C H U V A S
Nesta quarta-feira pela manhã, por um período de uma hora, a vizinha Itabuna, passou por um susto com as chuvas que caíram na cidade.
Assuntem bem! Uma hora de chuva de verão.
O que se viu no decorrer foi inúmeros alagamentos e muito, muito LIXO nas ruas e nos bueiros, este ingrediente LIXO é um dos causadores pelos estragos durante as chuvas.
É de fundamental importância a participação da prefeitura na coleta de lixo na cidade, mas a atitude da população também merece reflexão.
Não sei bem o que está acometendo às pessoas, mas o que se vê é uma proliferação do LIXO em todas as cidades e capitais do país, parece que todos resolveram de uma vez só jogar o que não presta nas ruas, num flagrante desrespeito, de falta de educação, de cidadania.
Todos sabem os prejuízos causados pelo LIXO, na natureza, na saúde, enfim, o estrago é grande e a população ainda não parou para rever seus conceitos com relação ao LIXO.
Aqui na nossa cidade a prefeitura tem feito o trabalho de coleta e limpeza, mas falta muita coisa para se alcançar o nível desejado.
Acredito que uma campanha em massa, inclusive no momento das coletas, com distribuição de panfletos, fiscalização, avisos na mídia e outras iniciativas educacionais de fazer chegar ao cidadão o problema do LIXO.
Um bom começo seria um trabalho com as associações de moradores, donos de bares e restaurantes, comércio, para se ter uma idéia, a associação dos moradores da URBIS já deu o pontapé oficial com sua campanha “Projeto Educativo Amo Meu Bairro Preservo”, e o pessoal do Teotônio Vilela foi recebido pelo Gestor Municipal e o tema abordado foi o LIXO.
Apenas a coleta do lixo não mudará o perfil das ações danosas da população, o poder público tem que fiscalizar, orientar e prestar um serviço que leve o cidadão a rever sua posição e entender que o LIXO é danoso, é ruim e não se pode conviver no meio de sujeira, afinal de contas, todos merecem uma melhor qualidade de vida.
Ah! Não podemos esquecer que está faltando fiscalização às inúmeras construções em andamento na cidade, os entulhos ficam nas ruas e passeios por um longo tempo, no alvará de construção ou reforma não está implícita esta regra. Acredito.
ZÉCARLOS JUNIOR
Legislativo com AMOR – 2012 Zécarlinhos VEREADOR