Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito prospecta recursos para obras
Ilhéus recebe 2.500 cruzeiristas no dia dos festejos a Iemanjá
Atualização cadastral do imóvel prevê desconto de até 25% no IPTU
Saúde se reúne com Conselhos de bairros
Nona edição do “Vem Louvar Verão” atrai milhares de pessoas em Ilhéus
***
Prefeito prospecta recursos para obras
Acompanhado do secretário municipal da Infraestrutura, Marconi Queiroz, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, esteve na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para tratar de assuntos do interesse do município. Entre os temas agendados com a superintendência, a recomposição asfáltica e a implantação do aterro sanitário.
No encontro com o superintendente Luciano Ricardo Gomes Sandes, o prefeito solicitou a liberação da segunda parcela do convênio firmado com a Conder, no valor de R$ 1 milhão, destinado à recomposição da pavimentação asfáltica da cidade. No convênio, a liberação de recursos é programada em cinco parcelas e a primeira liberada já foi feita a prestação de contas.
Segundo o secretário Marconi Queiroz, os recursos destinados pela Conder foram utilizados na “operação tapa-buracos” realizada em diversos bairros. Os serviços foram feitos no Pontal, Iguape, Teotônio Vilela, Princesa Isabel e diversas ruas do centro, a exemplo da avenida Soares Lopes e as ruas que compreendem o trecho entre a ponte Lomanto Júnior e a praça Cairu.
Aterro sanitário – A implantação do aterro sanitário de Ilhéus também foi objeto do encontro mantido pelo prefeito e o secretário com a direção da Conder. Segundo informaram os técnicos do órgão, a obra sofreu solução de continuidade, já que a empresa anteriormente contratada para a execução dos serviços solicitou o rompimento do contrato. Uma nova empresa está sendo contratada para a conclusão dos serviços e o conserto da balança.
Após a conclusão das obras e serviços do aterro sanitário, a Conder continuará administrando o local por cerca de oito meses, quando será entregue à prefeitura. “Em pouco tempo teremos um aterro sanitário organizado, dentro dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a lei 12.305, de 2 de agosto de 2001, que institui a política nacional de resíduos sólidos”, ressaltou o prefeito.
Nossa Senhora da Vitória – Ainda na Conder, o prefeito solicitou a liberação de recursos para a retomada da obra de infraestrutura do bairro Nossa Senhora da Vitória, atualmente paralisada. Segundo o secretário Marconi Queiroz, as condições de acesso ao bairro são bastante ruins e é preciso uma intervenção do poder público no sentido de promover melhorias no sistema viário. “Assim que os recursos forem liberados, colocaremos uma equipe para realizar as obras”, disse Marconi.
Para atender às solicitações feitas pelas lideranças do bairro e do presidente da Câmara, Edvaldo Nascimento (Dinho Gás), a Secretaria de Infraestrutura enviou uma força-tarefa composta por operários, caçambas e retro-escavadeira, que auxiliou no trabalho de colocação do cascalho em toda a extensão da principal ladeira do bairro. Além da ladeira que dá acesso ao alto Nossa Senhora da Vitória, a prefeitura disponibilizou 16 caçambas de cascalho, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego em outros acessos do bairro, a exemplo das ruas 15 de Agosto e São Jorge.
DPT – Outro órgão do governo do estado visitado por Newton Lima foi a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), onde manteve contato com o coordenador João Pedroso. Na conversa, o prefeito ressaltou a urgência na conclusão das obras do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que tem causado inúmeros problemas na liberação de corpos.
O coordenador João Pedroso garantiu a Newton Lima que as obras serão retomadas em muito breve. Segundo o coordenador, a paralisação foi motivada pelo distrato solicitado pela construtora, mas que outra empresas está sendo contratada para retomar e concluir os serviços.
Ilhéus recebe 2.500 cruzeiristas no dia dos festejos a Iemanjá
O município de Ilhéus viverá nesta quarta-feira (2) um dia importante para as tradições religiosas, para o fortalecimento do turismo e para o aquecimento da economia local. Além dos nativos e dos turistas que já estão na cidade, a tradicional festa de Iemanjá deve atrair milhares de cruzeiristas que mais uma vez visitam São Jorge dos Ilhéus no transatlântico Costa Serena. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Paulo Moreira, são boas as chances de o evento contar com a participação de um número significativo de turistas, uma vez que o navio traz ao porto cerca de 2.500 visitantes.
Com muita água de cheiro e sempre ao som dos atabaques, as homenagens serão iniciadas a partir das 12 horas, com duas concentrações: uma no bairro Nova Brasília, em frente à Maramata, com os terreiros da zona sul, e outra na praia do Cristo, com os terreiros da zona norte. O ponto alto da festa acontece às 16 horas, quando uma procissão marítima formada por dezenas de embarcações sairá das praias do Cristo e da Maramata com destino ao alto-mar onde as oferendas serão depositadas.
Vista por muitos como a maior manifestação pública do candomblé baiano, a festa de Iemanjá está completando 30 anos de celebração em Ilhéus. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, com a participação dos terreiros de Mãe Carmosina, Mãe Laura, Pai Toninho e Pai Atanagildo. A exemplo do que aconteceu nas últimas décadas, nativos e turistas, oriundos de diversas etnias, credos e religiões, oferecerão mais uma vez inúmeros presentes à Rainha das Águas, fazendo durante a célebre procissão marítima um pedido ou agradecendo uma graça alcançada.
Representação – Na maioria de suas representações, Iemanjá segura um leque de metal e um espelho. A Rainha das Águas possui diversos nomes referentes à diversidade e às profundidades dos trechos do rio “Yemoja”. Para os adeptos do candomblé, Iemanjá simboliza a criação efetivada. O seu leque, chamado abebê, tem em seu centro um recorte, onde surge o desenho de uma sereia. Em outros modelos do apetrecho, constam a lua e a estrela. Complacente, é responsável pela pescaria farta, além da vida com abundância de alimentos. Ela não lembra a volúpia das sereias ou a lara indígena, mas é representada e cultuada com muito respeito, pois é a “mãe da criação”.
A lenda diz que Iemanjá transformou-se num rio para correr mais depressa e fugir do seu marido, Okere, que a maltratava. Ele a perseguiu com seus exércitos até a casa de seu pai. Quando a alcançou pediu que voltasse. Como não foi atendido, transformou-se em montanha para barrar sua passagem. Então Iemanjá pediu ajuda a Xangô, o orixá do fogo, raios e trovões. Xangô juntou muitas nuvens e com um raio provocou uma chuva que encheu o rio. Com outro raio partiu a montanha em duas. Assim, Iemanjá pôde correr para o mar. Mais tarde, seguindo o povo iorubá, atravessou o oceano protegendo os escravos das tormentas e chegando à Bahia, fez do exílio seu reino.
Sincretismo – Existe um sincretismo religioso estabelecido entre Nossa Senhora dos Navegantes e a orixá da mitologia africana Iemanjá. Em alguns momentos, festas realizadas em homenagem às duas se fundem. No Brasil, tanto Nossa Senhora dos Navegantes como Iemanjá tem sua data festiva no dia 2 de fevereiro.
Atualização cadastral do imóvel prevê desconto de até 25% no IPTU
Segue até o dia 18 deste mês a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com desconto de 15% para pagamento em cota única. O desconto incide apenas sobre o valor do imposto e não sobre o valor da Taxa de Serviço Urbano (TSU), que também consta no documento. Boa parte dos contribuintes já recebeu seus carnês, uma vez que a prefeitura iniciou a distribuição dos boletos em janeiro. Os contribuintes que ainda não receberam seu carnê em casa podem retirá-lo no setor tributário, localizado no térreo do Palácio Paranaguá, das 12 às 18 horas.
No caso do contribuinte que optar em realizar a atualização cadastral do imóvel, o desconto oferecido pela campanha pode chegar a 25%. O procedimento está sendo realizado na antiga sede do Clube dos Comerciários, no centro de Ilhéus, das 12 às 18 horas. Para realizar a atualização do cadastro é preciso apresentar os documentos: no caso de pessoa física, CPF e RG de todos os proprietários ou compromissários do imóvel. Já se tratando de pessoa jurídica é preciso apresentar cópia simples do CNPJ e documento que comprove a propriedade do imóvel.
É necessário ter em mãos certidão de matrícula do registro do imóvel expedida há, no máximo, 180 dias; escritura pública de compra e venda; contrato particular de compra e venda; contrato particular de seção de direitos sobre o imóvel; formal de partilha ou sentença de usucapião transitada e julgada são algumas opções de documentos que podem ser apresentados para comprovar a propriedade do imóvel. Após realizar o procedimento, o contribuinte estará apto a obter o desconto equivalente a 25% sobre o valor do imposto. Se a atualização tem a finalidade de mudar o endereço de entrega do carnê de IPTU, a pessoa deve apresentar também cópia simples do comprovante de endereço.
A retirada do boleto pode ser feita via internet, através de um link específico disponível na página da Prefeitura de Ilhéus: www.ilheus.ba.gov.br. Além da emissão do IPTU a supervisão tributária é responsável pela emissão do alvará de funcionamento de empresas, Imposto sobre Serviços e outras taxas. O pagamento do tributo com o desconto pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Após o prazo, o valor do tributo perde o desconto e pode ser parcelado em até nove vezes iguais.
Saúde se reúne com Conselhos de bairros
A Secretaria da Saúde de Ilhéus promove nesta quinta-feira (3) um encontro com representantes do Conselho Local de Saúde do alto do Basílio, no auditório da sede da secretaria, no bairro Cidade Nova. A reunião foi proposta pelo conselho após visita do secretário e equipe técnica da Secretaria da Saúde às unidades e postos do bairro.
Segundo o secretário Jorge Arouca, a reunião tem como objetivo ouvir as demandas, sugestões e reclamações dos usuários do sistema de saúde deste local, além de averiguar o que pode ser resolvido em curto prazo, e o que pode ser planejado para resoluções a médio e longo prazo. No encontro, estarão presentes o secretário da Saúde e representantes dos diferentes departamentos da secretaria.
O secretário disse ainda que ações como essas são de extrema importância e que auxiliam no planejamento do serviço e na busca por uma melhoria na qualidade do atendimento à população. Outras visitas aos bairros para encontros com as comunidades já foram realizadas, a exemplo do distrito de Sambaituba e do bairro Teotônio Vilela, localidades que também agendarão reuniões com a Secretaria da Saúde.
Nona edição do “Vem Louvar Verão” atrai milhares de pessoas em Ilhéus
Milhares de pessoas prestigiaram a nona edição do projeto “Vem louvar verão”, realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Estimativas asseguram que 15 mil pessoas compareceram ao evento no último sábado (29) para ver as apresentações do ministério Sacerdócio e do cantor e compositor Irmão Lázaro. Na sexta-feira (28), o trabalho contou com a participação do ministério Semeadores e do grupo de louvor da Igreja Batista Memorial.
Nas suas oito primeiras edições, o “Vem louvar verão” contou com a participação de bandas do estado e de vários ministérios de expressão nacional, como Carlinhos Félix, David Quinlan e Nívea Soares. “Este é um projeto que nasceu no coração de Deus para promover a comunhão, a integração e a evangelização. Por isso, o ‘Vem louvar’ permanece sendo um belo palco para o louvor, para a dança e para a produção de abençoados e transformadores testemunhos”, comenta o coordenador do projeto, lojista Paulo Sérgio dos Santos (Ceo).
Segundo ele, para o próximo ano, a proposta é fortalecer ainda mais o evento, que, ano após ano tem mostrado a força e o poder de atração do evangelho. “Para atingirmos essa meta é importante dizer o seguinte: no calendário de festas populares do município, encontram-se o carnaval e o São João, eventos que não contam com a participação dos evangélicos. Entre outros objetivos, o ‘Vem louvar verão’ surgiu para suprir essa lacuna, ou seja, disponibilizar uma opção de lazer para o povo de Deus, principalmente para a juventude cristã. Só que a ampliação do projeto depende da chegada de novos patrocinadores, capazes de fazer frente aos custos, que com o passar dos anos só fizeram aumentar”.
Família – O projeto “Vem louvar verão” que também contou com a participação dos pastores Pedro Chagas e Rubem Vieira, ambos da Igreja Batista Lindinópolis, localizada no alto da Conquista, em Ilhéus, teve como tema central “Família: projeto de Deus”. “Em função disso, todas as atrações deste ano cantaram músicas voltadas para a importância da entidade familiar no seio de nossas vidas e caminhadas cristãs”, afirma o coordenador Paulo Sérgio dos Santos.