O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Edivaldo Nascimento (Dinho Gás), com a bancada de oposição composta pelos edis, Alzimário Belmonte (Professor Gurita), Jailson Nascimento, Tarcísio Paixão, Gilberto Souza (Bel do Vilela), Reynaldo Oliveira (Zé Neguinho) e Valmir Freitas, estiveram no Palácio Paranaguá reunidos com o prefeito Newton Lima e o Dr. Theobaldo Magalhães (Dir. Sindmed/Ba) na oportunidade debateram as condições atuais dos trabalhadores da unidade de atendimento do SAMU de Ilhéus. O doutor Theobaldo afirmou que o secretário de saúde do Estado, Jorge Sola, tem o conhecimento das dificuldades enfrentadas pelo SAMU de Ilhéus e que o secretário municipal de saúde, Jorge Arouca, estava em Salvador debatendo dentre outras coisas as dificuldades do SAMU que tem apenas uma viatura nova e as demais já estão sucateadas e precisando de inúmeros reparos, com isso o risco enfrentado no dia dia é grande.

São 14 médicos que trabalham atualmente no SAMU, os quais reivindicam férias vencidas, repasses do INSS que foram recolhidos e não repassados, além de problemas com o FGTS que não é depositado e gera a insatisfação da classe. O medico Archibaldo Barreto, disse que reunião como essa já havia sido realizada em abril de 2010 e que o Município não cumpriu com o que havia sido firmado, segundo o médico a reunião foi liderada pelo prefeito em exercício na ocasião Mario Alexandre. O mesmo ainda prometeu brigar pelo INSS de todos os servidores que vem sendo recolhido e não é repassado.

Já o prefeito Newton lima, afirmou que só poderá falar em aumento quando o secretario Arouca chegar de viagem, onde os mesmos também estudarão a gratificação de emergência, já a insalubridade será de acordo com o estudo apresentado pelo perito da área de saúde e com acompanhamento de um perito assistente que faz parte do sindicato dos médicos. Newton Lima ainda informou que as férias serão quitada a partir de março, sendo quatro parcelas para o primeiro grupo e outras quatro para o segundo grupo, cada grupo terá sete médicos. O prefeito disse ainda que ainda que existem problemas com o INSS, FGTS e o Ministério Publico já entrou com uma ação contra o Município.

Segundo o vereador Jailson Nascimento, os vereadores do grupo de oposição estarão sempre a disposição dos trabalhadores e que iniciativas como esta servem para buscar melhorias e fazer com que o povo veja o empenho dos vereadores na luta por uma Ilhéus melhor.