As condições do tempo no Nordeste brasileiro estão sendo influenciada pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que associada ao calor e a umidade vinda da Amazônia, mantém o céu encoberto e chuvoso em grande parte dessa Região. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), em Salvador e Região Metropolitana, entre os dias 28/01 (sexta-feira) e 30/01 (domingo), o calor associado aos ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico manterão o tempo instável com previsão de céu nublado a parcialmente nublado e chuvas fracas, sendo elas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas previstas para a capital baiana deverão oscilar entre 21°C (mínima) e 32°C (máxima).

De acordo com a meteorologista do Ingá Heráclio Alves, a ZCIT atua com mais frequência entre os meses de fevereiro e maio no Nordeste brasileiro, sendo o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no Centro-norte da Bahia, Centro-oeste dos estados da Paraíba e Pernambuco, além dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Para este final de semana na Bahia, a ZCIT associada à umidade vinda da região amazônica deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas e fracas nas regiões Oeste, São Francisco e Norte. As temperaturas previstas para estas regiões deverão variar entre 22°C (mínima) e 30°C (máxima).

Para o Recôncavo, Nordeste, Chapada Diamantina, Sudoeste e Sul da Bahia, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que ainda manterão o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. É nessas áreas onde estão previstas as temperaturas mais elevadas do Estado (máxima pode chegar aos 33°C) e associadas aos altos índices de umidade relativa do ar poderão favorecer a ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul. Já nas áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste ainda são esperadas as temperaturas mais amenas, com mínima podendo chegar aos 19°C.

Maré

Entre os dias 28 (sexta-feira) e 30 (domingo), a maré alta deverá atingir sua altura máxima em torno do meio-dia e meia-noite, com valores variando entre 1,6 metro e 2 metros. Já a maré baixa deverá atingir seu mínimo em torno das 6h e das 18 horas, com valores variando de 0,4 metro a 0,8 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs)

Neste final de semana, a previsão está indicando que os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão permanecer com intensidade Extrema, com valores oscilando entre 12 e 13, em praticamente todo o Nordeste brasileiro.

A meteorologista do Ingá Maryfrance Diniz explica que durante a estação do verão (no Hemisfério Sul), os dias se tornam mais longos do que as noites e as temperaturas se mantêm em elevação, consequentemente, há um aumento na intensidade da radiação solar, elevando também os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). “O aumento da nebulosidade (típico do verão) também é registrado em grande parte do Nordeste brasileiro, incluindo o estado da Bahia. Mesmo assim, os IUVs podem assumir valores altos e, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), requer cuidados quanto à exposição ao sol entre 10h e 16 horas. Recomenda-se usar filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves”.