AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Navio MSC Orchestra fará nova parada em Ilhéus neste sábado
“O desenvolvimento de Ilhéus também passa pela modernização do Porto Internacional”, diz Alisson
Apoio oficial tornou Corrida Temática a mais segura do país, diz coordenador
Secretário de Assistência Social agiliza processo de descentralização

***

Navio MSC Orchestra fará nova parada em Ilhéus neste sábado

O MSC Orchestra fará uma nova parada no Porto Internacional de Ilhéus neste sábado, dia 25 de dezembro, trazendo mais uma vez ao município cerca de 2.500 cruzeiristas brasileiros, boa parte deles oriunda de São Paulo. Considerado um dos transatlânticos mais luxuosos do mundo, o MSC Orchestra chegará à cidade por volta das 10 horas, devendo deixar o município por volta das 17 horas, com destino ao Porto de Maceió, no Estado de Alagoas. Com a chegada do navio italiano, a atual temporada de transatlânticos, que vai até 14 de abril, passa a contabilizar cinco paradas.

Seguindo a tendência dos anos anteriores, a descida dos cruzeiristas auxilia o processo de aquecimento da economia ilheense, incrementando o movimento nas lojas, restaurantes e cabanas de praias, além de acionar uma gama significativa de prestadores de serviços. Após serem saudados por ‘nacibs’ e ‘gabrielas’ e conhecerem a magia dos grupos afro do município, no receptivo montado pela Secretaria de Turismo, os cruzeiristas se deslocam para as praias, centro histórico e as fazendas de cacau.

Com uma mistura de design, conforto e segurança, o navio italiano MSC Orchestra oferece ao cruzeirista uma imensa quantidade de serviços e comodidades. Entre eles, minigolf, tênis, boate, vídeo game, jogging, saunas, academia de ginástica, salão de beleza, solarium, teatro, cinema, cassino, biblioteca, galeria de arte, Sushi bar, internet, cigar room, boutiques, centro médico, shopping, jacuzzis, piscinas de adulto e piscinas infantis. Com quase 1000 tripulantes, o MSC Orchestra possui 32 metros de largura, 300 metros de comprimento e pode chegar a 23 nós de velocidade.

Paradas – As próximas paradas de navios no Porto Internacional de Ilhéus são as seguintes: Costa Serena (30.12), Grand Mistral (01.01), MSC Orchestra (04.01), CVC Soberano (05.01), MSC Musica (06.01), Costa Serena (12.01), MSC Orchestra (13.01), Grand Mistral (16.01), MSC Orchestra (17.01), Costa Serena (19.01), MSC Musica (20.01), MSC Orchestra (24.01), Costa Serena (26.01), Grand Mistral (31.01), MSC Orchestra (31.01), Costa Serena (02.02), MSC Musica (03.02), MSC Orchestra (07.02), Costa Serena (09.02), MSC Orchestra (14.02), Grand Mistral (12.02), Aidacara (17.02), MSC Musica (17.02), MSC Orchestra (21.02), Vision Of The Seas (23.02), Costa Serena (23.02), Costa Serena (02.03), Grand Mistral (02.03), MSC Musica (03.03), MSC Musica (07.03), Costa Serena (09.03), Costa Serena (19.03), Costa Fortuna (21.03), MSC Orchestra (28.03) e, finalmente, encerrando a temporada, Aidacara (14.04).

“O desenvolvimento de Ilhéus também passa pela modernização do Porto Internacional”, diz Alisson

“Nossa luta é para que o Porto Internacional de Ilhéus continue sendo um equipamento importante para o desenvolvimento do município e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo ilheense. Nesse contexto, faremos tudo que for possível para que ele seja modernizado e favorecido pela atração de novas cargas”. A declaração foi feita pelo secretário de Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, logo após o encontro mensal do Conselho da Autoridade Portuária (CAP), realizado na sala de reuniões da Associação Comercial de Ilhéus (ACI). Entre outros, a reunião do CAP contou com as presenças do deputado federal Geraldo Simões, do presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, do coordenador de gestão portuária Eduardo Melquíades e do secretário-extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamim.

Alisson Mendonça lembra que a modernização do Porto Internacional de Ilhéus passa, fundamentalmente, pelo aumento da profundidade do cais de atracação para 14 metros e pela conclusão da retroárea de 100 mil metros quadrados. “Com isso, teremos a possibilidade de receber navios de médio e grande porte, realidade que, com certeza, incrementará ainda mais a nossa economia, gerando renda e empregos para a nossa população”, explicou, acrescentando, todavia, que uma dragagem emergencial deve ser realizada no prazo de 90 dias para garantir a profundidade atual de 10 metros.

O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, que também é membro do Conselho de Autoridade Portuária, enfatizou que a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste vai servir para ligar o Porto Internacional a uma imensa rota de desenvolvimento. “No bojo desse processo, é fundamental destacar também a construção do Porto Sul, que, ao contrário do que muitos pensam, não vai enfraquecer, mas, sim, fortalecer o dia-a-dia do Porto Internacional. Entretanto, para que tudo ocorra bem, precisamos preparar o nosso Porto para esta nova realidade, agilizando as obras de infraestrutura que começaram há cerca de três anos”, afirmou. Alisson chama atenção ainda para a necessidade de que o Porto, que hoje opera com cacau, óxido e magnésio, seja dinamizado com a soja produzida no oeste baiano e com a celulose industrializada no Sul e no Extremo Sul do Estado, além do níquel da Mirabela do Brasil, no município de Itagibá, que passa a ser embarcado a partir de janeiro.

Enrocamento – Outro tema tratado durante a última reunião do Conselho da Autoridade Portuária foi a questão da acessibilidade. “Um grande porto precisa de um bom sistema de acessos. Infelizmente, em Ilhéus, o acesso ao Porto Internacional é feito através da utilização de ruas densamente habitadas, o que dificulta bastante as operações portuárias. Uma das propostas para enfrentarmos esse problema, cuja obra seria financiada pelo governo federal, é fazermos um enrocamento, que partirá da antiga rua da Petrobras, paralelo à rua Rotary, chegando ao Porto pelo Tiro de Guerra”, adiantou. Por fim, ainda como proposta para dinamizar o equipamento, Alisson citou o projeto de construção de um receptivo, entre a concha acústica e a entrada do porto, para receber os milhares de turistas que chegam a Ilhéus através dos transatlânticos.

Apoio oficial tornou Corrida Temática a mais segura do país, diz coordenador

Ao agradecer o prefeito Newton Lima o apoio recebido durante a III Corrida Temática Costa do Cacau, realizada em 12 de dezembro, o coordenador Afonso Maria Zeni disse que a repercussão foi positiva em empresas nacionais especializadas na modalidade de corrida, a exemplo das revistas “Runners” (editora Abril) e “Dois Por Minuto”. Também houve a inclusão no programa “Vamos Correr”, da emissora ESPN Brasil, assim como material pós-prova enviado para os próximos programas, enfatizando o estande da Ceplac apresentando do cacau ao chocolate e as “baianas”. O prefeito recebeu no seu gabinete duas medalhas, troféu e camisetas com a marca da corrida.

Na oportunidade, o prefeito ressaltou que o atual governo está sempre preocupado em apoiar eventos esportivos que elevam o nome de Ilhéus. O coordenador da corrida temática garantiu que “por unanimidade, os atletas afirmaram que foi a mais segura prova esportiva da Bahia. Por isso, agradecemos o secretário de Saúde, Jorge Arouca e o superintendente de Esporte, Alberto Kruschewsky, que por duas vezes atuou como coordenador técnico da corrida. Vale ressaltar que em função do evento a taxa de ocupação na rede hoteleira superou a expectativa”.

Ampliar percurso – Afonso Maria Zeni assegurou que em função no aumento no número de atletas na corrida (339 nesta edição, estimando 500 atletas para o próximo ano), “aproveitamos para solicitar à Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito estudo com a organização do evento para aumentar o percurso da prova até a avenida Litorânea Norte (bairro do Malhado), passando pelo Hotel Barravento. O retorno será pela praça do Cacau (Cidade Nova), para que seja dada apenas uma volta no percurso. O objetivo é o bom andamento da prova e a segurança dos atletas”.

A corrida que aconteceu no dia 12 deste mês, contou com a participação de atletas da Bahia e de outros estados, a exemplo de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba e principalmente de Salvador. O patrocínio foi da Bahia Mineração, co-patrocínio Águia Branca, veículos de comunicação, empresas-parceiras e a assessoria técnica da Liga Ilheense de Atletismo, Associação Itabunense de Atletismo, Treinamento Funcional e Federação Bahiana de Atletismo.

Data da nova corrida – Afonso Maria Zeni garantiu que a corrida temática já tem data agendada na Federação Bahiana de Atletismo: será no dia 11 de dezembro de 2011, sempre o segundo domingo do mês. “Aproveitamos a oportunidade para informar que solicitaremos o espaço da arena na avenida Soares Lopes e demais itens, semelhantes à base dada nas edições anteriores da corrida e contar com o apoio da Prefeitura de Ilhéus”.

Secretário de Assistência Social agiliza processo de descentralização

Nos próximos meses, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus deve passar a contar com a gestão descentralizada e esta medida vai significar um passo para o governo municipal. Na opinião de Emenson Silva, “com a descentralização a secretaria fica apta a gerir os recursos oriundos dos programas federais, dando mais agilidade aos serviços prestados à população ilheense, sobretudo, a que mais necessita dessas ações”.

Durante audiências concentradas que ocorreram na semana passada ficou pactuado entre a secretaria e Vara da Infância e da Juventude, representada pela juíza Sandra Magali, a nomeação do gestor do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, além da criação de CNPJs próprios para este e para o Fundo Municipal de Assistência Social. Esses trâmites, ainda segundo Emenson, seguem orientação da secretaria estadual de Desenvolvimento Social e “vão garantir o desbloqueio de verba específica para o Fundo Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, que há mais de 3 anos consecutivos se encontra indisponível

Além de desburocratizar e dar maior agilidade aos serviços assistenciais desenvolvidos no município, a descentralização vai permitir a criação de novos instrumentos de promoção social. “Os CGCs já estão sendo providenciados junto à Receita Federal e o próximo passo é a nomeação dos cargos que vão tratar diretamente da gestão descentralizada. É bom enfatizar que Ilhéus já possui gestão plena, porém só com a descentralização será possível promover ações mais efetivas.

Nova estrutura – Emenson Silva lembra que com a descentralização a Secretaria de Assistência Social e Trabalho terá maior autonomia administrativa, passando a contar com diretorias de recursos humanos e administrativa, setores de contratos e convênios, licitação, tesouraria, entre outros.