José Nazal (Foto: Valério de Magalhães)

O fotógrafo José Nazal Pacheco Soub lança, este mês, a segunda edição, revista e ampliada, de sua obra sobre a história de Ilhéus, sua terra natal, intitulada “Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”. O livro reúne mais de trezentas fotografias e informações sobre a história da cidade. A primeira edição foi esgotada em menos de dois anos, sendo muito utilizada, inclusive, por instituições de ensino da região. A nova edição, com muitas fotos inéditas, traz textos de historiadores que estudaram o passado da antiga capitania hereditária de São Jorge dos Ilhéus.

O livro será lançado pela Editora Via Litterarum no próximo dia 23 de dezembro, quinta-feira, às 18 horas, no salão nobre da Academia de Letras de Ilhéus, localizada na rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, no centro histórico da cidade. Nesta nova edição, o autor reafirma seu amor pela cidade e amplia o passeio panorâmico na cena urbana de Ilhéus do século passado, com imagens captadas por fotógrafos que registraram aspectos da chamada “capital do cacau”, a exemplo de Lindemann, J. Dias, Fâmula, P.Pinillos, Francino Vieira, Zezito Mendonça, entre outros homenageados.

A compilação histórica de “Minha Ilhéus” inclui textos do próprio Nazal e de autores importantes como Borges de Barros, Barboza de Mello, Silva Campos, Árleo Barbosa, Arthur Brandão, Milton Rosário, Maria Luiza Heine, Manoel Carlos Amorim de Almeida e José Carlos Vinhaes, entre outros. Com narrativa de caráter didático, a obra pode ter uso acadêmico e educativo, principalmente entre alunos dos ensinos fundamental e médio, que não dispõem com facilidade de livros sobre a história da cidade, com farto material iconográfico.