Prefeitura Municipal de Ilhéus
Depois do Teotônio Vilela, mutirão chega ao Nossa Senhora da Vitória
18a CSM promove solenidade de dispensa de Incorporação
Ilhéus realiza segunda etapa do projeto de mobilização contra a dengue
Saúde elabora medidas para reestruturação financeira.
Programação do Teatro Municipal deste mês tem modificações
XIV Regata Salvador-Ilhéus terá desafio de natação na Praia do Cristo
***
Depois do Teotônio Vilela, mutirão chega ao Nossa Senhora da Vitória
Depois de beneficiar no último final de semana (4, 5 e 6) o bairro do Teotônio Vilela, localizado na zona oeste da cidade, o Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue volta-se agora para o Nossa Senhora da Vitória, na Zona Sul de Ilhéus. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, o trabalho será realizado sexta-feira (18) e no sábado (19). O esforço, que também conta com a participação das secretarias da Saúde e Infraestrutura; associação de moradores; Embasa, Comitê de Entidades Sociais; Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami); e comunidade em geral, promove uma série de intervenções importantes.
Entre as melhorias, destacam-se a retirada de lixo e entulho, roçagem, limpeza de praças, poda de árvores, raspagem de meios-fios, troca de lâmpadas, operação tapa-buracos, desobstrução de canais pluviais e desentupimento de caixas de esgoto. Já na área de combate à dengue, além da remoção de criadouros do mosquito transmissor da doença, os agentes sanitários engajados no mutirão viabilizam uma grande campanha de conscientização por meio da distribuição de centenas de panfletos educativos.
Durante reunião ocorrida no Palácio Paranaguá no início deste mês, o prefeito Newton Lima decidiu levar o mutirão de limpeza e de combate à dengue, inicialmente solicitado e formatado apenas para o Teotônio Vilela, para outras localidades carentes do município. “Nosso desejo é que este mutirão passe a contribuir para a melhoria das condições gerais de vida das comunidades mais carentes da nossa cidade. Além dele, continuamos trabalhando para que outras ações, obras e projetos, desenvolvidos nas diversas áreas do governo municipal, também venham a ser implementados com vistas a transformar esses locais em bairros cada vez melhores”, afirma o prefeito ilheense.
Teotônio Vilela – O presidente da Associação de Moradores do Teotônio Vilela, Reinilson Soares, garante que os principais objetivos do Mutirão de Limpeza e de Combate à Dengue foram alcançados. Soares elogia a participação da Prefeitura e das demais entidades envolvidas, ressaltando que a parceria foi fundamental para promover as melhorias e resgatar a confiança da população. “A partir desta iniciativa, que agora se volta para a manutenção do que foi feito e para a materialização de novos avanços, a comunidade passou a se envolver e a acreditar no trabalho e no comprometimento da nossa Associação”, comenta.
O mutirão de limpeza e de combate à dengue no Teotônio Vilela contou com a participação de, aproximadamente, 150 pessoas. Na oportunidade, foram utilizados quatro caçambas, uma patrol, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e um veículo cedido pela Embasa para desentupir caixas de esgoto. A exemplo do que deve ocorrer no Nossa Senhora da Vitória, o trabalho é resultado de uma ação conjunta da Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, associação de moradores, Embasa, Comitê de Entidades Sociais, Federação das Associações de Moradores de Ilhéus e comunidade em geral.
18a CSM promove solenidade de dispensa de Incorporação
A 18a Circunscrição do Serviço Militar, em Ilhéus, promoveu na manhã desta quarta-feira (9), em frente ao Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura de Ilhéus, solenidade de entrega de certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar. O evento foi coordenado pelo chefe da Junta de Serviço Militar, coronel Rebouças, o prefeito Newton Lima (presidente do Tiro de Guerra), secretários, deputada estadual Ângela Sousa, e representantes da Marinha, da Polícia Militar, de instituições civis e da população.
Uma turma formada por 202 pessoas com nascimento em 1992 e anos anteriores, prestou o Compromisso à Bandeira e recebeu o certificado e estão liberadas do serviço militar até 31 de dezembro do ano em que completarem 41 anos de idade, “em tempo de paz”. Segundo o coronel Rebouças, mesmo fora das Forças Armadas, os dispensados têm várias maneiras de servir a Pátria, seja na sua profissão ou como cidadão.
Após a cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional, as autoridades presentes foram convidadas a fazer a entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar à turma presente. Coube ao prefeito de Ilhéus, Newton Lima, entregar o certificado ao médico Julio Diaz Gusman, colombiano que se naturalizou brasileiro. O prefeito agradeceu ao “novo” brasileiro pela escolha da cidadania e desejou muito sucesso ao agora compatriota.
Ilhéus realiza segunda etapa do projeto de mobilização contra a dengue
Na próxima sexta-feira (18), Ilhéus recebe a visita de representantes da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a execução da segunda etapa do projeto de mobilização social para a prevenção e o controle da dengue, executado em parceria com a Secretaria da Saúde do município. O grupo de trabalho realiza esse projeto em 10 cidades baianas, incluindo Ilhéus e o objetivo é envolver a população nas ações contra a doença e formar articuladores que espalhem essa idéia em suas comunidades.
Em Ilhéus, as coordenadoras do projeto, Heleny Chaves, e a coordenadora-adjunta, Daiane Santos, afirmam que os critérios para a seleção dos bairros participantes da mobilização foram o alto índice de infestação e a quantidade de casos notificados de dengue. Os bairros escolhidos foram os altos do Coqueiro, do Carvalho, da Boa Vontade e da Soledade, além dos bairros do Basílio, Fundão, Teotônio Vilela, Novo Vilela, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.
A primeira etapa do projeto, realizada no mês de novembro passado, consistiu na visita de representantes da Flem e da Sesab às cidades participantes, quando a equipe percorreu diversas áreas das cidades envolvidas para um primeiro contato com os líderes comunitários. Na oportunidade, foram realizadas reuniões com os agentes de endemias dos bairros selecionados, coletiva à imprensa para a apresentação do projeto e um encontro com representantes dos órgãos governamentais, empresas, associações, sindicatos e sociedade civil, no sentido de formar uma rede de parceiros para apoiar as ações.
Programação – A segunda etapa do projeto de Mobilização Social para a prevenção e o controle da dengue no município consiste na capacitação dos líderes comunitários dos 10 bairros selecionados. As atividades ocorrerão durante todo o dia de sexta-feira (18), nas instalações da Faculdade de Ilhéus na zona Sul da cidade. Na parte da manhã será realizada a apresentação dos participantes, a exibição de vídeos, e a elaboração de um plano de ação para os bairros.
Na segunda parte do trabalho, que será realizado no período da tarde, haverá a apresentação do Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), bem como o treinamento para que os líderes comunitários possam usar essa ferramenta. O sistema permite que os bairros publiquem na rede as atividades desenvolvidas, a exemplo da difusão de boas idéias pela rede, a divulgação na internet, além da troca de experiências entre os bairros e municípios, o que proporcionará o acompanhamento das ações em tempo real. Para conhecer o projeto e obter maiores informações basta acessar o site: www.bahiacontraadengue.com.
Saúde elabora medidas para reestruturação financeira.
A nova gestão da Secretaria da Saúde de Ilhéus vem elaborando estratégias com a finalidade de regularizar e reestruturar a situação econômica da secretaria. Entre as medidas adotadas pelo Departamento Financeiro está a manutenção do pagamento salarial do quadro de funcionários, através de calendário a ser seguido.
Desde janeiro de 2011, a folha de pagamento da secretaria da Saúde está dividida em blocos, tendo como critério a ordem de chegada dos recursos financeiros. A partir dessa divisão, foi elaborado um cronograma que prevê o pagamento de todos os funcionários até o décimo dia útil de cada mês.
Segundo o tesoureiro da Secretaria da Saúde, Vinicius Souza, à medida que a situação financeira for se estabilizando, a previsão é de que o pagamento ocorra antecipadamente até que seja possível regularizar e pagar todo o quadro até o quinto dia útil do mês subsequente. Vinicius afirma ainda que a Secretaria tem envidado esforços para a regularização da folha, embora alguns fatores ainda não permitirem que a regularização aconteça de imediato.
O atraso no repasse de alguns recursos, a exemplo do Samu, faz com que a Secretaria realizasse o pagamento desses funcionários com recursos próprios, além da quitação de compromissos assumidos anteriormente. Explica Vinícius, que todas as obrigações estão em fase de negociação, com a finalidade de promover a regularização financeira em conjunto com a reestruturação do departamento financeiro.
Ainda segundo informações do Departamento Financeiro, metade dos funcionários recebeu o pagamento dos salários, englobando os funcionários efetivos do Cadhi (Centro de Atenção do Diabético Idoso e Hipertenso), Centro de Zoonozes, NAE (Núcleo de atendimento Especializado), Cemae (Centro Médico de Atendimento Especializado), Policlínica, Caps (Centro de Atenção Pssicossocial), Postos 24horas do Teotônio Vilela, Assistência Farmacêutica, e Dengue. A previsão é de que até o final desta semana seja efetuado todo o pagamento do quadro de funcionários da Secretaria da Saúde.
Programação do Teatro Municipal deste mês tem modificações
O Teatro Municipal de Ilhéus informa que o show da banda “Café com Blues”, que aconteceria no próximo dia 18, foi cancelado por motivos de força maior. A apresentação do grupo formado pelos músicos Diro Oliveira (vocal, flautas e gaitas), Júlio Caldas (vocal, guitarras e violas), Thomaz Oliveira (Bateria e vocal), Lúcio Ferraz (guitarras e violões), Luciano PP (Baixo) e Horton Macedo (sax e flautas) integraria a programação de show e eventos deste mês e ainda não possui data para nova apresentação.
A banda Café com Blues, de Vitória da Conquista, é conhecida por trazer em seu repertório uma mistura de música nordestina em especial da Caatinga da Bahia, mesclando modas de viola, chulas, reisados, e outros ritmos com o Blues. O trabalho musical extremamente diferenciado vem conquistando espaço em todo o Brasil e, inclusive, lotou o TMI em 2010.
O restante da programação do TMI para este mês está mantida e trará no dia 19, às 20 horas, a peça teatral “Arrocha Brasil”, espetáculo da trupe Cia. Casa Aberta de Teatro, com as personagens impagáveis dos atores Rui Penalva, Germano Lopes, Maurício Lima e André Rocha. A irreverência é o tempero apimentado desta comédia. No site www.ciacasaabertadeteatro.blogspot.com é possível obter maiores informações sobre o espetáculo. Os ingressos podem ser obtidos na bilheteria do Teatro Municipal pelo valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Já nos dias 26 e 27, o TMI será palco da peça infantil “João e Maria”. A montagem teatral da Grigri – Trupe da Biblioteca Itinerante de Itabuna é uma adaptação do conto dos irmãos Grimm por Márcia de Meneses. O ponto alto do texto é a capacidade de enfrentamento e superação de problemas apresentada pelos irmãos João e Maria, sem utilização de pó mágico de fadas, provando que é possível vencer por esforços próprios os obstáculos da vida.
XIV Regata Salvador-Ilhéus terá desafio de natação na Praia do Cristo
Após reunião com os organizadores da XVI Regata Oceânica Salvador – Ilhéus, a Superintendência de Esportes de Ilhéus anunciou para o dia 20 a realização de um desafio de natação na Praia do Cristo, com 800 metros de percurso em 2 voltas de 400 metros. O evento acontece entre os dias 18 e 20 deste mês e contará com velejadores das duas cidades. Além da competição, que será iniciada com a saída dos barsos do Iate Clube de Salvador no dia 18, a programação da Regata terá feijoada Náutica, o III Delta Trophy, apresentação do vice-campeão mundial de Jet Sky, Bruno Jacob e show dos cantores Jau e Maria Gadú.
Segundo o Superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, apesar do pouco tempo não havia como perder a oportunidade de promover essa disputa. “Pretendemos trazer de volta a Ilhéus os esportes aquáticos, a exemplo da travessia, remo e canoagem. Os organizadores da travessia são pessoas que têm sensibilidade com o produto esporte, o que viabilizou o desafio, que tenho certeza contará com a participação de atletas da região. Logicamente que esta primeira prova não é feita para muitos atletas, pois integra um calendário já agendado, mas a idéia é plantar uma semente e trazer disputas maiores”, disse Alberto.
Estão convidados nadadores de águas abertas, que podem se inscrever na Superintendência de Esportes de Ilhéus, localizada no quinto andar do anexo de secretarias, ou pelo telefone (73) 3234-3582.