Prefeitura Municipal de Ilhéus
Newton Lima começa 2011 com agenda de trabalho em Salvador
Newton diz que 2010 deixou um saldo positivo na administração
Reveillon Popular atraiu milhares de pessoas à avenida Soares Lopes
Odontomóvel passa por manutenção em fevereiro
***
Newton Lima começa 2011 com agenda de trabalho em Salvador
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, viajou na manhã desta segunda-feira (3) para Salvador, onde terá importantes reuniões com as diretorias do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A agenda também reserva reuniões com representantes das empresas executoras de obras emergenciais no município e com agentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sobre o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Nesta viagem, que também inclui compromissos para esta terça-feira (4), o chefe do Executivo ilheense está acompanhado pelos secretários de Fazenda e de Obras, Jorge Bahia e Marconi Queiroz, respectivamente.
Nesta segunda-feira (3), às 14 horas, Newton Lima discutirá o andamento das obras que vem sendo executadas na avenida Itabuna e em diversos altos da zona urbana, contando com as presenças de diretores do BB, CEF e das empresas responsáveis. Já às 17 horas, o prefeito se reunirá com agentes do PAC para discutir a possibilidade do município ser beneficiado com uma nova etapa do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, que abrangeria mais 500 ou 1.000 unidades residenciais. “Estamos levando toda a documentação necessária para garantir mais essa vitória para Ilhéus, que já ganhou cerca de 1.000 unidades e cuja obra se encontra em andamento”, lembra.
Já nesta terça-feira (4), Newton Liam se fará presente às 10 horas para um encontro na Conder com o objetivo de discutir todas as etapas já executadas no Aterro do Itariri, assim como definir, junto com a equipe técnica daquela companhia, quais os próximos passos a serem dados visando a regularização final daquele equipamento. Por fim, o prefeito de Ilhéus participará de outra reunião na Sedur objetivando sacramentar o acordo firmado no ano passado envolvendo a contrapartida monetária que o município teria que oferecer para viabilizar as obras de infra-estrutura em curso no bairro Teotônio Vilela. O Estado, por reconhecer que os cofres municipais não têm condições de manter o compromisso junto aos órgãos financiadores, garantiu importante apoio financeiro.
Newton diz que 2010 deixou um saldo positivo na administração
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo município em 2010, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, considera positivo o resultado final do ano em virtude dos grandes empreendimentos que foram inaugurados, além de outros que estão assegurados e dos avanços administrativos obtidos através de um esforço concentrado de toda a equipe. “Temos plena consciência de que não conseguimos cumprir todos os compromissos, não só os que assumimos como também aqueles que idealizamos e pensamos em colocar em prática”, afirmou, salientando que, “embora tenham ocorridos alguns problemas, continuamos firmes no propósito de fazer de Ilhéus uma cidade mais justa para todos”.
Entre os grandes empreendimentos conquistados pelo município, o prefeito Newton Lima destaca a inauguração do Atacadão Carrefour e da Makro Atacadista, bem como da Lojas Americanas. “Somente essas três empresas geraram dezenas de empregos para Ilhéus e cidades circunvizinhas, o que significa dizer que a nossa economia contará com uma nova parcela de pessoas, recebendo salários e adquirindo bens. E isso é bastante salutar”, ressaltou. Na mesma linha de raciocínio, Lima também se refere à implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e à assinatura da Ordem de Serviço feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para início da construção da ferrovia Oeste/Leste, trecho Caetité/Ilhéus, como parte do Projeto Intermodal, que inclui ainda a construção de um porto e de um aeroporto.
Lembra ainda o prefeito o grande passo que o município está dando na área habitacional com a construção de casas populares através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro de Banco da Vitória, além da construção de mais 272 unidades habitacionais no bairro Teotônio Vilela, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O chefe do Executivo também cita as obras emergenciais que estão sendo realizadas nos mais diversos morros localizados na zona urbana, a exemplo do Coqueiro, Basílio e Amparo, com contenção de encostas e construção de rampas e escadarias, entre outros serviços. “Tudo isso se junta ao ‘boom’ imobiliário com a construção de edifícios modernos, depois de quase duas décadas de paralisação deste setor na cidade”.
No que se refere à estrutura municipal, o prefeito Newton Lima diz que pode-se observar bons avanços em determinadas áreas, a exemplo da educação, com a reforma e ampliação de dezenas de escolas localizadas nas zonas urbana e rural; instalação de laboratórios de informática em todas essas unidades, e, ainda, a busca em valorizar os profissionais de educação. O prefeito reconhece, entretanto, a existência de problemas a serem sanados em alguns outros departamentos administrativos, como na saúde, onde em função de gestões anteriores, ocorreram alguns equívocos que culminaram numa crise, “mas, que, com muita perseverança, trabalho e a adoção de medidas transparentes, temos plena convicção que vamos arrumar a casa”, afirma Newton.
Para o prefeito de Ilhéus, a reeleição do governador Jaques Wagner e a eleição da presidente Dilma Roussef foram primordiais para o município de Ilhéus, uma vez que “nosso governo sempre caminhou ao lado de ambos, fato que mantém portas abertas em Salvador e em Brasília para os pleitos e as reivindicações da nossa comunidade. Em função de tudo isso, continuo muito otimista. Principalmente para este ano de 2011, que é, sem dúvida alguma, um ano bastante promissor para o nosso município”, completa.
Reveillon Popular atraiu milhares de pessoas à avenida Soares Lopes
Mais uma vez, a avenida Soares Lopes foi o principal palco da virada do ano em Ilhéus com uma das mais animadas edições do Reveillon Popular, evento que atraiu milhares de ilheenses e visitantes ao principal cartão postal da cidade. Pelo palco instalado ao lado da Catedral de São Sebastião, outro ícone da história de São Jorge dos Ilhéus, passaram grandes atrações estaduais e nacionais. Contagiados pela alegria de milhares de pessoas, Benner e Banda deram início à festa, que também contou com o entusiasmo do Grupo Circuito Fechado, com a versatilidade do cantor Fábio Souza e da Banda Pretubom e com o swing da Banda Fera Bandida, atração musical de Aracaju.
Além do grande público que foi ao Reveillon Popular para receber o ano de 2011, a festa também foi marcada pela tranquilidade e pela presença de famílias inteiras no evento, como crianças, adolescentes, adultos e idosos. Um fator fundamental para isso foi a ampliação do monitoramento eletrônico, cuja central funcionou no Largo Cultural. Com a ajuda de câmeras espalhadas pelo circuito, o monitoramento auxiliou o trabalho de cerca de 80 policiais militares, 30 seguranças particulares e guardas municipais.
A chegada de 2011 foi comemorada no palco da festa com brinde feito por algumas autoridades, entre elas o vice-prefeito Mário Alexandre, a deputada estadual Ângela Sousa e o secretário de Turismo, Paulo Moreira. “Este é o Reveillon da paz, da alegria e da tranquilidade. Que 2011 seja um ano de grandes conquistas e de belas realizações para a nossa querida Ilhéus”, disse o vice-prefeito Mário Alexandre.
Além do Reveillon Popular, a virada do ano em Ilhéus foi agitado por vários outros eventos. O Batuba Beach, na Estância Hidromineral de Olivença, trouxe grandes atrações da Bahia e do Brasil, como Jota Quest, Psirico e Banda Lordão. Já o reveillon do Hotel Jardim Atlântico, na rodovia Ilhéus/Canavieiras, foi animado pela cantora Chica de Cidra e pelo DJ Nadinho. A chegada de 2011 também foi festejada na Cabana Gabriela, no Iate Clube de Ilhéus, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e em diversas outras casas noturnas, bares, restaurantes e cabanas de praia da zona sul do município.
Odontomóvel passa por manutenção em fevereiro
Uma das estratégias encontradas pela atual gestão municipal para facilitar o acesso aos serviços de saúde para a população que vive em locais mais distantes do centro da cidade se dá através de programas como a Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). Esta iniciativa tem como principal função levar serviços odontológicos de qualidade e inteiramente gratuitos para bairros e localidades distantes do Centro.
O trabalho descentralizado realizado por dois ônibus equipados tem como foco principal as comunidades da zona rural. Visando proporcionar uma melhoria na qualidade do atendimento à população, a partir do dia 3 de janeiro, os ônibus passarão por manutenção na parte mecânica, além da revisão dos aparelhos clínicos odontológicos. Segundo a coordenação de saúde bucal da Secretaria da Saúde do município, essas manutenções são de extrema importância para que os serviços possam ser oferecidos com excelência durante todo o ano.
Em função destas revisões, as atividades do Odontomóvel ficarão suspensas até o dia 3 de fevereiro, quando este voltará a atuar com uma nova programação. A equipe da Unidade Móvel de Saúde é atualmente formada por cirurgião-dentista e auxiliares, que realizam tratamento dentário de baixa e média complexidade, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras, além da distribuição de material informativo.
Sinto dizer isso, mas não vi obra e trabalho nenhum com os recursos próprios, ou será que eu estou ficando cega? O que eu tenho conseguido ver é as ruas de Ilhéus cheia de lixo, uma cidade sem estrutura para receber o turista, com isso quem sofre são os moradores quando necessitam usar os serviços, ruas em obra a mais de 01 (um) ano, a exemplo disso temos uma travessa que se situa entre a Avenida Bahia e a Avenida Soares Lopes. Será que estou vendo demais ao invés de estar cega?
Fico triste, porque entra prefeito e sai prefeito e o que resta para as pessoas que residem em Ilhéus e amam o município. Nada. São por essas coisas que cada vez mais eu me pergunto: Será que algum político merece meu voto? A decepção tem sido grande. Antigamente eu até falava quando alguém dizia: Não vou votar em ninguém. Vote para exercer a sua cidadania. Agora fico em dúvida!!!! Será que deixamos de sewr cidadão quando não votamos? Talvez sejamos muito mais, pessoas conscientes.
É muita cara-de-pau desse prefeitozinho de M, dizer que deixou saldo positivo em canto algum dessa administração rídicula prá não dizer coisa pior. Que o digam os médicos que atendem pelo SUS que estão com quase 3 meses sem receber, assim como outros profissionais. Tomara que ele tenha recebído muito Óleo de Peroba para não desitratar nesse verão………….
PENA QUE NÃO HAJA UMA AÇÃO QUE SEJA RESULTADO DO TRABALHO DA PREFEITURA. TODOS OS ITENS CITADOS OU PERTENCEM Á MALHA FEDERAL, ESTADUAL OU PARTICULAR. CONCORDO PLENAMENTE COM LILIAN: NADA ACONTECEU QUE VENHA A MERECER REGISTRO. MELHORIAS NA EDUCAÇÃO? QUE REFORMAS FORAM APRESENTADAS? A MERENDA ESCOLAR, CONSTA QUE A CONTRA-PARTIDA DA PREFEITURA ESTÁ EM ATRASO DESDE JUNHO, O IME FECHOU AS PORTAS EM FINAIS DE NOVEMBRO PARA UMA ALARDEADA REFORMA. JÁ ESTAMOS EM JANEIRO, O ANO LETIVO COMEÇA EM INICIO DE FEVEREIRO. E A REFORMA? POBRE ILHÉUS. A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É INÓQUA, INOPERANTE, SEM EXPRESSÃO NEM VISIBILIDADE.SE ESTOU EXAGERANDO, QUE SEJAM APRESENTADOS OS RELEAEES DE MATÉRIAS QUE VALHAM A PENA. O QUE VEJO É MUITA FESTA, POUCO AVANÇO E A CRIANÇA DA REDE A VER NAVIOS. FALEI DA EDUCAÇÃO PORQUE NA MATÉRIA OFICIAL O PREFEITO DESTACOU COMO SENDO A UNICA SECRETARIA QUE ESTARIA BEM. IMAGINE AS OUTRAS.ELES ESTÃO EM SALVADOR BUSCANDO RECURSOS,POIS BEM, O SOLLA DA SAÚDE TAMBÉM VEIO FEZ FESTA, HOUVE FOGOS E ABANDONOU O COITADO DO AROUCA A VER NÃO NAVIO, MAS SEM SOLA DE SAPATO PARA RESPONDER AO POVO A QUE VEIO.
quostaria que vcs me fornesesem uma enformação,estou a procura de um medico chamado Dijalma Lemos Mosarte(não tenho sertesa se osobrenome dele e este so tenho sertesa do nome completo da mãe que e Maria das Grasas Lemos de Oliveira Mosarte,nome de casada,Morsate era o sobrenome do pai dele , a mãe dele ja e falecida),sou a irmã dele mais nova e a mais de 10 anos não tenho mais contato com ele porfavor se vcs tiverem alguma informação entrem em comtato comigo atraves do meu e-mail obrigada pele ajuda.