Prefeitura Municipal de Ilhéus
Definidos detalhes para a Corrida Temática Costa do Cacau
Mais uma vez, Ilhéus faz boa campanha nos Jogos Abertos
Educadores do Crie e pais fazem balanço positivo das ações de 2010
***
Definidos detalhes para a Corrida Temática Costa do Cacau
Os últimos detalhes para a III Corrida Temática Costa do Cacau foram definidos na nesta terça-feira (7), no Palácio Paranaguá, sede oficial do governo. Além do coordenador do evento e diretor da Costa do Cacau Comunicação e Assessoria, Afonso Maria Zeni, o encontro contou com a presença de representantes da Superintendência de Esportes de Ilhéus e das secretarias municipais de Governo, Turismo, e Segurança, Transporte e Trânsito. A terceira edição da corrida temática acontece neste domingo (12), com saída prevista para as 8h30min, da praça Dom Eduardo.
Em virtude da chegada do transatlântico Costa Serena ao porto de Ilhéus, neste sábado (11), dando sequência à temporada de paradas de navios 2010/2011, ficou acertado que a montagem da estrutura do evento só começa por volta das 16 horas do mesmo dia. O diretor de planejamento estratégico da Secretaria de Governo, Gerson Marques, disse que “este navio, que fica ancorado no porto das 8 às 16, deve trazer ao município cerca de três mil visitantes. Dessa forma, em função do movimento de turistas na cidade, inclusive na avenida Soares Lopes, decidimos atrasar o início de toda a montagem”.
A infraestrutura do evento contempla a montagem, na avenida Soares Lopes, de palco para as autoridades e para a solenidade de premiação, cinco toldos para apoio aos atletas, oito sanitários químicos e 500 metros de grades disciplinadoras. Também, a Secretaria de Saúde disponibiliza uma ambulância e equipe de paramédicos. Por sua vez, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito vai interditar no domingo (12), das 6 às 12 horas, as avenidas Soares Lopes e 2 de Julho e praça Rui Barbosa.
Inscrição – De acordo com informação do coordenador do evento, Afonso Maria Zeni, até a manhã desta quarta-feira (8) foram contabilizadas 320 inscrições. Ele enfatizou que elas ainda poderão ser feitas até às 18 horas do dia 10 nos postos credenciados (loja Costa do Cacau, no aeroporto Jorge Amado, e na banca de jornais Ilhéus Revista, no Largo Cultural). “Depois disso, a inscrição só será aceita das 10 às 21 horas deste sábado (11) na Unifisio, na avenida Soares Lopes”. Afonso Maria Zeni acrescentou que a inscrição para a caminhada temática também será realizada no mesmo local e horário, com a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis.
Como resultado de parceria com o Pólo de Informática de Ilhéus, a coordenação da corrida temática incrementou a premiação técnica com a entrega de dois notebooks para o 1º lugar masculino e também para o 1º lugar feminino, além de prêmios em dinheiro, troféus e medalhas. Além disso, uma parceria com a Viação Águia Branca disponibiliza um ônibus gratuito (Salvador/Ilhéus) para os atletas inscritos e supervisionados pela Federação Bahiana de Atletismo.
Percurso – Com largada prevista para as 8h30min, a corrida terá o seguinte percurso: saída da praça Dom Eduardo, avenida Soares Lopes até a concha acústica, retorno pela própria avenida, contorno pela praça Rui Barbosa, seguindo pela rua Coronel Paiva e avenida 2 de Julho, entrando na segunda rua à esquerda em frente ao posto local, sentido Bataclan, seguindo para a praia do Cristo e continuando até a praça Dom Eduardo. Ao todo, serão duas voltas de cinco quilômetros. Em parceria com o Lions Clube de Ilhéus, ao lado da corrida, será realizada a III Caminhada Costa do Cacau, com percurso de 2,5 quilômetros na avenida Soares Lopes, com direito a camiseta e dicas de saúde para o verão.
A corrida temática conta com a parceria da Liga de Atletismo de Ilhéus e Associação Itabunense de Atletismo e o ‘permit’ da Federação Bahiana de Atletismo (FBA), entidade que destaca o crescimento dos clubes de corrida formados por profissionais de educação física, com especialidade em atletismo. A prova conta nessa edição com percurso aferido, já que foi realizada a medição oficial da prova, que agora passa a ter 10 mil metros exatos (10 quilômetros).
Além do apoio da Prefeitura de Ilhéus e do patrocínio da Bahia Mineração, o evento conta com o co-patrocínio do Pólo de Informática, Águia Branca, Bivolt Energy, Hotel Jardim Atlântico, Itão Hipermercados, Alimentos Tia Sônia, Ceplac, Lions Clube, Ilhéus Praia Hotel, Easy Turismo, Intervig Segurança, banca Ilhéus Revista, Impreforte Comunicação Visual, Officina de Camisetas, O Boticário, Solar Toldos, entre outros. A corrida tem ainda parcerias com o jornal A Região, Morena FM, programa O Tabuleiro, R2CPRESS.COM.BR – site de notícias, revista Entre Aspas, TV Santa Cruz e FM Sul, Assessoria Técnica TFRA Treinamento Funcional, Clínica Unifisio e Médico Center.
Mais uma vez, Ilhéus faz boa campanha nos Jogos Abertos
Ilhéus realizou boa campanha nos Jogos Abertos do Interior, evento realizado no último final de semana (3 a 5), em Vitória da Conquista, segundo avaliação do superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky. Considerado o maior evento esportivo amador da Bahia, os jogos são promovidos pelo governo do estado, através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Durante os últimos Jogos Abertos o município foi representado pelo futebol de salão masculino, classificado na primeira etapa do torneio, e pelo vôlei feminino de praia, campeão no ano passado. As meninas do vôlei – Maricléia Gomes e Marilza Vieira – ficaram com o vice-campeonato, perdendo na final para a equipe da cidade-anfitriã. Já o time de futsal caiu na semifinal também para Vitória da Conquista, perdendo a chance de chegar à finalíssima. Alberto Kruschewsky disse que “mesmo assim, considero boa a campanha das equipes que nos representaram naquele certame. Nosso objetivo a partir de agora é por em prática um projeto de fortalecimento do esporte amador de quadra”.
Fazendo coro com Kruschewsky, o coordenador de Estudos e Planejamento da Superintendência de Esportes, Renato Peixoto, lembra que chegar às semifinais nas duas únicas modalidades representadas demonstra qualidade. “Para melhorarmos ainda mais esse desempenho, desejamos avançar no apoio ao esporte de quadra, principalmente com ações internas, o que não quer dizer que deixaremos de apoiar as diversas seleções que estiverem disputando competições”.
2010 – Este ano, os Jogos Abertos do Interior foram divididos em cinco zonais (por região), com as disputas começando em julho. Os municípios que se classificaram na primeira etapa passaram para a fase final, momento que representou um duelo de campeões regionais baianos em busca da vitória estadual.
Ao todo, 10 modalidades estiveram em jogo: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, judô e ginástica rítmica (apenas feminino). Em 2009, dez municípios se consagraram vencedores dos Jogos Abertos do Interior: Eunápolis (futsal masculino, futsal feminino e ginástica rítmica), Itabuna (vôlei feminino, judô masculino, handebol feminino), Ilhéus (vôlei de praia feminino e judô feminino), Feira de Santana (atletismo e xadrez masculino), Alagoinhas (basquete masculino), Muritiba (basquete feminino), Santo Amaro (handebol masculino), Itororó (tênis de mesa), Itaberaba (vôlei de praia masculino) e Irecê (xadrez feminino).
Educadores do Crie e pais fazem balanço positivo das ações de 2010
A equipe técnica do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) se reuniu na manhã desta quarta-feira (8), com pais e alunos que participam do programa com o objetivo de avaliar as atividades desenvolvidas ao longo do ano. A coordenadora do centro, Dinalva Prisco, disse que “ouvir críticas e sugestões é outro foco do encontro, já que o cronograma do Crie é desenvolvido levando em consideração as necessidades dos alunos e os pais têm papel fundamental nessa etapa de construção das nossas atividades”.
A psicóloga do Crie, Ana Iris Azevedo, ministrou palestra abordando o atendimento especializado, que desde 2001 realiza serviço especializado de aprendizagem com alunos da rede municipal de ensino, no período do turno oposto ao escolar, com atendimentos psicológicos e psicopedagógicos, além de outras deficiências como déficit intelectual, distúrbio de aprendizagem, deficiência auditiva e visual. Atualmente, o trabalho de acompanhamento atende a 230 alunos.
Um deles é José Gustavo Buralho, de 15 anos, que frequentou o Crie durante cinco anos devido ao fato de ser hiperativo e por falta de coordenação motora. Para Gustavo, “o trabalho foi essencial para que se tornasse um jovem mais tranquilo e mais atencioso nas aulas. “Eu tinha muita dificuldade em assimilar os assuntos e hoje presto mais atenção e melhorei muito minhas notas”. A tia de Sthefanie Guimarães, de 12 anos, Suely Nascimento, faz o acompanhamento de sua sobrinho, afirmou que “graças ao apoio do Crie, Sthefanie é uma jovem normal que não vê na sua deficiência (a visual) uma limitação”.
Ato de Criação – De acordo com a secretária Lidiney Campos, já foi encaminhado ao prefeito Newton Lima o documento de ato de criação do Crie, que mesmo atuando em Ilhéus há 9 anos, ainda não possui condições legais de captar recursos do governo federal, devido à falta deste documento. “Após o decreto de criação, o Crie terá condições de oferecer melhores serviços e ampliar seu quadro de funcionários”.