Céu encoberto e com chuvas fracas na maior parte da Bahia
Máxima de 34ºC em Ibotirama e Paulo Afonso
A massa de ar quente e seco que vêm atuando nos últimos dias no Nordeste brasileiro continua perdendo força, o que favorece o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas em grande parte dessa Região. Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), entre os dias 18/02 (sexta-feira) e 20/02 (domingo), as condições do tempo na cidade de Salvador e Região Metropolitana ainda serão influenciadas pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, mantendo o céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais freqüentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. A temperatura mínima é de 21°C e máxima de 32°C.
De acordo com a meteorologista do Ingá Maryfrance Diniz essas condições atmosféricas também se estendem para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul do Estado, onde as temperaturas deverão ser mais elevadas, com valores variando entre 22°C (mínimas) e 34°C (máximas).
Na Bahia a ZCIT e os ventos úmidos vindos da Amazônia serão os responsáveis pelas chuvas mais significativas do Estado, com intensidade variando de fraca a moderada, esperadas para as regiões Oeste, São Francisco e Norte. As temperaturas previstas para estas regiões deverão oscilar entre 20°C (mínimas) e 33°C (máximas).
Nas últimas semanas a regularidade das chuvas no norte e no oeste baiano é devido à influência da ZCIT que, mais uma vez lembramos, esse sistema meteorológico é o principal responsável pelas chuvas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, centro-oeste dos estados da Paraíba e Pernambuco e centro-norte da Bahia, que atua nessas áreas entre os meses de fevereiro e maio.
Por outro lado, as temperaturas mais amenas da Bahia (com mínimas podendo chegar aos 19°C) estão previstas para as áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde o céu deverá se manter parcialmente nublado a claro com chuvas fracas e isoladas.
Maré
Para o período entre os dias 18/02 (sexta-feira) e 20/02 (domingo), a maré alta deverá atingir sua altura máxima em torno das 5h e das 17horas, com valores variando entre 2,2 e 2,8 metros. Já a maré baixa deverá atingir seu mínimo em torno das 11h e das 23horas, com valores variando de – 0,1 a 0,1 metro. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para o período entre 18 e 20 de fevereiro de 2011 no Nordeste brasileiro deverão variar entre 12 a 13, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados na categoria de intensidade Extrema.
Uma das características da estação do verão é de dias mais longos do que as noites, aumentando assim a incidência da radiação solar e, consequentemente, elevando também os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Com isso, a OMS recomenda evitar a exposição a essa radiação entre as 10 e as 16 horas, bem como, se prevenir com a utilização de protetores/filtros solar, bonés, óculos escuros e roupas leves.