AÇÕES DA PREFEITURA DE ILHÉUS


Uma das pistas da avenida Soares Lopes será interditada para atividades esportivas
Ilhéus cria calendário de eventos esportivos de rua para este ano
Secretaria de Saúde promove ações de combate à dengue

***

Uma das pistas da avenida Soares Lopes será interditada para atividades esportivas

A partir da próxima segunda-feira (10), a pista da avenida Soares Lopes que fica localizada ao lado da praia, será interditada, diariamente, no início das manhãs, com a finalidade de dar mais espaço e segurança para ilheenses e visitantes que costumam praticar atividades físicas, como corridas e caminhadas. Prevista para valer durante toda a alta temporada, a decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (6), durante reunião entre o prefeito Newton Lima, o secretário de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, e o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky.

Na reunião, ficou decidido que, de segunda-feira a sábado, o fechamento da Avenida, que será das imediações da Concha Acústica até a praça Dom Eduardo, ocorrerá das 5h30min até às 8 horas. Já no domingo, a interdição se dará das 6 às 12 horas, possibilitando também que as crianças possam ter, com total segurança, um novo espaço de lazer.

De acordo com o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, na maioria das grandes cidades, o fechamento de vias importantes favorece regularmente a prática de modalidades esportivas. “E isso acontece, entre outros motivos, porque, com a interdição, as pessoas se sentem muito mais seguras”, afirma Kruschewsky. Segundo ele, após o verão, será analisada a possibilidade da manutenção do fechamento diário Soares Lopes.

Ilhéus cria calendário de eventos esportivos de rua para este ano

A Superintendência de Esportes e a secretaria municipal de Turismo lançaram para este ano o calendário de eventos esportivos de rua de Ilhéus. A programação começa no dia 20 de fevereiro, com a corrida rústica etapa Unimed, que integra o projeto “Vida Saudável”, organizado todos os anos pela entidade médica. As etapas do circuito apresentam formato de cinco quilômetros de pedestrianismo (corrida a pé) e caminhada; provas de duathlon terrestre (1,6 quilômetro de corrida, 16 quilômetros de ciclismo/1,6 de corrida) e aquathlon (300 metros de natação e 3 quilômetros de corrida).

Um dos idealizadores do projeto, o superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, explica que a proposta é estimular a prática das modalidades pela população, criando, ao mesmo tempo, uma cultura de eventos esportivos. “O município de Ilhéus é dotado de espaços essenciais para a promoção de eventos deste porte. Entretanto, para obtermos sucesso, precisamos da parceria do empresariado”, diz..

A largada da Etapa Unimed acontecerá na avenida Soares Lopes e utilizará as ruas do centro histórico da cidade. Segundo a organização, as etapas de corrida de rua contam com duathlon terrestre, aquathlon e revezamento, com pontuação acumulada. A premiação inclui a entrega de brindes e troféus, que vão do 1º ao 5º lugares, nas categorias masculino e feminino, além de entrega de troféus aos classificados de 1º ao 3º lugares, nas diversas faixas etárias, e medalhas para todos os participantes.

Inclusão de bairros – O calendário terá como inovação a inclusão de bairros, a exemplo do Malhado, Hernani Sá e Teotônio Vilela. Alberto Kruschewsky ressalta que esses eventos podem ter suas datas modificadas diante de coincidência com as datas do calendário nacional esportivo, cujos eventos podem acontecer no mesmo dia. “Contudo, pretendemos trabalhar em conjunto para que todos os eventos sejam viabilizados”.

Secretaria de Saúde promove ações de combate à dengue

A cidade de Ilhéus possui condições climáticas e geográficas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti e, de acordo com os números divulgados pela Vigilância Epidemiológica do município, existem riscos de epidemia. De janeiro a dezembro de 2010, foram registrados na cidade 1613 casos da doença. Diante desta situação, a Secretaria da Saúde do município vem articulando ações de combate à dengue no sentido de eliminar os criadouros, reduzir os níveis de infestação e, com tudo isso, tranqüilizar a população.

Já foi dado início ao 1º ciclo de trabalhos de 2011, que começou no dia 3 de janeiro e segue até o início de março, consistindo em atividades que vão desde o levantamento de índices até o tratamento da doença. O departamento de Vigilância à Saúde está realizando o monitoramento semanal da dengue, recolhendo todas as notificações de casos apresentados nos hospitais e unidades de saúde do município. Os agentes comunitários continuam com o trabalho de visitação às residências, sendo que este será reforçado por mais 30 agentes que entrarão em fase de capacitação.

Na última segunda-feira (3) também foi iniciado o trabalho de bloqueio ao foco através do fumacê costal, aplicado nas proximidades das residências que possuem casos notificados. Assim, é importante que o paciente disponibilize corretamente seu endereço nas unidades e hospitais, para que, posteriormente, este trabalho possa ser realizado. Também já estão sendo distribuídas capas para tanques e tonéis visando beneficiar os moradores do Alto do Carvalho, uma das localidades com maior índice de infestação.

Além disso, profissionais do departamento de Atenção Básica participarão de uma capacitação para tratamento e cuidados da dengue. O treinamento ocorrerá no dia 27 de janeiro, no auditório do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), no antigo Sesp, e será ministrado por Júlio Diaz Gusman e Edmundo Patury. Participarão da capacitação médicos, enfermeiros e dentistas da rede municipal. No dia 28, a capacitação será realizada para técnicos de enfermagem.

Segundo Orlando de Souza, chefe de endemias, “a cidade não está em epidemia, mas devido aos riscos, essas medidas são extremamente importantes para este momento’’. Ele ressalta ainda a importância da participação da população, que deve manter os quintais limpos, evitando locais com água parada para não deixar que o mosquito prolifere.