Prefeitura Municipal de Ilhéus
Teotônio Vilela receberá grande mutirão de limpeza nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro
Prefeitura intensifica obras de drenagem no bairro Cidade Nova
Dia Nacional dos Portuários é comemorado em Ilhéus
Donativos arrecadados em Ilhéus seguem para a Cruz Vermelha
***
Teotônio Vilela receberá grande mutirão de limpeza nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro
O Teotônio Vilela, um dos bairros mais populosos do município de Ilhéus, será beneficiado com um grande mutirão de limpeza e combate à dengue, previsto para ser realizado nos próximos dias 4, 5 e 6 de fevereiro. A medida foi a principal decisão adotada durante reunião ocorrida na manhã desta sexta-feira (28), na sede da associação de moradores do bairro. Os serviços, que reunirão os esforços conjuntos da comunidade e de cerca de 80 trabalhadores da Prefeitura Municipal de Ilhéus, incluirão a limpeza de ruas, canais e ‘criadouros’ do mosquito transmissor da dengue, entre outros.
Além de diversas lideranças comunitárias e do presidente da Associação de Moradores do Teotônio Vilela, Reinilson Soares, o encontro contou com a presença do prefeito Newton Lima, do vice-prefeito Mário Alexandre, dos secretários do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, da Infraestrutura, Marconi Queiroz, da Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, da Educação, Lidiney Campos, da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, do chefe de Gabinete do Prefeito, José Nazal, do chefe de Endemias da secretaria municipal de Saúde, Orlando de Souza e do vereador Bel do Vilela.
Após entregar ao presidente da Associação de Moradores um mapa atualizado do Teotônio Vilela, com todas as ruas locais nominadas, o prefeito Newton Lima garantiu a realização do mutirão e a execução de outros esforços visando dotar o bairro de melhores condições de infraestrutura. “Desejamos que este mutirão seja apenas o início de um grande projeto, capaz de transformar o Teotônio Vilela num bairro modelo. Com isso, estaremos melhorando o dia-a-dia desta comunidade”, comentou o prefeito.
Empossado no último dia 14 de janeiro, o novo presidente da Associação de Moradores do Teotônio Vilela, Reinilson Soares, lembrou que, após o mutirão de limpeza e de combate à dengue, o trabalho dará ênfase aos esforços de manutenção. “Após a limpeza de ruas, canais e criadouros do Aedes aegypti, estaremos fazendo a manutenção, por meio da conscientização de toda a comunidade”, comentou Soares, acrescentando que, na próxima quarta-feira (2), será realizada uma reunião no gabinete do prefeito para definir os últimos detalhes do mutirão dos dias 4, 5 e 6 de fevereiro.
Prefeitura intensifica obras de drenagem no bairro Cidade Nova
Com o objetivo de melhorar o sistema de drenagem da rede pluvial localizada na praça Florêncio Gomes e nas avenidas Soares Lopes, Osvaldo Cruz e Marcus Paiva, no bairro Cidade Nova e parte da avenida Canavieiras, a Prefeitura de Ilhéus intensifica obras nestes locais. O projeto é acabar com os permanentes alagamentos originados pela chuva, fazendo a troca de manilhas de diâmetros pequenos e retirar antigas amendoeiras e sombreiros, cujas raízes profundas quebravam o calçamento e entupiam o escoamento normal de água.
Para continuar com as obras, quinta-feira (27), funcionários da empresa responsável pela execução dos serviços utilizaram motosserra para retirar as árvores. Em seguida, a equipe inicia as escavações para remover as raízes e outros materiais que estavam amontoados na canalização da rede e impediam a passagem da água pluvial.
Em paralelo aos serviços, operários vão intensificar escavações para retirar manilhas quebradas de diâmetros que variavam entre 20, 30 e 40 centímetros e a partir daí colocar outras de 60 centímetros em toda a extensão da avenida Osvaldo Cruz e parte da Canavieiras.
Antigos alagamentos – Segundo as secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura, como a rede pluvial do local e de outras áreas não recebia nenhuma manutenção dos antigos gestores, agora o serviço requer ação minuciosa. Antigos moradores da Cidade Nova disseram que por cerca de 30 anos eles não viam ações idênticas no local. Expectativa é que com a conclusão das obras os permanentes alagamentos não existiram mais.
Explica o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, que as chuvas que têm caído recentemente comprovam que a obra está sendo executada dentro dos padrões e normas de engenharia. Segundo ele, a obra está sendo tocada com responsabilidade e a demora de sua conclusão foi causada pela necessidade da elaboração de projeto minucioso, como foi feito pela secretaria da Infraestrutura, no sentido de evitar os constantes problemas no futuro.
Dia Nacional dos Portuários é comemorado em Ilhéus
Representando o prefeito Newton Lima, o vice-prefeito do município de Ilhéus, Mário Alexandre, participou na manhã desta sexta-feira (28) da programação alusiva ao Dia Nacional dos Portuários. As comemorações, que incluíram uma solenidade no Porto Internacional e a realização de um Dia de Lazer na AABaneb, localizada no quilômetro 9 da rodovia Ilhéus/Canavieiras, também foram prestigiadas pelo presidente do Sindicato dos Portuários, Cristiano Melgaço, pelo vice-presidente Dalmir Ribeiro, pelo presidente do Sindicato dos Estivadores, Emerson Tavares, pelo coordenador do Porto, Renilton Rhem, e pelo secretário da Assistência Social, Emenson Silva, entre vários outros.
Em seu pronunciamento, o vice-prefeito Mário Alexandre chamou atenção para o novo momento pelo qual o Porto Internacional de Ilhéus está passando, com a formatação de um grande projeto de modernização e, sobretudo, com a atração de novas cargas, a exemplo do níquel exportado pela Mirabela do Brasil. “Queremos um Porto Internacional cada vez mais forte. Com isso, estaremos assegurando uma parcela importante do processo de desenvolvimento de nossa cidade”, comentou o vice-prefeito.
Donativos arrecadados em Ilhéus seguem para a Cruz Vermelha
Até domingo (30) os donativos arrecadados durante a campanha S.O.S. Rio – em prol das vítimas das chuvas que caíram na região serrana do Rio de Janeiro –, realizada pela sociedade civil de Ilhéus devem chegar ao seu destino final: a sede da Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro. Na tarde desta quinta-feira (27) os voluntários que estiveram à frente da arrecadação dos donativos, acompanhados por guardas municipais entregaram o material à empresa que fará o transporte da carga, a Gol Log.
Até domingo, os donativos seguem em voos da empresa Gol e neste fim de semana para os pontos de distribuição. Entre os dias 17 e 24 deste mês foram arrecadados 4.186 peças de roupas, 960 quilos de alimentos, 612 unidades de material de higiene, 368 litros de água mineral, 382 pares de calçados, 216 pacotes descartáveis e uma centena de outros objetivos, como brinquedos.
Além do estande que funcionou no espaço Sabor & Arte e depois em frente à Casa dos Artistas, também foram arrecadados mantimentos e materiais de limpeza e higiene, durante a partida entre Colo-Colo e Fluminense de Feira, no estádio Mário Pessoa, no domingo (23).
O movimento S.O.S. Rio promoveu ainda show beneficente que reuniu vários artistas de Ilhéus, marcando o encerramento desta corrente de solidariedade. A campanha contou com o apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Ilhéus, por meio da Secretaria de Governo, além da Casa dos Artistas, rede Meira de Supermercados e Lions Clube.