SESI SÃO PAULO SELECIONA PROJETO DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS
O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI/SP) selecionou o projeto de montagem do espetáculo “O Inspetor Geral: sai o prefeito, entra o vice”, baseado na obra do escritor russo Nicolai Gogol, com adaptação do Teatro Popular de Ilhéus.
O diretor do TPI, Romualdo Lisboa, autor da idéia, explica que o SESI escolheu apenas quatro roteiros, dentre vários que foram inscritos de todo o Brasil. A peça será encenada nos teatros do SESI da capital paulista, com temporada prevista de dois meses.
“O Inspetor Geral: sai o prefeito, entra o vice” é a segunda parte da aclamada “Teodorico Majestade – as últimas horas de um Prefeito”. A idéia é a criação de um texto livremente inspirado na obra de Gogol, porém, escrito em Cordel, assim como Teodorico Majestade. A estrutura dramatúrgica segue a concepção estética do teatro épico do TPI.
Segundo Romualdo Lisboa, “Gogol, escritor ligado ao realismo, nessa obra fantástica, expôs problemas de ordem moral da sociedade russa, a exemplo da corrupção. Isso tem tudo a ver com o panorama político atual. A nossa proposta é dar seguimento à crise que tomou conta de “Ilha Bela”. Depois da expulsão do prefeito Teodorico, retirado à força do poder, entrou o seu vice (ainda sem nome), que manteve a desordem e as falcatruas com o dinheiro público. O problema é que um inspetor geral, incumbido de investigar a ladroagem, resolveu aparecer”.
A data da estréia de “O Inspetor Geral: sai o prefeito, entra o vice” ainda não foi definida pelo SESI/SP.