cartões postais de Ilhéus é o objetivo central do projeto “Soares Lopes Ativa”, elaborado pela Superintendência Municipal de Esportes. Para isso, destaca o superintendente Alberto Kruschewsky, é necessário humanizar os aparelhos de lazer, promover ações atraentes de educação física, melhorar a segurança e reformar a infraestrutura local. Kruschewsky informa que outra proposta do projeto após realizar estudos de viabilidade técnica é criar na avenida Soares Lopes uma ciclovia.

O superintendente comenta que “existem inúmeras evidências científicas sobre os benefícios da adoção de estilo de vida ativo e saudável. Em Ilhéus, a prática da atividade física, principalmente a corrida e a caminhada, acontece em avenidas com percursos mais longos, a exemplo da Lomanto Júnior, no bairro do Pontal, e da Litorânea Norte, no bairro do Malhado. Todavia, é a avenida Soares Lopes, em virtude de seu apelo visual e paisagístico, que acaba recebendo pessoas de praticamente todas as partes da cidade. O problema é que o local, por uma série de fatores, passa boa parte do tempo inteiramente vazio. Daí a necessidade de ações capazes de revitalizar e humanizar o espaço”.

Entre as principais ações, visando à implementação do “Soares Lopes Ativa”, o superintendente de Esportes cita a reforma e a ampliação da pista utilizada para a realização de caminhadas (com a instalação de praças sinalizadoras), reforma e manutenção das quadras de areia, criação de novos espaços voltados para a prática do futvôlei e do beach soccer e utilização da área verde existente no início da praia para a construção de campos de futebol. E mais: disponibilização diária de guardas municipais, munidos de bicicletas, para ronda na localidade, dificultando, com isso, a ocorrência de assaltos e depredações, fechamento da via direita da avenida, sentido catedral/concha acústica, aos domingos, das 6 às 14 horas, com vistas à atividades diversas, como patins, corrida e caminhada, e criação de um espaço para a realização de aulas de hidroginástica no verão, na praia do Cristo, nas proximidades da cabana do Badaka.

Parcerias – Segundo avaliação de Alberto Kruschewsky, outro ponto do projeto é a formatação de parcerias. “As universidades e faculdades da cidade poderão inserir projetos de integração com a comunidade, disponibilizar estagiários e professores para realizar diversas práticas de lazer a serem desenvolvidas. Além disso, empresas sediadas em Ilhéus devidamente inscritas e atualizadas no que concerne às respectivas obrigações fiscais poderão implantar em sistemas de rodízio postos de serviços nos bolsões de estacionamento, expondo, suas marcas para a população, a exemplo das clínicas de fisioterapia”.

Festival Ilhéus de Triathlon será realizado neste sábado

Neste sábado (13), a partir das 13 horas, a cidade volta a ser palco de importante prova esportiva com a realização do Festival Ilhéus de Triathlon, válido como a quarta etapa do campeonato baiano. Realizado pela Federação Baiana de Triathlon, em parceria com a secretaria municipal de Turismo e Superintendência Esportiva de Ilhéus, o evento conta com o apoio da TV Santa Cruz e do Programa FazAtleta. Para que o Festival tenha êxito total, o prefeito Newton Lima anunciou que todas as secretarias estão engajadas na sua preparação. Os trabalhos envolvem a montagem da infraestrutura, a marcação dos percursos e a entrega de prêmios.

O secretário de Turismo, Paulo Moreira, disse que estão sendo esperados atletas de várias partes do Brasil, bem como de outros países, como México, Estados Unidos, Austrália, Suíça e Canadá. Ainda segundo informações do secretário, serão 750 metros de natação na Baía do Pontal, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida. “As duas últimas etapas da prova, ciclismo e corrida, utilizarão o percurso: Soares Lopes, no sentido porto, com retorno pela própria avenida. Logo depois, os triatletas entrarão na rua Coronel Paiva, pegando a Eustáquio Bastos e contornando na esquina do Sindicato Rural em direção mais uma vez à praia do Cristo”.

Depois de alguns anos sem receber qualquer etapa da modalidade, a cidade de Ilhéus volta a sediar uma importante prova de Triathlon. Paulo Moreira comenta que “retornar ao palco das grandes competições esportivas é sem dúvida alguma uma conquista importante para o município, que como um dos maiores pólos turísticos da Bahia, continua trabalhando para ampliar e consolidar seus produtos”. Entre os parceiros da primeira edição do Festival Ilhéus de Triathlon, estão a Bahiatursa, Caixa Econômica, Makro Atacadista, Empresa Águia Branca, Petrobras e Sorvete Kibon.

Entre os principais objetivos do festival os organizadores destacam o fomento a prática esportiva no município, a divulgação local da modalidade na cidade, na Bahia e em todo o país, o incremento do número de adeptos, a ampliação e a diversificação em Ilhéus dos campeonatos de natureza esportiva. E mais: a realização de evento que associado a grandes empresas, passe a ser referência baiana, a associação do evento às belezas naturais da cidade e o reforço da imagem das empresas parceiras com ações ligadas ao esporte, saúde, bem-estar e atitudes positivas.

Início no Brasil – A primeira prova de triathlon no Brasil ocorreu em 1983, no Rio de Janeiro. Desde então este esporte vem sendo dinamizado e difundido em praticamente todo o país. Atualmente, existem 19 federações filiadas que estão localizadas nas seguintes cidades: João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL), Aracaju (SE), Natal (RN), Cuiabá (MS), São Luis (MA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Palmas (TO), Belém (PA), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). Se encontra em processo de fundação as federações dos estados do Amazonas e do Pernambuco.

Termina na 5ª feira prazo para inscrição no projeto “Nova Geladeira” em Ilhéus

Consumidores de Ilhéus da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) de baixa renda e que estejam interessados em adquirir uma geladeira nova, gratuitamente, devem procurar até esta quinta-feira (11), as sedes das secretarias municipais de Educação, na Avenida Itabuna, 2.222 e de Assistência Social e Trabalho, na rua Vereador Mário Alfredo Santos. O cadastramento dará acesso ao projeto “Nova Geladeira”, promovido pela Coelba. O cliente deve apresentar três contas de energia elétrica pagas e com consumo mensal igual ou superior a 70 quilowatts, além de possuir geladeira velha, com motor.

Na Secretaria de Educação, o cadastramento pode ser feito no auditório, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Já na secretaria de Assistência Social o cadastro será realizado num posto montado pela Coelba, das 8 às 14 horas, voltado especificamente para cadastrar pessoas no Programa Bolsa Família. De acordo com a Coelba, a previsão é que a entrega das novas geladeiras aconteça no período de 06 a 17 do próximo mês. Na página do programa Nova Geladeira na internet (www.coelba.com.br/novageladeiracoelba) é possível preencher e imprimir a ficha de inscrição, além de ter acesso às maiores informações sobre o programa.

A Coelba e os governos federal e estadual prevêem a doação de 30 mil geladeiras a consumidores de baixo poder aquisitivo em 50 municípios da Bahia. Segundo dados da empresa, ao trocar a geladeira velha por nova, o consumidor pode ter economia mensal média de 31 reais. No momento da substituição da geladeira o cliente também ganha quatro lâmpadas fluorescentes para substituição das antigas.

Projeto Nova Geladeira – De acordo com a Coelba, uma geladeira pode representar até 70% do consumo mensal de energia. Desta forma, com a geladeira nova, a economia pode chegar até 40 reais por mês, a depender do modelo e estado de conservação do refrigerador que será substituído.

O projeto foi lançado pelo grupo Neoenergia, em junho de 2008. E em março de 2010 foi modificado devido à publicação da Lei 12.212 de 21/01/2010 que altera os critérios para os projetos de eficiência energética das distribuidoras de energia elétrica. O projeto agora não é mais de venda e sim de doação de geladeira para quem possui tarifa social de energia elétrica.

Festival de Talentos do EJA reúne arte dança e teatro nesta 3ª feira em Ilhéus

A Secretaria de Educação de Ilhéus promove nesta terça-feira (9), a partir das 18h30min, o IV Festival de Talentos do Programa de Educação para Jovens e Adultos (Eja), no Teatro Municipal. O evento, que acontece desde 2002, visa reunir os integrantes dos centros de atendimento a esta modalidade de ensino do município. Apresentação de dança, música e teatro estão na programação do festival, que tem como público-alvo alunos, professores, diretores, orientadores e supervisores da Eja, além de profissionais da educação da rede municipal e o público.

A secretária Lidiney Campos disse que o evento tem estimulado e despertado os alunos da Eja para a descoberta das habilidades artísticas, “alcançando os jovens, adultos e idosos, na apresentação dos seus talentos, principalmente àqueles que estão iniciando o seu processo de escolarização, aumentando assim o potencial de auto-realização”.

Professores e alunos do Eja de diversas unidades escolares do município participam do evento, a exemplo de Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Darcy Ribeiro, escolas municipais do Salobrinho, Princesa Isabel e Temístocles Andrade, Escola Munipalizada da Barra de Itaípe, escolas nucleadas de Areia Branca, de Aritaguá I, de Olivença, de Sambaituba e do Couto, além do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne de Lemos.