WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2010
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  








Prefeitura Municipal de Ilhéus

AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Orla Sul receberá vários serviços para atender a alta temporada
Seminário discute dengue em Ilhéus
Prefeitura convoca candidatos aprovados em Seleção Pública
Saúde realiza passeata pelo Dia Mundial de luta contra a Aids.
Bolsa Família recadastra famílias do Teotônio Vilela próximos dias 6 e 7
Dezenas de alunos participam de feira de ciências na Maramata

***

Orla Sul receberá vários serviços para atender a alta temporada

Durante reunião de secretariado promovida pelo prefeito Newton Lima, terça-feira (30), integrantes do Comitê Gestor da Orla fizeram uma explanação sobre a atual situação em que se encontram as faixas litorâneas Sul e Norte, visando a próxima alta temporada. A solicitação foi feita pelo secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alysson Mendonça, cabendo a Ruth Colares e Marilene Lapa, bióloga e arquiteta, respectivamente, fazer um relato do trabalho que ambas vem realizando em campo.

Após apresentarem um quadro sobre como se encontra a orla Sul, incluindo situação das cabanas, problemas de limpeza, iluminação, entre outros itens, Ruth e Marilene mostraram um relatório onde são apontados vários serviços, que, devem ser realizados no prazo máximo até 20 de dezembro, com a finalidade de bem atender aos turistas e comunidades locais e circunvizinhas. Um desses serviços refere-se à retirada total das cabanas que se encontram abandonadas e cujos proprietários são desconhecidos, além daquelas que foram queimadas, mas que ainda preservam parte da estrutura.

Adiantou Marilene Lapa, que as sugestões agora apresentadas servirão apenas para atender a alta temporada, pois, ao seu término serão colocadas em prática nova medidas, com teor mais drástico, visando à reurbanização total daquela área. E citou como exemplo o caso de algumas cabanas onde os proprietários também residem, “sendo que, em uma delas, o dono já construiu cerca e ainda uma cancela, o que deve ser retirado, pelo menos, nesta primeira ação que sugerimos”, afirmou.

Ainda durante a explanação, as integrantes do Comitê Gestor da Orla discorreram sobre os problemas relacionados ao estacionamento, principalmente dos ônibus; da coleta de lixo que precisa ser dinamizada, com preferência com equipe fixa; agilização da troca de lâmpadas queimadas ou quebradas dos postes públicos; capinagem de todas as áreas degradadas, mas com acompanhamento de uma bióloga com o objetivo de preservar a vegetação nativa, e ainda a constante fiscalização dos ambulantes, para que, os que sejam credenciados não venham a ser prejudicados pelos infratores.

No que se refere à Orla Norte, onde em administrações anteriores foi implantado um calçadão com barracas padronizadas, elas afirmaram que hoje, a situação se encontra quase que caótica, tanto no que tange a própria estrutura das cabanas, quanto ao atendimento ao público, com condições precárias de higiene.

Seminário discute dengue em Ilhéus

Com o objetivo de convocar o poder público e a sociedade civil para participação conjunta e efetiva nas ações de prevenção e controle da dengue, a Secretaria da Saúde de Ilhéus, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), promoveu na tarde da última terça-feira (30), no Auditório da Justiça Federal, o Seminário de Sensibilização para Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue.

Inicialmente, foi concedida uma coletiva à imprensa, com a participação do prefeito Newton Lima, do secretário da saúde, Jorge Arouca, da coordenadora do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), Melyssa Neves, e a coordenadora do Grupo de Trabalho Ampliado da Dengue na Sesab, Elisabete França.

Seguindo com as atividades da tarde, foi realizado um encontro aberto ao público, que reuniu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil como igreja católica, polícia militar, exército, associações de bairros, conselhos, embasa, Infraero e setor empresarial. Durante o evento, foi apresentado o projeto de mobilização social para o município, que visa incluir a participação direta da sociedade e apoiar as ações que já estão sendo implementadas.

Números – Durante o seminário, foram apresentados dados da situação da dengue em Ilhéus. Foram notificados na cidade, de janeiro a 27 de novembro de 2010, 1.561 casos. Já da dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, foram notificados 60 casos. Em relação aos bairros, os que apresentam maior número de casos neste período são o Teotônio Vilela e o Malhado, com 408 e 227 casos respectivamente. Na sequência, aparecem os bairros Nossa Senhora da Vitória, 114 casos; o Conquista, 108; Princesa Isabel, com 94; Nelson Costa, com 71; e a Barra, com 56 casos.

Segundo as informações divulgadas no seminário, outro índice preocupante é o número de pendências, ou seja, de casas que se encontram fechadas ou que os moradores não permitiram a entrada dos agentes. Em Ilhéus, o número de imóveis nesta situação é de 56 mil. Assim, a equipe técnica presente nas atividades salientou a importância da participação popular no combate e prevenção da Dengue, uma vez que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências.

Segundo a técnica da Sesab, Elisabete França, a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti vem apresentando algumas particularidades. A tendência é de que a faixa etária mais atingida sejam crianças com menos de um ano, e jovens de 10 a 14 anos. Além disso, há um aumento expressivo da forma grave da doença. Na Bahia, este ano, foram notificados 54. Ações de combate à dengue, que vão desde o trabalho de conscientização da população, até o combate aos focos nos bairros, já estão sendo articulados pela Secretaria da Saúde do Município e do Estado.

Diante dos índices alarmantes e do iminente risco de epidemia, o secretário Jorge Solla garantiu que até o dia 10 de dezembro a equipe de agentes de endemias será reforçada em mais 50 pessoas, conforme informou o prefeito Newton Lima. Além disso, o secretário Jorge Arouca salientou que ‘’a dengue é um problema multifatorial, como questões climáticas e geográficas. Mas é imprescindível também que a sociedade como um todo esteja empenhada para o combate à doença.’’

Prefeitura convoca candidatos aprovados em Seleção Pública

Desde a última terça-feira (30), a secretaria municipal de Administração está convocando os quarenta candidatos aprovados na Seleção Pública Simplificada realizada para Salva-Vidas. Os aprovados devem comparecer à Supervisão de Recrutamento da Prefeitura de Ilhéus, situada no Anexo de Secretarias, 3º andar, centro da cidade, no horário das 12 às 18 horas, para a entrega dos documentos necessários ao processo de admissão. Os novos salva-vidas, que reforçarão o trabalho de segurança nas praias do município até março de 2011, também deverão apresentar o resultado do eletrocardiograma, conforme determina o edital 001/2010.

Por ordem de classificação, os candidatos aprovados na Seleção Pública Simplificada para Salva-Vidas são os seguintes: Edvaldo dos Santos, Mário Márcio Souza Moreira, Josuel Sacramento Vaz, Luciano Araújo de Melo, Moisés Souza Gonçalves, Aelson Santos Bonfim, Lucas Antônio Costa Santos, Márcio Bonfim dos Santos, Leandro Melgaço dos Santos, Juliano Santos Souza, André Carlos Santos Souza Júnior, Lailson Pereira de Brito, Gustavo Farias Kauark, Gerenaldo Oliveira Santos Júnior, Tiago Santana Pedra, Deivid Nascimento Pinheiro, Pedro Filipe Pacheco Santos Souza, Fágner Carvalho Santos, Lindemberg dos Santos Amaral, Ádamo Conceição Lima, José Eduardo Buralho Costa, Luis Carlos Santos, Abel da Silva Souza, Luana Catarina Santos de Jesus, Luciano Lima Santana, Ailton Andrade Silva Filho, Célio Roberto de Jesus Bigi, Cristiano Ferreira Silva, Elisângelo José dos Santos, Rodrigo de Carvalho Figueiredo, Thiago Santos Castro, Luis Silva Santos Filho, Uillian Belém Matos, Sebastião Ramos dos Santos, José Joaques Santos Silva, Fábio Nunes, Raimundo da Glória Santos, Ricardo Ramos Santos, José Alberto Vieira Júnior e Eduardo Hermilo T. Santos.

Além da escolaridade e da documentação exigida pelo edital, os 54 candidatos inscritos foram submetidos a uma prova prática, que incluiu a realização de duas atividades físicas. No dia 25 de novembro, com um percurso total de 2.400 metros, uma corrida foi realizada no Estádio Mário Pessoa. Já no dia 26, com 1.800 metros, o cronograma constou de uma prova de natação, que teve largada na praia do Pontal, em frente à Casa de Eventos Boca Du Mar, e chegada na praia da Maramata, Nova Brasília.

O secretário de Administração, Antônio Bezerra, informa que, em parceria com o Corpo de Bombeiros, será realizado um treinamento, para os 40 novos salva-vidas, e uma reciclagem, para os 35 salva-vidas efetivos. De acordo com Antônio Bezerra, o treinamento e a reciclagem acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, na própria sede da instituição, localizada na Barra de Itaípe, zona norte da cidade. Os novos contratados devem iniciar suas atividades no próximo dia 10, auxiliando um trabalho que vai da Ponta do Ramo, na praia no Norte, até Águas de Olivença, na praia do Sul.

Saúde realiza passeata pelo Dia Mundial de luta contra a Aids.

A secretaria da Saúde de Ilhéus, através da equipe do centro de referência em DST/Aids, realizou na manhã desta quarta-feira (01), uma passeata em comemoração ao Dia Mundial de luta contra a Aids. A caminhada teve início às 9 horas, acompanhada de um mini-trio, com saída do CAE III (antigo Sesp), na avenida Canavieiras, em direção ao centro da cidade, onde prosseguiram as atividades do dia realizadas em um estande montado em frente a Praça J. J. Seabra, e que acontecem até o dia 2 de dezembro.

Dentre as ações estão o aconselhamento coletivo, o teste rápido diagnóstico para HIV, aconselhamento individual, entrega de material educativo e brindes com mensagem de prevenção, além da distribuição de preservativos. Segundo Katiussa Vésper, gerente do Centro de referência em DST/HIV/AIDS de Ilhéus, “é importante que o paciente realize o teste rápido, pois através do diagnóstico precoce ele evita transmitir a doença aos parceiros por falta de conhecimento da existência da doença”.

O teste rápido está sendo realizado no estande e é gratuito. Em caso de resultado positivo, a pessoa recebe orientação no próprio local e é encaminhada a sede do DST/Aids para a realização de mais exames e início do tratamento. Katiussa afirmou ainda que a população tem participado ativamente das ações. “Por estar localizado no centro, o estande chama a atenção e a ação acaba cumprindo o seu papel de convocar, chamar, alertar a população para a causa”, conclui ela.

Na quinta-feira (2), será promovida uma caminhada pelo comércio de Ilhéus, com a presença do Secretário da Saúde, o médico Jorge Arouca, e da equipe do Centro de Referência em DST/Aids, ONG’s, além dos profissionais de saúde. O tema para as atividades do Dia Mundial de luta contra a Aids é “o preconceito como aspecto de vulnerabilidade a Aids”. O público-alvo escolhido para a campanha deste ano são os jovens na faixa etária de 15 a 24 anos.

Bolsa Família recadastra famílias do Teotônio Vilela próximos dias 6 e 7

As famílias residentes em Ilhéus, que estão há mais de dois anos sem realizar o recadastro no Bolsa Família ou que tiveram o benefício suspenso, devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, das 8 às 14 horas, até o próximo dia 31 de dezembro para garantir sua inclusão no programa. A informação foi prestada pelo coordenador do programa em Ilhéus, Pedro Lucas, nesta quarta-feira (1º). A sede da secretaria está localizada na rua Vereador Mário Alfredo, s/n. Este ano, um total de 1200 famílias, que estavam há mais de dois anos sem passar pelo recadastro, passaram por revisão cadastral.

Na próxima semana, dias 6 e 7, o Bolsa Família realiza mutirão de pesagem e de recadastramento do benefício no bairro Teotônio Vilela. O procedimento será realizado a partir das 8 horas no Centro de Referência da Assistência Social, localizada na avenida Central, nº 625, e contará com o apoio do Departamento de Atenção Básica, que vem realizando o acompanhamento nutricional das crianças que integram o programa. Nesta quinta-feira (2) o acompanhamento de peso será realizado na Escolinha Cantinho do Recreio, na Barra de Itaípe, das 7h30min às 12 horas.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que procura beneficiar famílias que vivem em situação de pobreza, por meio da transferência de renda. O programa faz parte do Fome Zero, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional, contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome. O Bolsa Família atende mais de 12 milhões de famílias em todo território nacional.

Em Ilhéus, 22.840 famílias estão cadastradas no programa, gerando movimentação financeira na cidade de R$ 620 mil por mês. O benefício varia entre R$ 22,00 e R$ 200,00, e para ter acesso é necessário que a família tenha uma renda mínima de até R$ 120,00 por pessoa, que será somada e dividida entre o número de moradores da casa. Se o valor encontrado se encaixar em algum perfil do programa, essa família deve se dirigir à secretaria de Assistência Social e Trabalho, levando todos os documentos dos familiares e solicitar a sua inclusão no Bolsa Família.

Esquecidos – Ainda de acordo com Pedro Lucas, cerca de 1.400 famílias ainda não retiraram seu respectivo cartão na agência da Caixa Econômica do calçadão da Marquês de Paranaguá, centro de Ilhéus. Além de novos cadastros, também existem cartões referentes a pedidos de segunda ou terceira vias. Cartões de beneficiários de outros municípios, como Buerarema e Uruçuca – municípios que não possuem agência da Caixa Econômica – também podem ser encontrados na agência.

Dezenas de alunos participam de feira de ciências na Maramata

Estudantes de várias unidades escolares do município foram beneficiados na semana passada (26) por uma grande feira de ciências promovida por alunos do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) em parceria com a Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata). Denominado “Barracão das Ciências: Uma Mistura de Conhecimentos”, o projeto foi executado na sede da Maramata, situada no bairro Nova Brasília, com o objetivo central de promover a divulgação científica para aumentar o grau de conscientização coletiva das pessoas.

Durante todo o dia, nos oito toldos montados pela Fundação Maramata, os estudantes de Biologia abordarão temas diversos, como ‘zoologia’, ‘microbiologia’, ‘plantas medicinais’, ‘animais peçonhentos’ e ‘saúde bucal e digestão’. Além das palestras e da exposição de animais (vivos e empalhados), o “Barracão das Ciências” promoveu inúmeras atividades recreativas, como jogos educativos e exibição de filmes.

Na avaliação do diretor-presidente da Maramata, Antônio Olímpio Rhem da Silva, além da proposta central, a iniciativa também teve como finalidades específicas, entre outras, proporcionar momentos educativos capazes de despertar o interesse das pessoas, possibilitar a troca de informações entre o conhecimento da população e o conhecimento científico e promover interações lúdicas para os alunos e a comunidade.

Educação ambiental – A Universidade Livre do Mar e da Mata tem como objetivo central promover a educação e a consciência ambientais. Entre os projetos já iniciados pela instituição ou em fase de desenvolvimento, destacam-se o “Coletor de Baterias de Celular”, esforço que objetiva cumprir resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama); “Bolinha de Papel”, que visa proporcionar aos alunos das escolas públicas e particulares o avanço no processo educativo ambiental; e “Jogue Limpo com seu Bairro”, trabalho que tenta sensibilizar a comunidade do Pontal para a Educação Ambiental, buscando uma maior participação popular neste processo de transformação.

1 resposta para “Prefeitura Municipal de Ilhéus”

Deixe seu comentário





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia