A regional do Sebrae em Ilhéus é parceira do evento que vai reunir líderes municipais para refletir sobre o crescimento da economia regional

O seminário ‘Os pequenos negócios na liderança do desenvolvimento’ vai debater as estratégias de promoção do desenvolvimento local fundamentado na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O evento acontece na próxima quinta-feira (09), às 9h, no Centro de Treinamento da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), no Km 22 da rodovia que liga Ilhéus a Itabuna. O Sebrae é realizador da atividade, ao lado da Confederação Nacional de Municípios (CNM), União dos Municípios da Bahia (UPB), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) e Associação dos Municípios da microrregião do Sudoeste (AMIRS).

O evento integra um conjunto de ações do Convênio CNM/SEBRAE que objetiva ampliar a regulamentação da Lei Geral (lei complementar 123/06) nos municípios – em pequenas e médias cidades – em parceria com as entidades municipalistas. A expectativa, em dois anos, é implantar a lei em 500 municípios e formar 800 agentes de desenvolvimento que são indicados pelas prefeituras para fazer a ponte entre iniciativa privada e as políticas de desenvolvimento, aproveitando o potencial das micro e pequenas empresas na economia regional. Nesse sentido, o Sebrae vai atuar na capacitação dos gestores e agentes públicos.

Dos 28 municípios da regional do Sebrae no sul da Bahia, 17 já sancionaram a lei, entre eles, Uruçuca, Itabuna, Ilhéus, Camacã, Mascote, Ibicaraí, Ubaitaba e Aurelino Leal. “Nosso trabalho continua, já que outras cidades, a exemplo de Canavieiras e Itacaré, ainda aguardam a aprovação no legislativo municipal para depois seguir para a sanção do executivo”, explica o coordenador regional Renato Lisboa. Ele também destaca que a realização do seminário é uma ação estratégica para sensibilizar agentes públicos para o potencial empreendedor das micro e pequenas empresas.