Coluna Turismo
INFRAESTRUTURA
A Fiesb – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, entidade da qual tivemos a honra de ser um dos seus diretores durante seis anos, realizou em Salvador, em parceria com a Rede Bahia, uma das mais importantes reuniões já acontecidas nos últimos anos em nosso estado. Com o nome de Agenda Bahia – Olhando 10 Anos à Frente, o evento abordou os gargalos que impedem a Bahia de disparar em desenvolvimento no cenária nacional. A deficiente infraestrutura do estado foi abordada pela maioria dos técnicos palestrantes. Portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e falta de profissionais para a engenharia especializada e o turismo, foram alguns dos exemplos apontados. O representante da Brasken citou as deficiências dos portos de Aratu, Salvador e também do de Ilhéus. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, “Porto é estratégico. Ou funciona ou trava toda a economia do país”
INFRAESTRUTURA – II
O diretor da consultoria LCA, Fernando Camargo, informou que o país perde feio em infraestrutura na comparação com outros paises, sendo que na pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial, notas de 0 a 7 foram distribuídas entre 20 paises, ficando o Brasil com a média 3,4. A infraestrutura portuária ficou em último lugar, com nota 2,6. Ele também citou que em 2010, a Bahia deixou de aproveitar mais da metade dos recursos federais colocados à sua disposição. Dos 11,5 % de recursos federais destinados ao estado, apenas 5,3% foram executados. O Porto de Ilhéus foi um dos mais prejudicados por não ter seus projetos saídos do papel. Dragagem, retro-área, terminal de passageiros, tudo isso poderia ter acontecido conforme contam de projetos no papel há mais de 15 anos.
INFRAESTRUTURA – III
Nas reuniões do projeto Agenda Bahia, falaram sobre Turismo, o secretario estadual de Turismo, Antônio Carlos Tramm, informando que o setor gera 600 mil empregos diretos no estado, devendo fechar o ano com uma injeção na economia estadual de R$ 5,5 bilhões; e são boas as perspectivas para 2011. Por outro lado, falou o ex-Transamérica, ex-Costa do Sauípe e atual membro do Conselho Nacional do Turismo, Alexandre Zubaran, que falou do mau aproveitamento das potencialidades do estado. Segundo ele (e concordamos), “há muita coisa boa na Bahia que não é aproveitada enquanto produto turístico. Isso é um erro de estratégia no planejamento do fluxo de turismo do estado”. Outro participante da Agenda Bahia, Marcos Alban, professor da Ufba, citou: “Comparando com o potencial turístico que a Bahia tem, o que está sendo feito para aproveitar é muito pouco. Glauber Rocha é o cineasta baiano que criou o Cinema Novo e nós não temos nenhum festival de cinema no estado. A Bahia não sabe aproveitar os ícones que tem. É muita coisa que não é administrada com planejamento”. E o que falar do ícone Jorge Amado?
TURISMO NÁUTICO
Voltamos a chamar a atenção da Prefeitura Municipal de Ilhéus e seus secretários de Turismo e de Esportes para a grande oportunidade que surgirá em 2011 com a liberação de R$ 40 milhões destinados ao Turismo Náutico da Bahia. Será necessária a preparação de projetos para apresentação ao governo estadual o mais breve possível. Pesca oceânica, com o fornecimento de uma lancha adequada ao esporte; novas e modernas chalanas para o acesso à Lagoa Encantada; uma embarcação moderna para os turistas que visitam nossos manguezais e o Rio do Engenho; caiaques e regatas para competições nacionais e internacionais; uma piscina semi-olímpica para treinar os nadadores das Olimpíadas de 2016; novas lanchas para os pescadores profissionais. E muita coisa mais pode ser pensada para um município com o maior litoral do país. Mas urge que preparemos e encaminhemos projetos viáveis e detalhados, antes que toda a verba seja despejada na Baía de Todos os Santos, Baía de Maraú e outras cidades litorâneas.
ACADEMIA DE LETRAS
A Academia de Letras de Ilhéus homenageou na quinta-feira passada, 16, os amigos da Academia e realizou sua festa de confraternização de final de ano, na casa da confrade Neide Silveira, localizada no Alto da Boa Vista. Uma festa agradável, que reuniu membros da Academia e amigos dos acadêmicos e da anfitriã.
MINHA ILHÉUS 2
Intitulado “Minha Ilhéus: Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História”, será lançado no próximo dia 23 (quinta-feira), no salão nobre da Academia de Letras de Ilhéus, às 18hs, a segunda edição do livro do fotógrafo José Nazal Pacheco Soub. O livro reúne mais de trezentas fotografias, muitas delas inéditas, e informações sobre a cidade de Ilhéus e sua história. A primeira edição se esgotou rapidamente face a importância do seu conteúdo. Nessa segunda edição do Minha Ilhéus, além de textos do autor, também colaboram, historiadores e escritores, como os acadêmicos Arléo Barbosa, Maria Luiza Heine e Manoel Carlos Amorim de Almeida..
B I T S – T U R
A Azul Linhas Aéreas chegou a Ilhéus, mas somente o horário não agradou: chegada à meia-noite e dois minutos e partida às 02:10hs. Em outro horário, chega à meia-noite e dez e zarpa às 03:35hs *** O Hotran distribuído pela Infraero, não informa os dias em que a empresa operará em nosso aeroporto nem se os vôos serão regulares *** De qualquer forma, seja bem-vinda, Azul Linhas Aéreas! *** Tudo pronto para o Vestibular da Uesc, que vai acontecer nos dias 16,17 e 18 de janeiro de 2011. 14.179 candidatos disputarão as 1.600 vagas distribuídas em 41 cursos *** Aberta ao público na sexta-feira passada,17, a 18ª Feira da Moda e Turismo – ExpoIlhéus 2010, na Av. Soares Lopes.























































