Prefeitura Municipal de Ilhéus
Em Ilhéus, será inaugurado neste domingo serviço de energia elétrica de Santa Maria
CCZ de Ilhéus realiza campanha contra roedores
Curso on-line deve capacitar 15 mil lideranças e conselheiros municipais
Shows e a tradicional Puxada do Mastro agitam Olivença neste fim de semana
Ilhéus garante ampliação do “Minha Casa, Minha Vida”
***
Em Ilhéus, será inaugurado neste domingo serviço de energia elétrica de Santa Maria
O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e o secretário municipal de Infraestrutura, Marconi Queiroz, estarão participando neste domingo (9) da inauguração do serviço de energia elétrica na sede da comunidade de Santa Maria, localizada logo depois do distrito de Santo Antônio. Uma antiga reivindicação da população, a obra é resultado do Programa “Luz Para Todos”, do Governo Federal.
A Associação dos Moradores e Pequenos Agricultores de Santa Maria (AMPASM) preparou uma programação para comemorar a chegada da energia elétrica na comunidade. Culto evangélico, das 9 às 10 horas; ato de agradecimento das 10 às 10h45min; apresentações culturais, das 10h50min às 11h50min; almoço, a partir das 12 horas; e show com o cantor ilheense Márcio Santos, a partir das 12h30min.
CCZ de Ilhéus realiza campanha contra roedores
O CZZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Ilhéus prossegue com suas atividades neste ano de 2011. Desde quarta-feira, dia 5, foi iniciada a campanha contra roedores realizando a desratização em diversos pontos da cidade, como Central de Abastecimento, Praças e Unidades de Saúde. Paralelo à campanha, é realizada a conscientização da população, para que, com simples ações como o correto acondicionamento do lixo, seja evitada a proliferação dos roedores.
O CCZ continua disponibilizando também o serviço de castração de cães e gatos, tanto machos, quanto fêmeas. O coordenador do centro explica que “este tipo de cirurgia visa o controle populacional, evitando a proliferação de doenças e que os filhotes indesejados sejam abandonados.’’ Este serviço é realizado de segunda a sexta-feira, sempre no período da manhã, e com agendamento prévio.
A adoção de animais domésticos oferecido pelo órgão prossegue e visa possibilitar uma nova realidade para dezenas de animais que foram recolhidos e estão à espera de um novo lar. Os cães e gatos disponibilizados pelo CZZ passaram por todos os exames de saúde e se encontram saudáveis para o procedimento da adoção. O procedimento é gratuito e os interessados podem se dirigir até o local, que funciona no início da rodovia Jorge Amado (próximo à entrada do bairro Teotônio Vilela) ou obter mais informações através dos telefones 08002846992 ou (73) 3634 – 4434.
O CCZ funciona de segunda a sexta-feira e fica aberto ao público no horário das 14 às 17 horas. Através destes telefones, a população também pode ter acesso a outros serviços oferecidos pelo Centro, a exemplo de combate aos roedores em residências, caramujos, escorpiões e outros animais nocivos ao homem; agendamento para castração de cães e gatos; captura de animais de pequeno, médio e grande porte; vacinação em domicílio (para cães com porte acima da média); entre outros.
Curso on-line deve capacitar 15 mil lideranças e conselheiros municipais
Foram iniciadas no mês passado as aulas da terceira edição do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas, promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias conta com a parceria do Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em Ilhéus, o curso tem o apoio da secretaria municipal de Segurança, Transporte e Trânsito e do Telecentro Luzinete Alves Aragon, que funciona em uma das salas anexas ao Ginásio de Esportes, localizado na avenida Canavieiras.
Inteiramente gratuito, o curso é executado pela Secretaria de Educação à Distância (SEaD) da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC). A capacitação está sendo oferecida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga de 120 horas, durante um período de três meses, beneficiando, aproximadamente, 15 mil conselheiros municipais e líderes comunitários espalhados por todo o Brasil. O principal objetivo do curso, que deve terminar no final do próximo mês, é fortalecer a atuação em rede para prevenir a violência e a criminalidade relacionadas às drogas.
Estão participando da iniciativa, que prevê a entrega de certificados de extensão universitária emitidos pela UFSC, conselheiros que atuam nos conselhos municipais de Segurança, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Saúde, Assistência Social, Escolar, Juventude, Idoso, Trabalho e Segurança Comunitária, além de líderes comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
On-Line – O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área, reunindo informações atualizadas sobre os seguintes assuntos: classificação das drogas e de seus efeitos, padrões de consumo, tratamentos em geral, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislação específica e as diversas políticas públicas correlatas ao tema. “O Curso de Prevenção ao Uso de Drogas é oferecido através da Rede Mundial de Computadores. Assim, as pessoas estão podendo fazer a capacitação em qualquer computador com acesso à Internet. No entanto, dentro das nossas possibilidades, o Telecentro Luzinete Alves Aragon está, mais uma vez, à disposição daqueles que não têm como acessar a Rede”, afirma Robson Magalhães, gerente do Telecentro.
Shows e a tradicional Puxada do Mastro agitam Olivença neste fim de semana
Considerado um dos mais importantes pontos turísticos de Ilhéus, a Estância Hidromineral de Olivença está localizada há aproximadamente quinze quilômetros ao sul da sede da cidade. Neste fim de semana (8 e 9), o local reviverá a tradicional festa da Puxada do Mastro. Absorvida pela Igreja Católica, a festividade foi iniciada pelos índios no século XVI, com o nome de “Corrida das Toras” e incorporada aos ritos religiosos dos padres jesuítas que chegaram no final do século XVI. Desde então, o rito presta homenagem a São Sebastião, padroeiro dos estivadores e patrono da Associação de Machadeiros de Olivença.
Seguindo com a programação a festividade começa no sábado (8), às 5 da manhã, com alvorada de fogos. À noite, após missa solene dos machadeiros na Igreja de N. S. da Escada, o público curtirá os shows das bandas Lingery de Patricinha e Estância, a partir das 22 horas, no palco montando na Praça Cláudio Magalhães. No domingo (9), dia que concentra o ponto alto da festa, a programação também será iniciada às 5 horas com alvorada de fogos. Moradores da Estância, ilheenses e muitos turistas que aproveitam o verão na cidade tomam as ruas de Olivença à espera do cortejo formado por puxadores do grande mastro e do mastaréu, também conhecido como pau dos meninos.
Enquanto o ritual da derrubada é realizado na mata de Ipanema, dezenas de pessoas enchem as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada dos mastros, o cortejo retorna em direção à Praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba, ainda na parte da manhã. Às 15 horas, está prevista a retomada do cortejo da puxada dos mastros. Na Praça Cláudio Magalhães, enquanto espera a chegada dos mastros, a turma curte o show das bandas Batuke Bom e Frisson, a partir das 16 horas. Já para as 18 horas, está prevista a chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães, onde acontecem o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião, com a presença do prefeito de Ilhéus, Newton Lima e de autoridades municipais.
Ilhéus garante ampliação do “Minha Casa, Minha Vida”
Ilhéus assegurou mais 398 unidades habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, além das 1.200 que já estão sendo construídas no município. De acordo com o prefeito Newton Lima, que participou na última quarta-feira (5) de reunião em Salvador com representantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda poderá ocorrer a ampliação do número de novas casas populares, com o acréscimo de mais 602 unidades, perfazendo um total de mil residências. Contudo, informa o chefe do Executivo ilheense, a ampliação vai depender de decisão da presidente Dilma Roussef em oferecer um novo reforço financeiro, o que vem a ser um dos seus compromissos.
Nesta sua viagem de trabalho, o prefeito Newton Lima também esteve na secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano para tratar com os novos gestores da pasta sobre a manutenção de um pacto firmado com aquele órgão, que havia se responsabilizado em realizar o pagamento de 90% da contrapartida que cabe ao município nas obras que estão sendo realizadas no bairro Teotônio Vilela. A intervenção abrange a construção de 272 casas populares e a implantação de sistema de esgotamento pluvial e sanitário, além de pavimentação de ruas. Na reunião, o prefeito também foi bem sucedido e obteve a conformação da pactuação da contrapartida.
Já na Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com diretores da Diurbi, o prefeito Newton Lima fez a apresentação da prestação de contas da primeira etapa da Operação Tapa-Buracos, realizada nas principais vias de Ilhéus. Na oportunidade, ele obteve a aprovação da mesma e a garantia do envio de novos recursos para a continuidade dos trabalhos, num valor total de R$ 1 milhão, divididos em cinco parcelas.
Por fim, no Banco do Brasil, Newton Lima participou de uma reunião com diretores daquela instituição financeira e com empresários responsáveis pelas construção de várias obras emergenciais nos mais diversos altos da zona urbana, uma vez que havia uma queixa generalizada de que, mesmo com os recursos sendo liberados dentro da programação, os serviços naquelas localidades, em sua grande maioria, se encontram em ritmo lento. Advertidas, as empresas se comprometeram a, partir de agora, agilizar o cronograma de serviços, que inclui contenção de encostas, construção de passarelas e rampas, implantação de esgotamento pluvial, entre diversos outros serviços.