WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


novembro 2010
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  








Prefeitura Municipal de Ilhéus


Nova ponte em Ilhéus é um compromisso do governador Wagner, diz superintendente
Prefeito discute situação da saúde de Ilhéus com o secretário Jorge Solla
Secretaria de Educação promove seminário sobre adolescência
Atividades nas escolas e show cultural marcam Semana da Consciência Negra
Saúde encerra curso de detecção do câncer infanto-juvenil

***

Nova ponte em Ilhéus é um compromisso do governador Wagner, diz superintendente

“A construção de ponte ligando o centro de Ilhéus à sul da cidade é um compromisso do governador Jaques Wagner e só estávamos aguardando o final das eleições para iniciarmos as ações administrativas”. Foi dessa forma que a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Maria das Graças Torreão Ferreira, da secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano conversou com o prefeito Newton Lima, durante audiência em seu gabinete, no Palácio Paranaguá, na manhã desta terça-feira (16).

O prefeito definiu a construção da ponte como primordial para o desenvolvimento de Ilhéus, uma vez que os engarrafamentos só ocorriam durante a alta estação e a consequente chegada de turistas. Entretanto, agora o problema já se tornou diário, causando prejuízos de várias espécies aos que precisam utilizar a ponte Lomanto Júnior, principalmente nos horários de pico, como de manhã cedo e ao anoitecer.

O prefeito lembrou que com o advento do Complexo Intermodal, que inclui a construção de ferrovia, de novo aeroporto, de porto off-shore e a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), tanto o estado como o próprio município têm que agir com rapidez para encontrar soluções viáveis para que não aconteça um estrangulamento no trânsito. Nesse sentido, considerou como importante outra ação que vem sendo desenvolvida pelo estado que estuda a implantação do corredor de transporte interligando Ilhéus e Itabuna.

Maria das Graças Torreão afirmou que nesta primeira visita pretende conhecer os três projetos existentes sobre a nova ponte, inclusive com a sugestão do prefeito, para que o escolhido venha a atender as exigências não só dos meios legais, como também que corresponda aos anseios da comunidade. Para isso, disse que um dos próximos passos será o de reunir o Conselho Municipal da Cidade e outros órgãos afins, com a finalidade de discutir o projeto e ouvir sugestões, para em seguida ser apresentado ao governador Jaques Wagner.

Mesmo com o projeto ainda não definido, a superintendente afirmou que já estão sendo adotadas as medidas com a finalidade de captar recursos para a construção da ponte, pois no momento há apenas estimativa do custo. “Precisamos de um número real para que possamos viabilizar o empreendimento”. Da reunião também participaram o secretário de Governo, Alcides Kruschewsky e o chefe de Gabinete, José Nazal Pacheco.

Prefeito discute situação da saúde de Ilhéus com o secretário Jorge Solla

A situação financeira que passa momentaneamente a saúde pública em Ilhéus será objeto de discussão em Salvador, entre o prefeito Newton Lima e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. O encontro está agendado para as 16 horas desta quinta-feira (18), no gabinete do secretário, quando o prefeito irá detalhar todo o problema e tentar buscar reforço de novas verbas. A seu ver, no momento o quadro se encontra caótico. Newton Lima viaja acompanhado de assessores jurídico e financeiro, além de gestores interinos da secretaria municipal da Saúde.

A informação foi dada pelo prefeito nesta terça-feira (16), em seu gabinete, à comitiva formada pelo presidente da Câmara municipal, Jailson Nascimento, e aos vereadores que atualmente fazem parte ao grupo oposicionista, e ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Luís Cláudio Machado (Lu). O grupo foi em busca de discutir questões ligadas às secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Administração, Fazenda, Segurança, Transporte e Transito, dentre outras, em favor do servidor.

Na oportunidade, o prefeito afirmou que em Salvador vai avaliar com o secretário Jorge Solla toda a problemática do setor de saúde que é vivida não só em Ilhéus, como também em diversos municípios brasileiros. Lembrou que “a consequência é o reflexo da aguda crise financeira gerada por perdas de verbas federais e estaduais, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ICMS, que mês a mês sofrem os municípios, principalmente os de pequenos portes. E a crise agora atinge prefeituras de médio e grande portes, incluindo o nosso”.

Comissão setorial – Com o intuito de identificar alguns problemas relacionados a algumas secretarias no âmbito de funcionalidade, ficou definida a criação da comissão setorial. O grupo que tem sua primeira reunião marcada para esta semana, conta com a participação de representantes de secretarias municipais, do Sinsepi e vereadores.

Secretaria de Educação promove seminário sobre adolescência

Ciente de que a adolescência possui características próprias e significativas, faz-se necessário conhecê-las a fim de melhor atendê-las. Com base nessa assertiva, a secretaria municipal da Educação promove nesta sexta-feira (19) o I Seminário sobre Adolescência, com o tema “AdoleSer, um novo olhar”. O evento, que acontece das 8 às 17 horas, no auditório do Instituto Nossa Senhora da Piedade, tem como público-alvo professores da rede municipal de ensino.

O evento tem o objetivo de promover a atualização conceitual da adolescência entre os professores que atuam diretamente com adolescentes, sensibilizando, informando e instrumentalizando-os sobre o ser adolescente em suas dimensões: biológica, cognitiva, psico-emocional e social, a fim de estabelecer laços de empatia, confiança e segurança, facilitando a relação ensino-aprendizagem, deixando-a mais significativa e com máxima qualidade.

O seminário aborda o aspecto orgânico, com a médica hebeatra Eliana Vita; o aspecto emocional, com o psicanalista e pastor Pedro Chagas, e o aspecto comportamental dos adolescentes, com a psicopedagoga e professora Edla Soares. A secretária Lidiney Campos afirmou que “acredito que este momento será muito importante enriquecedor todos os profissionais que trabalham com este público: professores, orientadores educacionais, coordenadores pedagógicos e gestores educacionais da rede municipal de ensino”.

Além dos professores da rede municipal de ensino, a secretaria disponibilizou vagas para professores da rede estadual, “afirmando a necessidade de fortalecer a parceria na educação pública de Ilhéus”, ressaltou Lidiney Campos. Vários órgãos e entidades que atuam direta ou indiretamente no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente também foram convidados, a exemplo do Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Direc, Comitê Contra Pedofilia, Delegacia Especializada de Apoio à Mulher, Centro Especializado da Assistência Social, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência à Inclusão Escolar, Núcleo da Mulher, entre outros.

Programação – Após o credenciamento, a ser realizado a partir das 8 horas, o evento será aberto com apresentação artística e em seguida iniciam as dinâmicas de grupo. Às 9h30min será realizada a palestra “Síndrome da adolescência normal”, proferida pela médica Eliana Vita. Após a palestra, será realizada plenária e apresentação teatral. A programação recomeça a partir das 13h30min, com apresentação de vídeos e de dança com alunos da Escola do Banco do Pedro. Os participantes assistem entrevistas gravadas com alunos e iniciam discussão às 15h10min. A professora Edla Soares ministra a palestra “O papel da escola no adolescer social”, às 15h30min.

Atividades nas escolas e show cultural marcam Semana da Consciência Negra

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Educação, iniciou uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Desde que o Conselho Municipal de Educação de Ilhéus regulamentou a inclusão das matrizes afro-indígenas no calendário letivo no município através da resolução do conselho, número 2, de 23 de setembro de 2009, a secretária, em articulação com a comissão mista para a diversidade desenvolve ações nas escolas da municipal de ensino.

Desde dia 16 que diversas escolas realizam oficinas, debates, apresentação de dança, capoeira, maculelê, teatro, música, além de mostra de filmes e de fotografia, festival de culinária. Nas escolas, as atividades prosseguem até esta sexta-feira (19), data em que o Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus realiza encontro de dirigentes, a partir das 8 horas, no auditório da Fundação Cultural.

Já às 14 horas, o conselho promove mostra cultural no Teatro Municipal e em seguida inicia palestras voltadas a estudantes e professores das redes pública e privada de ensino. A palestra “A história da África no livro didática e o papel do professor”, será ministrada por Alfredo Boulos Júnior. O próximo tema a ser abordado é “Políticas públicas para os afro-descendentes”, pelo ex-presidente do conselho, Aldircemiro Ferreira (Mirinho). A última palestra da tarde vai falar sobre “O papel do conselho no movimento negro”, que será proferida por Gilsonei Rodrigues (Mestre de Ney)

A programação da semana tem ponto alto no sábado (20) com cortejo afro, a partir das 8 horas, com saída da avenida 2 de Julho, em direção às principais ruas do centro de Ilhéus. O cortejo terá a participação de estudantes, professores, entidades afros, artistas e comunidade. O evento será encerrado com show dos grupos afro Dilazenze, Zambi-Axé, Rastafari, Minicongo, Danados do Reggae, Afoxé Filho de Ogum, Os Malês, Zimbabuê, Leões do Reggae e Guerreiros de Zulu e Levada da Capoeira, além da cantora e compositora Selma Aguiar

A Semana da Consciência Negra acontece em parceria com a Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus, Conselho Municipal de Educação, Direc-6, Grupo Nação Zumbi, Movimento Negro Unificado e Movimento Negralidade.

ProJovem – Nesta quinta-feira (18) o núcleo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) de Ilhéus, localizado no bairro São Miguel, realiza desfile, a partir das 14 horas, com os adolescentes que fazem parte do programa. A proposta é promover a valorização da cultura, chamando a atenção dos jovens para o processo de construção étnica do Brasil e para a importância do negro nesta formação, “visando possibilitar ao adolescente um posicionamento mais critico sobre a realidade social”, afirmou a coordenadora do ProJovem em Ilhéus, Aleide Amorim.

Na sexta-feira (19) outros núcleos do programa em Ilhéus se reúnem para um grande desfile tendo a Semana da Consciência Negra como temática, a partir das 9 horas, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Nos dias 22 e 23, integrantes do programa participam de campeonato de surf na praia do sul.

Saúde encerra curso de detecção do câncer infanto-juvenil

A capacitação do projeto “Detecção precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infanto-juvenil”, uma parceria da Secretaria de Saúde de Ilhéus com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o GACC Sul e o Instituto Ronald McDonald chega à fase final. O projeto capacitou 100% das equipes de Saúde da Família e pediatras de referência municipais e pretende lançar uma ficha de referenciamento que dará mais agilidade ao diagnóstico do câncer infanto-juvenil, transformando a iniciativa em programa municipal, incluído no protocolo de atenção à saúde da criança e do adolescente que deve ser lançado até o final deste ano.

Como parte integrante do Programa Diagnóstico Precoce, as aulas de formação oferecidas durante o curso (iniciadas em abril e concluídas em novembro) foram fundamentais para a criação da ficha de referenciamento a ser implantada no sistema público de saúde do município.

Na terça-feira (23), a partir da 14 horas, no auditório Paulo Souto, na Uesc, os parceiros envolvidos no programa Detecção Precoce do Câncer Infanto-juvenil convidam todas as turmas capacitadas em 2010 em Ilhéus para a entrega dos certificados de conclusão do curso e para formalização da ficha de referenciamento criada para a região. Nesta data também lembrado o dia Nacional de Combate ao Câncer.

O programa foi desenvolvido pelo Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica e o Ministério da Saúde. Lançado em 2008, o programa capacita profissionais da estratégia da atenção básica e Saúde da Família.

Após capacitar 2.606 profissionais em oito estados brasileiros, o programa já foi expandido para 13 instituições de 10 estados brasileiros. O projeto tem o objetivo de aumentar o número de casos diagnosticados precocemente do câncer infanto-juvenil, reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em serviço especializado, de modo a contribuir com o aumento da probabilidade de cura de crianças e adolescentes com câncer.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia