Prefeitura Municipal de Ilhéus
Escolas promovem encontros e dão continuidade a Jornada Pedagógica
Prefeitura realiza dragagem e ampliação do canal do Vilela
Parque de Exposições de Ilhéus realiza leilão misto de animais
Logradouros públicos de Ilhéus terão denominações atualizadas
TMI abre nesta 6ª feira a exposição “A Arte de Pedro Pedrone – Retrospectiva Espanha/Brasil”
Nova equipe técnica do Abrigo Renascer recebe capacitação
“Ilhéus Fitness” promove grande concurso de dança
***
Escolas promovem encontros e dão continuidade a Jornada Pedagógica
Após a abertura oficial da Jornada Pedagógica, solenidade realizada na tarde da última terça-feira (22) no Centro de Convenções de Ilhéus, os profissionais que atuam na rede municipal de ensino iniciaram uma nova etapa do encontro, desta vez, nas próprias unidades escolares em que trabalham. Os debates iniciados na Jornada Pedagógica foram estendidos para as escolas, que promovem até esta sexta-feira (25) palestras, oficinas, dinâmicas, além de debates com foco no Plano Político Pedagógico (PPP), planos de gestão e ação de cada unidade.
Na manhã desta quinta-feira (24) a equipe técnica da Coordenação pedagógica visitou algumas escolas com o objetivo de acompanhar e orientar os profissionais nesta nova etapa da Jornada Pedagógica. No Centro de Referência à Criança e ao Adolescente (Caic) Darcy Ribeiro, localizado no bairro Hernani Sá, zona sul, 60 profissionais aprofundam a temática central promovida no primeiro dia do evento “Do dever de ensinar ao direito de aprender”. Nesta quinta-feira eles participam de palestra, apresentação da síntese de grupo de trabalho, discussões sobre Regimento Escolar e PPP, planejamento das primeiras semanas de aula, entre outras atividades.
Para a diretora do Caic Darcy Ribeiro, Deize Souza Santana, a proposta dos encontros da Jornada Pedagógica “são proporcionar momentos de reflexão, interação e mobilização, promovendo o redimensionamento da prática e envolver todos os profissionais, não só professores e coordenadores”. O Caic oferece Educação Infantil, ensino fundamental I e o programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Já as escolas Batista Nova Jerusalém e Odete Salma, ambas localizadas no bairro do Malhado, o tema dos encontros locais da Jornada Pedagógica é “Unindo Laços”.
A programação visa, de acordo com a diretora da Escola Odete Salma, Eliane Oliveira da Silva, planejar o ano letivo com o objetivo de melhorar o desempenho das unidades. “Considerando as especificidades de cada unidade, consolidando o apoio mútuo entre todos os agentes da escola e a comunidade, visando enriquecer o processo de aprendizagem dos’ alunos”. A Escola Odete Salma oferece ensino fundamental 2, enquanto que a Nova Jerusalém é voltada para a educação infantil, com o foco em crianças de 4 e 5 anos.
Em ambas as unidades, acontecem também diversas atividades de integração e motivação e debates sobre relações interpessoais, a exemplo da palestra “Afetividade”, ministrada pela educadora Simone Azevedo. Além das escolas da zona urbana, as visitas também estão sendo feitas em unidades da zona rural. Esta semana, a equipe visitou localidades como Sambaituba, Banco Central, entre outras. Em Ilhéus, o ano letivo na rede municipal de ensino.
Prefeitura realiza dragagem e ampliação do canal do Vilela
A Secretaria da Infraestrutura da Prefeitura de Ilhéus acelerou a execução das obras do canal do bairro Teotônio Vilela, que compreende toda a dragagem da vala e ampliação da extensão. Localizado ao lado da rua Padre João Borges (conhecida como rua Azul), o canal mede cerca de mil metros de extensão por 4,5 metros de largura.
Esta semana, o prefeito Newton Lima realizou uma visita de inspeção no local, cuja obra foi solicitada pelo vereador Bel do Vilela, e autorizou o prolongamento da abertura do canal em área próxima ao Colégio Fábio Araripe Goulart. “Vamos executar essa obra para livrar a população que reside nas proximidades dos constantes alagamentos, que tanto transtornos causavam à população”, disse.
Parte da obra do Canal do Vilela está sendo realizada com os R$ 10 milhões disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, liberados para obras emergenciais em Ilhéus. Entretanto, para completar o investimento de R$ 1,7 milhão, a Prefeitura destinou recursos oriundos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com a finalidade de ampliar a obra em mais 130 metros.
Durante a visita, os moradores da rua 2, nas proximidades do canal, reivindicaram ao prefeito Newton Lima melhorias naquela artéria, prejudicada com a realização de uma obra particular (loteamento). Imediatamente, o prefeito determinou ao secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz, a retirada da lama e o início das obras de drenagem de água pluviais.
Ladeira da Conceição – Outra obra visitada pelo prefeito foi a recomposição da pavimentação da ladeira da Conceição no bairro do Malhado. Com a ocorrência de chuvas torrenciais na cidade, o calçamento a paralelepípedos foi totalmente destruído. Segundo o secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz, a nova pavimentação está sendo refeita com travamento, com a finalidade de evitar o carreamento dos paralelos em chuvas futuras.
Parque de Exposições de Ilhéus realiza leilão misto de animais
O parque de Exposições de Ilhéus realiza neste domingo (27), às 13 horas, o Grande Leilão Misto de Ilhéus. Serão ofertadas 80 vacas leiteiras, paridas e solteiras, acima de 12 quilos de leite; novilhas; 25 ovinos da raça Santa Inez e Dorper; e equinos das raças mangalarga marchador, quarto de milha, campolino, pampa e muares.
Segundo o presidente da Associação Ilheense de Criadores e coordenador do Parque de Exposições e Eventos de Ilhéus, João Bittencourt Neto, o evento faz parte do projeto de revitalização do parque de exposição, fazendo o fomento do agronegócio em Ilhéus, bem buscar abrir as fronteiras para a participação de outras regiões.
No leilão deste domingo (27), estarão presentes cerca de 25 expositores e vendedores de animais dos municípios de Ilhéus, Vitória da Conquista, Itapetinga, Itororó, Itabuna, Itapé e Itaju do Colônia. “São criadores reconhecidos pela utilização de tecnologia genética e que trarão animais de excelente qualidade”, informa.
O Parque de Exposições de Ilhéus é patrimônio Público Municipal e atualmente está sendo administrado pela Associação Ilheense de Criadores, que vem ampliando a utilização do equipamento com exposições agropecuárias, shows, dentre outros eventos. De início, a direção do Parque de Exposições pretende realizar, no mínimo, um evento mensal.
Segundo João Bittencourt já estão agendados para o parque de exposições os festejos do Carnaval de Ilhéus, com shows e boate itinerante; em abril, a Expopampa, exposição nacional ranqueada com a participação de criadores de seis estados: Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco; e em maio a realização da Equiprovas – campeonato de tambor, baliza, dentre outras atividades.
Logradouros públicos de Ilhéus terão denominações atualizadas
Atendendo solicitação do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a Mesa Diretora da Câmara Municipal concedeu espaço na sessão ordinária da última quarta-feira (23), para que o Chefe de Gabinete do Prefeito, José Nazal Pacheco Soub, fosse apresentar o levantamento realizado da legislação municipal que denomina os logradouros públicos da cidade. Por se tratar de competência exclusiva do Legislativo, o prefeito ofereceu apoio técnico para que, numa ação conjunta, inclusive com participação das associações de moradores, seja possível identificar os logradouros que estão com denominação sem amparo legal e os que ainda não tem denominação ou código de endereçamento postal.
De acordo com José Nazal, a partir daí, caberá aos representantes do povo na Casa Legislativa aprovar as leis definindo as denominações oficiais. Numa segunda etapa, caberá ao município encaminhar oficialmente aos Correios, a relação dos logradouros de cada bairro para que sejam colocados os Códigos de Endereçamento Postal (CEP). “Além disso, o resultado final será encaminhado às concessionárias dos serviços públicos na área de energia, água e telecomunicações, aos estabelecimentos bancários, às entidades de classes e demais órgãos públicos”, acrescentou.
O estudo das leis publicadas nos jornais oficiais do município revelou algumas curiosidades, como por exemplo: a avenida Ubaitaba, chama-se avenida Sírio Libanês; todas as ruas da Sapetinga que são identificadas por numerais possuem nomes oficiais; a praça Barão de Rio Branco chama-se oficialmente praça Antônio Viana; a avenida Petrobrás tem a denominação de avenida Milton Santos; a rua Marambaia chama-se avenida Litorânea Sul Mãe Amada; a rua conhecida com Luiz Gama, na Baixa Fria, chama-se rua Adonias Filho, e a avenida Luiz Viana, na Conquista, chama-se Jorge Crispim Dias Carilo, entre vários outros casos.
TMI abre nesta 6ª feira a exposição “A Arte de Pedro Pedrone – Retrospectiva Espanha/Brasil”
Por motivos de força maior, a peça infantil “João e Maria”, programada para ser apresentada no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI) neste final de semana (26 e 27), foi transferida para nova data. Como novidade, entra na programação de eventos do TMI a exposição de artes plásticas “A Arte de Pedro Pedrone – Retrospectiva Espanha-Brasil”, que será aberta nesta sexta-feira (25), no foyer do teatro, a partir das 20 horas. De acordo com o diretor do Teatro Municipal de Ilhéus, Luciano de Lucas, a exposição ficará aberta ao público, com entrada franca, até o dia 4 de março, sempre das 9 as 12 e das 14 às 18 horas.
Em seu depoimento sobre o artista, a marchand espanhola Rosana Valverde enfatiza que o baiano Pedro Pedrone driblou as dificuldades inerentes ao dia-a-dia de um artista profissional, alcançando, muito em função disso, terras distantes, como é o caso da Espanha, país onde vive e trabalha atualmente. Segundo ela, a obra de Pedro Pedrone é impressionante e produzida a partir de refinadas técnicas e temáticas, sempre carregadas de intensa leveza e magia.
Na visão da marchand espanhola, o trabalho do artista trata de graves problemas do nosso tempo, como é o caso da sua série “Amazônia, meu amor, adeus!”, uma mensagem carregada de comoção, que denuncia a destruição da floresta e de todos os valores naturais nela contidos, como a flora, a fauna e, sobretudo, o povo indígena. “Mas essa é apenas uma das muitas facetas desse pintor. Sua arte é uma intricada aglomeração de círculos, com que expressa suas encantadoras figuras humanas, bem como a sutileza complexa do seu toque, aliada a uma forte carga de emoção e dinâmica visual, que emprega em seu trabalho, se sobrepondo, invariavelmente, ao comum”, opina Rosana Valverde.
Dando continuidade à sua reflexão sobre o trabalho do artista, a marchand lembra que “agora, com a oportunidade de viver na Europa, sentindo de perto sua energia e os efeitos imediatos dessa inédita e valiosa experiência, Pedrone segue inquieto e insatisfeito, investigando e criando novos temas e expressões, desviando-se um pouco dos pontos e, sobretudo, dos círculos, que são a sua marca pessoal, para mergulhar, sem receio, numa fase inteiramente abstrata, onde predominam as linha retas, demonstrando assim, sua enorme perícia e versatilidade. Dessa forma, trata-se de um artista amadurecido, inovador, atrevido e completo, o que faz com que sua obra, de visível vanguarda, contribua, visceralmente, para o engrandecimento e fortalecimento da arte contemporânea”.
Aceitação – Nos últimos dois anos, Pedro Pedrone participou de eventos importantes na Europa, sempre com boas críticas e excelente aceitação, tais como a 4ª Feira Internacional de Arte Contemporânea de Bérgamo e a 12ª Feira Internacional de Arte Contemporânea de Verona, ambas na Itália; a 5ª Feira de Arte de Vigo e a Exposição Individual na Galeria Javier Roman, ambas na Espanha; e o Circuito de Exposições Itinerantes pela Galícia e Portugal, além da Exposição Individual na Galeria Boudjema, em Marrakesh, no Marrocos, na África.
Nova equipe técnica do Abrigo Renascer recebe capacitação
A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus promove durante essa semana, no colégio Heitor Dias, uma capacitação para os funcionários que passaram no processo seletivo para preencher as vagas designadas para o serviço de acolhimento do Abrigo Feminino Renascer.
A partir da próxima semana o abrigo vai contar com uma equipe formada por três psicólogos e dois assistentes sociais, além de 18 profissionais que vão reforçar o cuidado com as crianças assistidas pela entidade. Localizado no bairro da Conquista, em Ilhéus, o Abrigo Feminino Renascer, funciona desde 2006 e conta hoje com cerca de 30 crianças e adolescentes carentes que utilizam dos seus serviços.
Essa atividade cumpre o determinado no Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, que estipula: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
Durante a capacitação, os novos funcionários vão assistir palestras das juízas da Vara da Infância e Adolescência, Sandra Magali Mendonça e Maria Amélia Sampaio, bem como do secretário da Assistência Social e Trabalho do município, Emenson Silva. Também serão realizadas, visitas de campo, que têm o objetivo de familiarizar essas pessoas com as crianças e adolescentes que estão no serviço de acolhimento.
A secretaria desenvolve seu trabalho de acordo com as normas estabelecidas pelo sistema Único da Assistência Social (Suas). É um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no país. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Sistema é composto pelo poder público e sociedade civil, que participam diretamente do processo de gestão compartilhada.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
A segunda é a Proteção Social Especial, destinada à famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos. De acordo com o secretário Emenson Silva, “é preciso abraçar a causa, pois essas crianças já passaram por sérias dificuldades e procuram encontrar nesses adultos a proteção e o afeto de que necessitam”.
“Ilhéus Fitness” promove grande concurso de dança
A Superintendência de Esportes da Prefeitura de Ilhéus iniciou quarta-feira (23), na avenida Soares Lopes, o IV Concurso de Dança do Projeto Verão Fitness, uma das promoções mais marcantes do atual calendário de eventos do município. Resultado de uma grande parceria entre a Superintendência de Esportes e a secretaria municipal de Turismo, o Ilhéus Fitness 2011 reúne eventos esportivos e conta com a apresentação de dezenas de grupos de dança.
De acordo com o coordenador do evento, professor Renato Peixoto, o concurso de dança é dividido por ritmos. Na quarta-feira (23), o palco do projeto foi agitado pelo arrocha, nesta quinta-feira (24), foi a vez do axé, na sexta-feira (25), será a vez do pagode; e, encerrando, no sábado (26), o tradicional forró. “Nesta última noite, conheceremos o grupo de dança campeão, o vice, o terceiro e o quarto lugar”, diz o coordenador, acrescentando que, durante as avaliações, estão sendo levados em conta os seguintes itens: coreografia, figurino, expressão (presença de palco) e originalidade.
“Em caso de empate, vale ressaltar, o vencedor será conhecido com a utilização da melhor pontuação em coreografia”, informa. Participam do concurso de dança, que começa às 19h30min e termina por volta das 22 horas, os grupos Ky Dance, Dançart, Stilos Nós, Inter Dance, Belas Afro, Swing Dance, Love Dance e Os Amigos. Como convidados especiais, o evento conta com a participação do Gruv Love, Space Dance, Nexos, Impact The Dance, Swinguetto, Super Poderosas, Amante da Dança, Quebre Dance, Face Off, Star Dance, Conexão Dance, New Star, Faisk Love, Grand Gete e Batuba Beache.
Realizado há alguns anos no município, em 2011, o trabalho se une ao Projeto de Orientação à Atividade Física em Ilhéus, executado em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) às segundas, quartas e sextas-feiras. A programação do “Ilhéus Fitness” também contempla modalidades esportivas, como o futebol de areia, o futevôlei e o vôlei de dupla, todas disputadas na Soares Lopes. O superintendente de Esportes, Alberto Kruschewsky, e o secretário de Turismo, Paulo Moreira, destacam a importância da formatação de opções de lazer e de esporte para a população, principalmente na Avenida, um dos principais cartões postais da cidade.
Fitness – Oriunda do inglês, a palavra “fitness” significa boa forma, podendo ser entendida também como “uma condição na qual os indivíduos sejam capazes de adquirir energia suficiente para desfrutar de uma existência mais agradável e harmoniosa. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença ou debilidade”. Ao longo dos anos, o termo evoluiu e acabou trazendo uma nova identidade para a atividade física. “A expressão nos remete ao equilíbrio corporal e espiritual. Corpo e mente estão interligados. Quem não compreender isso terá sempre uma visão equivocada”, afirma a personal trainer Vanessa Costa, salientando que, em linhas gerais, a finalidade do fitness é promover saúde e bem-estar, ficando o resultado estético apenas como uma conseqüência dessa filosofia.