Prefeitura Municipal de Ilhéus
Feira da Providência movimenta Soares Lopes com muitas opções de artesanato
Núcleo paraolímpico começa a ser implantado em Ilhéus
Secretário de Assistência Social de Ilhéus se reúne com conselheiros
Comércio de Ilhéus será incrementado esta semana pela parada de três navios
Festas populares de tradição marcam o Verão de Ilhéus
***
Feira da Providência movimenta Soares Lopes com muitas opções de artesanato
Angariar recursos para investir nas obras de restauração da Catedral de São Sebastião, um dos ícones da história do município, é um dos objetivos da Feira da Providência, que começou a funcionar nesta terça-feira (4), na praça localizada ao lado da igreja, no centro de Ilhéus. Consolidada como uma alternativa para a aquisição de artesanato, produtos de moda-praia, entre diversos outros artigos, a feira atrai um público bastante variado. Roupas, artigos para o lar e bolsas em tecidos, couro e palhas, além de barracas que vendem doces e salgados, podem ser encontrados no evento de origem eminentemente filantrópica.
Na tarde desta segunda-feira (3) uma equipe da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Planejamento esteve no local para monitorar a distribuição das barracas e a instalação da parte elétrica, realizada por técnicos da Coelba. De acordo com o representante da Secretaria, Adailton Almeida, a feira também é uma das alternativas encontradas pela Prefeitura Municipal de Ilhéus para atender uma antiga solicitação dos artesãos que não possuem boxes no mercado de artesanato local e que, por isso, ficam espalhados pelo centro comercial da cidade, visando, principalmente, os dias de chegada dos cruzeiristas.
Além destes produtos, os turistas e a população em geral da cidade têm a disposição produtos bastante curiosos. Artesanatos produzidos a partir da cerâmica, a exemplo de figuras folclóricas, berimbaus e figuras como “baianas” e “Gabrielas” chamam a atenção pela criatividade. Uma comissão, coordenada pela Diocese de Ilhéus, é responsável pela barraca que comercializa doces e salgados. “Todas as noites um grupo da igreja fica responsável em comercializar produtos, cuja renda é totalmente destinada para a última etapa da reforma da Catedral”, explica Margarida Enerdina, uma das coordenadoras do evento.
Aberta até o dia 3 de fevereiro, com um total de 26 barracas, a Feira da Providência foi criada em 2003. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e, ainda de acordo com Margarida Enerdina, é uma bela opção de lazer para os turistas que, através dos transatlânticos, visitam a cidade.
Núcleo paraolímpico começa a ser implantado em Ilhéus
Uma parceria entre Superintendência de Esportes, Secretaria de Turismo e Universidade Estadual de Santa Cruz pode proporcionar a Ilhéus o primeiro Núcleo Paraolímpico fora das grandes capitais brasileiras. O objetivo do projeto é desenvolver na cidade atividades que venham fomentar a força brasileira na Paraolimpíada que acontece m 2016, após a Olimpíada no Rio de Janeiro, além de trazer mais qualidade de vida e estímulo à adoção de um estilo de existência ativo para as pessoas com necessidades especiais do Sul da Bahia.
Os professores do Departamento de Ciências da Saúde da Uesc, Márcia Morel (Chefe do Núcleo Paraolímpico) e Joslei Viana (Presidente do Colegiado de Educação Física e da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada – Sobama), juntamente com o Superintendente de Esportes de Ilhéus e também professor na Uesc, Alberto Kruschewsky, firmaram convênio visando o início dos treinamentos no Ginásio de Esportes Herval Soledade. Os trabalhos acontecerão todas as terças e quintas, das 13h30min às 18 horas. Para tanto, a Uesc disponibilizou várias cadeiras de rodas próprias para a disputa do Basquete Paraolímpico.
De acordo com Alberto Kruschewsky, a primeira dificuldade foi vencida com o apoio da Empresa de Transportes São Miguel, que fará o translado das cadeiras todas às terças e quintas, uma vez que estas fazem parte do patrimônio da Universidade e devem estar disponíveis aos alunos do curso de Educação Física. Segundo o superintendente de Esportes da Prefeitura de Ilhéus, trata-se de uma primeira iniciativa visando 2016 em um município brasileiro. “Sendo assim, ela não deve ficar restrita aos atletas. Serão disponibilizadas capacitações para árbitros e outros profissionais imprescindíveis à realização dos jogos”, informa Alberto Kruschewsky.
Secretário de Assistência Social de Ilhéus se reúne com conselheiros
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho (Sast) da Prefeitura de Ilhéus está empenhada em promover ações capazes de aprimorar sua prestação de serviços, bem como definir suas metas para os próximos anos. Por isso, na semana passada, o secretário Emenson Silva reuniu-se com os representantes dos conselhos municipais de Assistência Social (COMAS) e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgãos que fiscalizam algumas das principais atividades desenvolvidas pela Secretaria.
O objetivo do encontro foi discutir assuntos relacionados à nova dinâmica de atuação da Sast. Durante a reunião, ficou acertado que a nova gestão irá executar seus projetos e ações sempre após a deliberação dos conselhos. A nova gestão entende que os conselhos funcionam como agentes fiscalizadores e deliberativos, realidade que faz com que as intervenções da Secretaria precisem estar consoantes com tais entidades.
Durante a reunião, também foi discutida a aprovação do Plano Plurianual Municipal de Assistência Social. O instrumento contempla todas as ações, objetivos e metas, servindo como instrumento norteador dos técnicos que trabalham nos diversos programas oferecidos pela Sast. Na oportunidade, o presidente do Comas, Antônio Eduardo Citron, lembrou que, para a aprovação da descentralização financeira da Secretaria, é necessário que a mesma atenda aos requisitos tipificados pela Norma Operacional Básica (NOB). “Além disso, no bojo desse processo, é fundamental ainda a disponibilidade de técnicos da nova gestão da Sast para definir a execução das políticas públicas específicas”, informou a presidente do CMDCA, Maria Isabel Lacerda.
Gestão Plena – De acordo com o secretário Emenson Silva, toda a documentação necessária já foi providenciada, cumprindo todos os requisitos capazes de fornecer ao município a possibilidade da gestão plena. Segundo Emenson, esse plano tem como intuito atender o que dispõe o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ainda de acordo com o secretário, é de interesse da Secretaria formalizar a parceria com o COMAS e o CMDCA, uma vez que, com isso, as dificuldades do município serão amenizadas. “Vale ressaltar que essas dificuldades ainda existem, pois grande parte da população não conhece os seus direitos. Assim, manter e fortalecer a parceria com esses órgãos torna-se um fator de grande importância para a cidade e para a nossa população. O secretário afirmou que todas as mudanças que estão acontecendo desde o início da nova gestão estão sendo utilizadas como forma de melhorar, qualificar e profissionalizar o atendimento da secretaria municipal de Assistência Social de Ilhéus.
Comércio de Ilhéus será incrementado esta semana pela parada de três navios
A temporada 2010/2011 de paradas de navios no Porto Internacional de Ilhéus terá uma das semanas mais agitadas desde o seu início em 12 de outubro do ano passado. Desta última terça-feira (4) até a próxima quinta (6), três transatlânticos estarão aportando no município: dia 4, MSC Orchestra; quarta-feira (5), CVC Soberano; e quinta-feira (6), MSC Musica.
Com sete paradas contabilizadas até o momento, a exemplo dos anos anteriores, a temporada de navios tem incrementado bastante o movimento nas lojas, restaurantes e cabanas de praia da cidade. Na temporada passada, mais de 100 mil turistas chegaram a Ilhéus através do Porto Internacional. Durante cada parada, que normalmente vai das 8 às 18 horas, o turista que chega à cidade por meio dos cruzeiros marítimos gasta, em média, 50 dólares. “A maior parte desse valor é usado com transporte, alimentação e compra de souvenires”, diz o chefe de Serviços Turísticos, Maurício Torres. Já com relação ao destino dos cruzeiristas, Torres informa que, em ordem decrescente, os visitantes procuram as praias, o centro histórico da cidade e, por último, as fazendas e fábricas de cacau.
Em função da estrutura montada pela secretaria municipal de Turismo, quando descem no Porto de Ilhéus, os turistas são recebidos por ‘baianas’, ‘nacibs’ e ‘gabrielas’, entrando em contato, também, com a cultura, a história e as tradições do município através da apresentação de diversos grupos afro. No atual receptivo, os cruzeiristas contam ainda com uma importante inovação: a utilização de um tarifário que é distribuído ao lado do folder promocional de Ilhéus, preparado especialmente para esta temporada. “Com esse instrumento, todos os cruzeiristas terão a noção de quanto custa cada serviço. Assim, eles saberão, por exemplo, quanto vão gastar em cada deslocamento realizado dentro da cidade”, explica o secretário Paulo Moreira. “Outro aspecto positivo é de que pela primeira vez na história das paradas de navios em Ilhéus, proprietários de vans, taxis e locadoras de veículos estão contando com o suporte de estandes próprios (boxes). Isso sem falar na utilização de uma estrutura mínima, que abrange o fornecimento de água, alimentação e outros itens necessários”, assevera.
Paradas – As próximas paradas de navios no Porto de Ilhéus são as seguintes: Costa Serena (12.01), MSC Orchestra (13.01), Grand Mistral (16.01), MSC Orchestra (17.01), Costa Serena (19.01), MSC Musica (20.01), MSC Orchestra (24.01), Costa Serena (26.01), Grand Mistral (31.01), MSC Orchestra (31.01), Costa Serena (02.02), MSC Musica (03.02), MSC Orchestra (07.02), Costa Serena (09.02), MSC Orchestra (14.02), Grand Mistral (12.02), Aidacara (17.02), MSC Musica (17.02), MSC Orchestra (21.02), Vision Of The Seas (23.02), Costa Serena (23.02), Costa Serena (02.03), Grand Mistral (02.03), MSC Musica (03.03), MSC Musica (07.03), Costa Serena (09.03), Costa Serena (19.03), Costa Fortuna (21.03), MSC Orchestra (28.03) e, finalmente, Aidacara (14.04).
Festas populares de tradição marcam o Verão de Ilhéus
O intenso movimento nas praias, a grande quantidade de veículos circulando oriundos de várias cidades da Bahia e de outros estados e a ocupação recorde em pousadas e hotéis em Ilhéus são alguns dos indícios que consolidam Ilhéus como um dos municípios mais procurados pelos turistas. Além de seu belo litoral e de sua riqueza cultural e histórica, entre outros atrativos, a cidade mantém um calendário de festividades populares que ajuda a atrair novos visitantes todos os anos.
No próximo dia 7, Ilhéus dá início a uma de suas festas mais populares: a Puxada do Mastro. A festividade tem seu ponto alto no domingo (9) e é realizada na Estância Hidromineral de Olivença desde o século XVI. Absorvida pela Igreja Católica, a festa foi iniciada pelos índios e, mais tarde, incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas, passando a prestar homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença. A Puxada do Mastro é marcada pela derrubada e puxada do mastaréu, também conhecido como ‘pau dos meninos’ e do mastro da mata de Ipanema até a Praça Cláudio Magalhães.
Outro evento que agita a cidade em janeiro é a tradicional Lavagem das escadarias da Catedral de São Sebastião, que acontecerá no dia 22, quando dezenas de pessoas se reúnem na Praça Dom Eduardo, centro da cidade, para lavar as escadarias da igreja com muita água de cheiro, trazida pelas baianas e com o apoio dos carros-pipa cedidos pela Prefeitura Municipal. Além de baianas, o evento reúne outros representantes de terreiros de candomblé, integrantes de blocos afro e de grupos de capoeira, que participam do cortejo que percorre as principais ruas do centro até chegar à Catedral de São Sebastião, onde dezenas de nativos e visitantes aguardam a última etapa do ritual.
Já em fevereiro, Ilhéus homenageia Iemanjá com a maior manifestação pública do candomblé realizada na cidade. A festa conta com a participação de dezenas de devotos da Rainha das Águas e, tradicionalmente, é realizada há cerca de 30 anos na cidade no dia 2 de fevereiro, data dedicada à orixá. Em vários pontos das orlas sul, norte e centro, ficam espalhados barracões, onde os devotos depositam oferendas à Iemanjá. Depois das ofertas e de cumprir os ritos nas tendas, inicia-se a formação dos cortejos marítimos que levam os balaios com oferendas para alto-mar. Flores, espelhos e perfumes estão entre os presentes mais oferecidos à orixá, conhecida por seus devotos por sua vaidade.
Além das festas tradicionais, em 2011, até o mês de fevereiro, sempre nos dias de quinta-feira, acontece o Cortejo Afro, evento que contará com a participação dos blocos afro da cidade, saindo da Avenida Soares Lopes até a Avenida 2 de Julho, segundo informou o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira. Em março, entre os dias 4 e 8, Ilhéus realiza seu carnaval oficial.
Será que não seria interesante se, ao menos, nos dias de parada dos navios, o comércio abrisse suas portas as 8:00hs, ao invés de 9:00hs?
como faço para inscrever uma associação não governamental no comselho municipal de assistencia social?