Prefeitura Municipal de Ilhéus
Capitania dos Portos de Ilhéus lança campanha Legal no Mar
Casa de Cultura Jorge Amado será revitalizada antes do seu centenário
Operação Verão é deflagrada na zona sul e centro de Ilhéus
Caminhada encerra atividades do Dia Mundial de luta contra a Aids.
Jovens de Ilhéus têm acompanhamento psicossocial de técnica de Salvador
Comandantes de companhias de PM de Ilhéus discutem violência no município
Odontomóvel atende bairros e distritos
Lançamento de audibook é transferido para a terça-feira
***
Capitania dos Portos de Ilhéus lança campanha Legal no Mar
O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, participou na noite desta quinta-feira (2) do lançamento da décima-quinta edição da campanha Legal no Mar, promovido pela Capitania dos Portos da Bahia, no Batuba Beach, rodovia Ilhéus/Canavieiras. O evento contou com a presença do capitão de mar e guerra (Capitão dos Portos da Bahia – sede em Salvador), Paulo Fernandes Baltoré e do delegado da Capitania dos Portos em Ilhéus, comandante Eduardo Fontes, além de empresários, vereadores e demais autoridades locais. A campanha tem como propósito evitar a ocorrência de acidentes náuticos.
Lançada em 1996, a iniciativa trouxe o tema “Navegar com segurança” deste ano contou com o apoio de diversas empresas, a exemplo da Bahia Mineração, South Bahia, Apoio Nordeste, Ocean Pact, Pan Marine do Brasil, Tecnosub, Poupex, Geodril, Transpetro, Batuba Beach, Hotéis Transamérica, CLC, Grupo Cepemar, Wilson, Sons Rebocadores, Associação dos Práticos de Ilhéus, Menezes e Filho Ltda e da revista Folha da Praia. Na oportunidade, seus representantes foram homenageados com o troféu Amigo do Mar. Representantes das colônias de pescadores Z-34 e Z-18 também foram agraciados com kits de coletes salva-vidas para reforçar a segurança dos pescadores.
Para o comandante Eduardo Fontes, o sucesso da campanha só será alcançado se houver comprometimento e participação de todos, “e principalmente daqueles voltados para a atividade náutica, que deverão cumprir os requisitos de segurança da navegação, adequando suas embarcações e somente se fazer ao mar, se forem conduzidas por pessoas habilitadas”. Ao longo do ano, a delegacia ministra palestras e cursos para a formação de aquaviários (profissionais e amadores).
Salvar vidas é a principal missão da campanha, na opinião do vice-prefeito Mário Alexandre. “Com a chegada do verão, as atividades náuticas se intensificam e são necessárias ações efetivas, a exemplo desta campanha, para evitar acidentes e levar segurança às pessoas que utilizam as embarcações e os banhistas, que estão em maior número, e muitas vezes mais vulneráveis aos acidentes”. A campanha segue durante todo o verão e no caso de Ilhéus, abrange seus 80 quilômetros de praia, além de 66 municípios da Bahia que integram a delegacia dos portos local.
Mais sobre a campanha – A estratégia da campanha Legal No Mar é a divulgação e conscientização de proprietários, usuários de embarcações e a população, notadamente, para os freqüentadores de praias, sobre as normas de segurança da navegação e adoção de medidas preventivas para evitar a poluição no meio ambiente hídrico. A delegacia dos portos ressalta que a diretoria de portos e costas, através de seu site dpc.mar.mil.br disponibiliza uma gama de publicações normativas (as chamadas normas da autoridade marítima, em complemento aos preceitos da lei número 9.537/97 – Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário e seu decreto regulamentador número 2.596/98, com a finalidade de informar sobre os direitos e deveres dos cidadãos ligados às atividades náuticas.
Casa de Cultura Jorge Amado será revitalizada antes do seu centenário
A concepção arquitetônica para restaurar a Casa de Cultura Jorge Amado já se encontra no Ministério da Cultura. A reunião que assinou o projeto aconteceu em São Paulo, na Associação de Museus e Casa de Cultura do Brasil. O ato contou com a presença de William Nacked e Nestor Amazonas, respectivamente, presidente e diretor da entidade, Isabela Galvez, arquiteta responsável pelo projeto e Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus. A restauração de palacete não será custeada pelo município e sim através de parcerias.
O projeto prevê a instalação de exposição com base nas obras do autor, ampliar o número de pessoas que quer conhecer o palacete e atender aos anseios de visitantes que buscam a interatividade e o conhecimento. A ideia é desenvolver um projeto de museologia e museografia que homenageie o autor com o sul da Bahia. Outra proposta é reforçar a divulgação da obra de Jorge Amado em escolas.
A revitalização consta com a instalação de elevador e adequar a acessibilidade para portadores de necessidades especiais, de mobilidade reduzida e carrinhos de bebês. O espaço será ainda adaptado para atender a área administrativa, oficinas, aulas e palestras, além de proporcionar infraestrutura para eventos.
Projetos desenvolvidos – Após a conclusão de restauro a Casa de Cultura passa a contar com receptivo no térreo do imóvel, onde o visitante pode acessar informações de seu interesse sem ter de percorrer uma grade linear. Já o memorial fica na entrada do prédio em sala que consta de documentos sobre o imóvel, seu estilo e aspectos arquitetônicos.
Na parte térrea ficam as salas Cacau – que mostra em exposição a vida e a obra de Jorge Amado, fotos históricas de Ilhéus e uma mesa digital interativa que complementa o circuito com informações sobre o cacau, em abordagens botânicas e históricas – e a Cenografia, que trata do ciclo do cacauicultura. No mesmo ambiente vai ser reconstruída uma sala de jantar para mostrar o luxo da civilização da época. Ainda no térreo da Casa será criado o espaço gourmet (cozinha), inclusive para eventos. Ele será dotado de pilões, tábuas, fogareiros e colheres, entre outros objetos artesanais da Bahia.
Para compor a sala Orixá a Fundação Cultural vai reunir esculturas do artista plástico grapiúna Osmundo Teixeira. O espaço terá ferramentas simbólicas de orixás e fotos que contextualizem a relação entre Jorge Amado, sua vida, obra e o candomblé. E com relação à Sala Mirante o projeto prevê que as janelas do 2º andar possibilitem uma visão privilegiada da rua e do seu entorno. A ideia é buscar uma integração à paisagem aos prédios do centro histórico. Uma tela LCD será ativada por meio de toque. Isso possibilita um zoom sobre as imagens que formam a paisagem do entorno da Casa.
Para o 2º andar o projeto prevê outra sala para a galeria que será equipada para montar exposições de curta duração. Para a reabertura está prevista sobre o livro “Cacau”, de Jorge Amado. A exposição temporária terá fotos ampliadas, textos e citações do seu livro. Já com relação ao espaço denominado totem interativo o visitante ao sair da galeria acessa um totem multimídia e interativo. A finalidade é ter informações sobre a Fundação-Casa de Jorge Amado, sediada em Salvador.
O projeto arquitetônico finaliza o circuito com a instalação de loja com mobília especial. O local irá expor livros e produtos referentes às obras de Jorge Amado. No anexo a Casa será instalada uma sala de leitura complementada ao circuito de visitação ou espaço independente. Climatizada, a sala terá mesas, cadeiras, bancos e estantes de madeira, onde serão disponibilizados livros de Jorge Amado, com destaque aos que enfocam a cultura cacaueira.
Quem for à Casa de Cultura terá na saída a oportunidade de ter contato com o totem interativo de realidade ampliada para registro de visitas. Esse novo espaço dotado de várias telas faz o cenário. O escolhe e registra em foto “baixada” imediatamente via “bluetooth”, direto no móbile ou via email.
Operação Verão é deflagrada na zona sul e centro de Ilhéus
Dando continuidade às atividades que integram o pacote de obras da Operação Verão, a Prefeitura de Ilhéus iniciou nesta semana mutirão na zona sul e centro. Essas ações, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, têm o objetivo de promover reorganização urbana, melhorar o aspecto estético, deixando a cidade ainda mais bonita para o verão. O trabalho, que conta com o apoio de 30 homens, abrange o início da rodovia Ilhéus/Canavieiras até a entrada do Ceplus, a praça Dom Eduardo e a avenida Soares Lopes.
Limpeza geral de ruas, com retirada de lixo e entulhos, pintura de meio-fio, poda de árvores, capina de mato e manutenção das áreas verdes são alguns dos serviços que estão sendo realizados nestes locais. “Os mutirões só serão encerrados quando todos os serviços forem finalizados. Este também é um momento muito importante para que a população tenha consciência do seu papel na manutenção de uma cidade mais limpa e melhor para se morar, evitando jogar lixo e entulho nas ruas”.
A manutenção do sistema de iluminação pública, visando principalmente a troca de lâmpadas de vapor metálico (de cor amarela) por vapor de mercúrio (cor branca) também é outro foco do mutirão. No caso da avenida Soares Lopes e de outros locais que costumam ser bastante visitados durante o verão será realizada a recuperação das pedras portuguesas. Outros pontos da cidade devem ser contemplados com os mutirões, a exemplo do Hernani Sá, Sapetinga, Malhado, Nelson Costa, Teotônio Vilela, Barra, Iguape, avenidas Itabuna e Princesa Isabel e Olivença.
Caminhada encerra atividades do Dia Mundial de luta contra a Aids.
Uma caminhada realizada quinta-feira (2) pelas ruas do centro de Ilhéus marcou o encerramento das atividades pelo dia Mundial de Luta contra Aids, promovida pela Secretaria da Saúde de Ilhéus, através da equipe do Centro de Referência em DST/Aids. O evento contou com a presença do vice-prefeito Mário Alexandre, e do secretário da Saúde, Jorge Arouca, além da equipe do Centro de Referência em DST/Aids, Ong’s e profissionais de saúde.
Durante três dias de campanha, um estande montando próximo à praça J. J. Seabra, realizou ações envolvendo a população como o aconselhamento coletivo e individual, entrega de material educativo e brindes com mensagem de prevenção, distribuição de preservativos, além da realização do teste rápido para diagnóstico do HVI. Segundo informações da equipe de coordenação do DST/Aids, foram realizados cerca de 300 testes, e a aceitação do público com as atividades e palestras promovidas foi bastante positiva.
Para Katiussa Vésper, gerente do Centro de Referência em DST/HIV/Aids de Ilhéus, “a realização do teste rápido é extremamente importante porque através do diagnóstico precoce o paciente evita que, por falta de conhecimento da existência da doença, ele a transmita aos parceiros”. Outro ponto alto da campanha foi a oficina realizada no dia 30 de novembro na Faculdade de Ilhéus, que contou com a presença de 120 professores do ensino médio da rede municipal. O objetivo da atividade era sensibilizá-los para lidarem com a questão da sexualidade dos adolescentes.
O público-alvo escolhido para a campanha deste ano são os jovens na faixa etária de 15 a 24 anos. O tema para as atividades do Dia Mundial de luta contra a Aids é “o preconceito como aspecto de vulnerabilidade a Aids”. A escolha da temática tem como base a tendência de distanciamento e de negação dos jovens em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e em especial a Aids, o que costuma afastá-los de comportamentos seguros de prevenção e os aproxima de atitudes de preconceito em relação com vive com a doença.
Próximas ações- As ações de luta contra a Aids devem prosseguir com atividades diferenciadas nos meses de dezembro a março, contemplando campanhas para as épocas de verão e carnaval. A previsão é de que sejam instalados pontos fixos nos locais de maior circulação, e carros com pontos volantes nas localidades mais distantes. Nestes pontos serão distribuídos materiais informativos e preservativos, além da realização de palestras e testes rápidos. Segundo a equipe de coordenação do DST/Aids, é necessário que haja uma mobilização da população local para que posteriormente essas ações possam alcançar também a população flutuante, a exemplo de turistas e veranistas.
Jovens de Ilhéus têm acompanhamento psicossocial de técnica de Salvador
Com o objetivo de promover acompanhamento psicossocial em jovens de Ilhéus que cumpriram medidas socioeducativas de internação em Salvador e, por conseguinte, ficaram afastados da família e comunidade, a assistente-social Amerinalva Silva, da Coordenação de Apoio à Família e ao Egresso fez no município doze visitas domiciliares. Os encontros foram nos bairros do Malhado, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória e avenidas Princesa Isabel e Esperança, entre outras localidades. Ela afirmou que “durante a avaliação verificamos que os adolescentes que se envolveram em atos infracionais “pagam” pelos seus atos de forma dupla, pois nossa sociedade não ajuda para a garantia do retorno saudável”.
Ao fazer um breve balanço das suas ações no município, a assistente-social explicou que “diante desta situação podemos parabenizar o desempenho dos técnicos dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas)-Sentinela de Ilhéus como órgão executor de medidas socioeducativas de meio aberto que conquistaram a confiança dos jovens e familiares atendidos, conseguindo também respeito das instituições envolvidas na rede de atendimento à criança e o adolescente”.
Amerinalva Silva disse que uma das funções da entidade é acompanhar o jovem egresso no processo de reintegração social, fornecer orientação e subsídios para a sua sobrevivência e exercício da cidadania. “Durante as visitas encontrei alguns jovens que ainda se sentem ameaçados e inibidos de reconstrução de nova vida, numa verdadeira situação de prisão domiciliar, sendo ameaçados tanto por parte dos marginais que estavam envolvidos anteriormente quanto por policiais que desacreditam na mudança ocorrida pelo jovem”.
A sua palestra proferida na manhã desta quinta-feira (2), na sede local do Creas, contou com a presença de jovens, pais e representantes de entidades envolvidas na educação e no atendimento de crianças e adolescentes, a exemplo de Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ONGs, instituições religiosas, entre outras. “Na oportunidade, ouvimos depoimentos claros de alguns familiares e adolescentes que falaram sobre a mudança positiva na vida dos jovens que participam de atividades desenvolvidas pelo Creas-Sentinela de Ilhéus”.
Comandantes de companhias de PM de Ilhéus discutem violência no município
Ao coordenar reunião com comandantes de companhias independentes da Polícia Militar de Ilhéus, o vice-prefeito Mário Alexandre disse que a partir do encontro será elaborado um diagnóstico sobre a violência nas zonas urbana e rural. O documento, solicitando providências imediatas será entregue na próxima semana, em Salvador, ao comandante geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, pelo prefeito Newton Lima que estará acompanhado da deputada reeleita Ângela Sousa e de algumas lideranças políticas da cidade.
No encontro, o vice-prefeito manifestou aos comandantes das companhias independentes de polícia, principalmente a preocupação da população da zona rural, que na maioria das vezes está sempre à mercê da ação de marginais. Mário Alexandre contou que esse trabalho conjunto entre governos municipal, estadual e representantes da segurança pública em Ilhéus visa levar tranquilidade a inúmeras famílias que moram em localidades distantes da sede do município e que têm sido alvo de permanentes presenças de bandidos em suas residências ou em propriedades rurais.
Mário Alexandre ressaltou que toda a comunidade de Ilhéus espera contar com o apoio do comando geral da PM, para que haja pelo menos ampliação no reforço de policiamento. Ele afirmou que essa ação deve iniciar de forma imediata, “principalmente no momento em que se anunciam as festas populares e grandes eventos musicais de final de ano em diversos locais do município. Creio que com a efetiva atuação da Polícia Militar de forma ostensiva a situação terá efeito positivo e imediato”.
Odontomóvel atende bairros e distritos
Ilhéus conta com serviço na área de saúde bucal que leva até locais mais afastados da cidade atendimento odontológico de qualidade através das unidades móveis denominadas de Odontomóvel. O trabalho descentralizado é realizado por dois ônibus equipados e tem como foco as comunidades da zona rural. Todos os meses as equipes se revezam e visitam diversas localidades, além de promover ações conjuntas com outros programas federais, a exemplo do Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Os primeiros atendimentos deste mês foram realizados na creche da igreja católica no Salobrinho, no dia 1º, e no dia 2 na avenida Princesa Isabel. Já na segunda-feira (6), o ônibus segue para a Vila Santaninha e na terça-feira (7) é a vez do assentamento Bonfim, todos os atendimentos em atividades conjuntas com o Bolsa Família. No dia 8, o Peti da Conquista recebe a unidade, seguido de Pimenteira, dia 9, e Inema, dia 10, esses dois últimos em parceria com o programa Bolsa Família.
Prosseguindo com a programação, a equipe da Secretaria de Saúde contempla ainda as localidades de Vila São José (13), Retiro (14), Ponta da Tulha (15), Ribeira das Pedras (16) e Carobeira de Cima (20). O Odontomóvel realiza atendimento no assentamento Bom Gosto/Balão, próximo ao final de linha do Itariri, em conjunto com o programa Bolsa Família no dia 21.
Encerrando as atividades do mês, no dia 22 a Vila Cachoeira será beneficiada com atendimento, também em parceria com o Bolsa Família, e no dia 23 é a vez da Associação Frei Vantui, na rodovia Ilhéus- Itabuna. Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.
Lançamento de audibook é transferido para a terça-feira
“Em virtude dos problemas que assolaram o Rio de Janeiro nos últimos dias, a transportadora responsável pelos audiolivros “O tesouro perdido das terras do sem fim”, informou que eles só poderão ser entregues nesta segunda-feira (6). Assim sendo, o lançamento do audiobook foi transferido para esta terça-feira (7)”. O aviso foi feito pelo escritor, ator e diretor de Teatro, Pawlo Cidade, que disse ainda que a mesma programação de horários e locais será mantida.
A versão em áudio será lançada às 10 horas, na Biblioteca Pública Adonias Filho, na praça Castro Alves; na Livraria Papirus, no calçadão da rua Dom Pedro II, às 16 horas, e na Academia Letras de Ilhéus, às 18h30min. A iniciativa contou com o patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia e governo do estado. Lançado na versão impressa em 2005, o livro já parte da lista de três escolas particulares de ensino do município e é trabalhado por algumas escolas públicas municipais.
O objetivo do autor é ampliar a utilização dessa ferramenta de estímulo à alfabetização para um maior número de unidades escolares privadas e públicas do município e da região. O romance, da editora Via Litterarum, conta de maneira inovadora, a história do município de Ilhéus através de três adolescentes que se aventuram em busca de um tesouro perdido.
que dizer que estao preocupados com o verao?, e a limpeza eh feita somente ateh a entrada da Ceplus, pode uma coisa dessa? e a area das cabanas, onde todos os turistas que estao em Ilheus vao visitar, como fica????