Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito de Ilhéus elogia iniciativa de Bamin e Senai
Iniciada a obra de reforma da passarela do São Miguel
XIV Regata Salvador Ilhéus será realizada nos dias 18, 19 e 20 deste mês
Litoral norte de Ilhéus terá tarde de prática esportiva e educativa
Cresce procura pelo Núcleo de Treinamentos de Esportes Paraolímpicos
***
Prefeito de Ilhéus elogia iniciativa de Bamin e Senai
Ao participar na manhã desta terça-feira (8), do lançamento do Programa Mina de Talentos, promovido pela Bahia Mineração (Bamin) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, disse que a região vive um momento ímpar para o seu desenvolvimento. O evento foi realizado no Teatro Municipal de Ilhéus e contou com a presença dos diversos parceiros, entre eles o secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, representando o governador Jaques Wagner.
Newton Lima parabenizou o vice-presidente da Bamin, Clóvis Torres, pela aglutinação de instituições públicas e privadas em torno de um amplo programa de formação de profissionais em diversas habilidades e competências. Segundo o prefeito, a iniciativa mostra que a empresas está consciente de sua responsabilidade, ao priorizar a participação nos cursos de moradores das cidades localizadas no entorno do empreendimento.
Para o prefeito de Ilhéus, esse é um novo ciclo de desenvolvimento regional, no qual as cidades podem crescer e evoluir dentro de parâmetros previamente planejados, possibilitando a participação de todos os setores na geração de emprego e renda. “Esse evento de hoje nada mais é do que a transformação de um projeto, um sonho, em realidade. Com isso, ganha não só Ilhéus para todas as cidades da região”, comemorou Newton Lima.
Iniciada a obra de reforma da passarela do São Miguel
Com recursos oriundos da arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na semana passada a obra de reforma da passarela do São Miguel. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Marconi Queiroz, além do conserto dos guarda-corpos, o trabalho também promove a recuperação da pavimentação e do sistema de iluminação.
“Esta é mais uma reivindicação da comunidade que o prefeito Newton Lima, apesar de todas as dificuldades do município, está atendendo. A proposta do governo, utilizando da melhor forma possível os recursos gerados pela arrecadação do IPTU, é promover outras intervenções tão importantes quanto a reforma da passarela do São Miguel”, conclui.
Outra obra viabilizada pelos recursos do IPTU é a reposição de pedras portuguesas em diversos locais de Ilhéus. Ainda segundo Marconi Queiroz, numa primeira etapa, o trabalho beneficiará a avenida Soares Lopes, a avenida Dois de Julho e a rua Lindolfo Collor, localizada no bairro do Malhado. “A reposição de pedras portuguesas é um trabalho fundamental para garantir a segurança dos pedestres e também para fortalecer o turismo, uma vez que, inegavelmente, deixa a cidade mais bonita”, diz.
IPTU – Prossegue até o dia 18 deste mês a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 15% para pagamento em cota única. O desconto incide apenas sobre o valor do imposto e não sobre o valor da Taxa de Serviço Urbano (TSU). Boa parte dos contribuintes já recebeu seus carnês, já que a Prefeitura iniciou a distribuição dos boletos em janeiro. Os contribuintes que ainda não receberam seus carnês em casa podem retirá-los no setor tributário, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, localizado no Centro de Ilhéus, das 12 às 18 horas.
O secretário municipal da Fazenda, Jorge Bahia, lembra que a retirada do boleto também pode ser feita pela internet, através de um link específico disponível na página da Prefeitura de Ilhéus: www.ilheus.ba.gov.br. Além da emissão do IPTU, a supervisão tributária também é responsável pela emissão do alvará de funcionamento de empresas, Imposto sobre Serviços e outras taxas. O pagamento do tributo com o desconto pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou casa lotérica, sendo que, após o prazo, o contribuinte só terá direito ao parcelamento em até nove vezes.
XIV Regata Salvador Ilhéus será realizada nos dias 18, 19 e 20 deste mês
Nos dias 18, 19 e 20 deste mês, como parte do calendário de eventos do município, será realizada a XIV Regata Salvador Ilhéus, uma das mais tradicionais competições náuticas do estado. De acordo com o coordenador da regata e diretor de Vela do Ilhéus Iate Clube, Marcelo Tavares, o evento conta com o apoio do Aratu Iate Clube, Federação dos Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb) e Capitania dos Portos. Além de integrar velejadores das duas cidades litorâneas, a prova também servirá para consolidar o município de Ilhéus como uma importante alternativa para velejadores que navegam na costa baiana, fortalecendo o turismo esportivo da região.
Considerada a única regata oceânica de longo percurso do Estado, a XIV Regata Salvador Ilhéus passa a ter este ano um calendário que inclui desde iniciativas de incentivo à prática do esporte náutico na baía do Pontal até a realização de shows musicais. A agenda de apresentações de 2011 traz a Ilhéus a paulistana Maria Gadu e o baiano Jau. Eles se apresentam na Concha Acústica da avenida Soares Lopes, no dia 19 de fevereiro, com uma mistura de ritmos que mescla diversão, agito e romantismo.
De acordo com o calendário elaborado pela organização do evento, a competição terá início às 13 horas do dia 18 de fevereiro, com saída da base do Iate Clube da Bahia, em Salvador. A chegada deverá ocorrer em Ilhéus, a partir das 5 horas do dia seguinte, no Ilhéus Iate Clube. Neste mesmo dia, está prevista uma feijoada com a presença dos participantes, autoridades e imprensa regionais, seguida da premiação. No domingo (20), uma série de apresentações de esportes náuticos, abertas ao público, acontecerá na baía do Pontal, um dos cartões-postais mais belos de Ilhéus.
Depois da Regata Salvador Ilhéus, disputada por velejadores das duas cidades, o vice-campeão mundial de Jet Ski, Bruno Jacob, fará uma apresentação na baía do Pontal. Os objetivos, segundo os organizadores, são incentivar a prática de atividades náuticas em Ilhéus e mostrar a potencialidade da baía para a prática esportiva. Considerado um dos mais talentosos pilotos de Jet Ski da atualidade, o baiano Bruno Jacob, de 23 anos, promete uma apresentação recheada de manobras radicais.
Calendário – Está prevista para o próximo mês de março a realização do Carnaval, principal evento de massa do calendário de festas populares do município. No mês de abril, a programação prossegue com o Festival de Guaiamum de Juerana, enquanto que, para o mês de junho, o calendário reserva dois grandes eventos: Campeonato Brasileiro de Triathlon e o tradicional São João. Concluindo, a programação de eventos contempla o Festival do Camarão, em julho; o Festival da Primavera, em setembro; o Festival do Chocolate, em outubro; e, saudando o ano de 2012, o Reveillon, em dezembro.
Litoral norte de Ilhéus terá tarde de prática esportiva e educativa
O litoral norte de Ilhéus terá todo o final de semana deste mês e também em março (5 e 6), tardes voltadas para a prática esportiva e educativa, além de ações para mostrar a importância do manuseio correto do lixo doméstico e comercial. A iniciativa terá como ponto de partida a localidade de Ponta da Tulha, com o envolvimento da comunidade. Denominada de “Arena esportiva”, o evento é patrocinado pela Bahia Mineração, TV Santa Cruz, FM Bahia, dentre outras empresas regionais. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência de Esportes e Secretaria de Turismo. A inscrição é gratuita e será feita no local.
André Carvalho, idealizador do projeto – pós-graduando em administração e marketing esportivo, pela Universidade Gama Filho –, disse que a cada final de semana a coordenação sorteia uma localidade de Ilhéus para sediar a “Arena esportiva”. Uma das propostas é interagir com os moradores e ao mesmo tempo participar de ações de educação ambiental. A intenção é conscientizar a população para a importância de manter sempre limpos os locais onde cada pessoa mora, trabalha e estuda.
Nos dias 12 e 13 a comunidade de Ponta da Tulha e Jóia do Atlântico irá participar de diversas atividades esportivas e recreativas, além de participar de mutirão de limpeza nas praias. André Carvalho ressalta que “através de ampla divulgação mobilizaremos previamente os moradores das localidades onde iremos sediar a ‘Arena esportiva’. Com a ajuda de voluntários vamos alertar para a importância do destino certo ao lixo e conscientizar a população a não jogar resíduos sólidos no meio ambiente”.
Cresce procura pelo Núcleo de Treinamentos de Esportes Paraolímpicos
Todas as terças e quintas-feiras, sempre das 13h30min às 17h30min, o ginásio de esportes Herval Soledade sedia o Núcleo de Treinamentos de Esportes Paraolímpicos, que vem ajudando a revelar talentos nas modalidades de goaball, basquete e handebol em cadeira de rodas e futsal (para cegos). Além de promover a inclusão através do esporte e trazer mais qualidade de vida, a iniciativa tem o objetivo de desenvolver na cidade atividades que venham fomentar a força brasileira na Paraolimpíada que acontece em 2016, após a olimpíada no Rio de Janeiro. Qualquer pessoa com deficiência maior de 14 anos pode participar.
Pessoas portadoras de deficiência também podem participar da modalidade atletismo, cujos treinos acontecem todas as sextas-feiras, das 14 às 17h30min e na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar de Ilhéus, todas as segundas e sextas-feiras, onde acontecem treinos com goaball e bocha. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Ciências da Saúde e com parceria da Superintendência de Esportes de Ilhéus e da Secretaria de Turismo. Inscrição e informações adicionais podem ser obtidas por meio dos telefones (73) 3680-5168, pelo e-mail: inscricaopibid@gmail.com e no ginásio de esportes, no turno vespertino, com os professores Josenilton ou Judson.
As atividades são monitoradas pelos professores Márcia Morel (do Núcleo Paraolímpico), Joslei Viana (presidente do colegiado de Educação Física e da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada-Sobama) e Alberto Kruschewsky (superintendente de Esportes de Ilhéus e professor na Uesc) e tem atraído um número maior de participantes, a cada semana. “A procura tem sido grande e por isso o município tentar viabilizar novas parcerias para que mais cadeiras adaptadas sejam disponibilizadas”. A Uesc disponibilizou cadeiras de rodas próprias para a disputa do basquete paraolímpico e a empresa de transportes São Miguel realiza o translado das cadeiras todas às terças e quintas até o ginásio.
Visando 2016 – Segundo Alberto Kruschewsky, trata-se de uma primeira iniciativa no interior do Brasil que visa as Olimpíadas Paraolímpicas de 2016. “Sendo assim, ela não deve ficar restrita aos atletas. Serão disponibilizadas capacitações para árbitros e outros profissionais imprescindíveis à realização dos jogos”. Outro objetivo do projeto é levar a iniciativa até as escolas, fazendo com que alunos da rede pública, maiores de 14 anos, portadores de algum tipo de deficiência e que estejam aptos para realizar alguma das modalidades paraolímpicas oferecidas, tenham acesso a prática de esportes.