Prefeitura Municipal de Ilhéus
Prefeito discute com empresários melhorias no transporte coletivo
Relatório sobre limpeza de área dos Kafmann é entregue à Justiça
Secretaria de Assistência Social e Trabalho funciona em novo endereço
Ilhéus presente em encontro com capoeiristas de vários países
Saúde promove I capacitação para manejo clínico da Tuberculose
Planejamento participa de seminário Projetos Municipais com Recursos Federais
Estado garante liberação de recursos para o PETI de Ilhéus
***
Prefeito discute com empresários melhorias no transporte coletivo
Com a proposta de resolver os muitos problemas observados no sistema de transportes coletivos e oferecer aos ilheenses um serviço de melhor qualidade, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, se reuniu com os representantes das empresas que atuam na cidade para buscar as soluções, principalmente no tocante ao transporte de estudantes da zona rural do município. Participaram também do encontro os secretários municipais do Governo, Alcides Kruschewsky; da Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça; dos Serviços Urbanos, Carlos Freitas; e de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto; além dos proprietários e gerentes das empresas São Miguel e Viametro.
Durante a reunião, o prefeito Newton Lima cobrou soluções para a situação dos transportes dos estudantes da zona rural de Ilhéus. De acordo com o prefeito, a legislação determina que os transportes escolares sejam utilizados apenas pelos estudantes da rede municipal. Com isso os estudantes da rede estadual estão sendo obrigados a utilizar os transportes convencionais, ou seja, os mesmos ônibus dos demais moradores, viajando em veículos lotados e muitas vezes dividindo os espaços com mercadorias. Por esse motivo, Newton Lima cobrou que mais veículos sejam colocados nessas linhas de maior movimento para transportar, exclusivamente, os estudantes da rede estadual.
Os representantes das empresas solicitaram um estudo da demanda em cada distrito e se comprometeram em colocar, já a partir desta semana, mais ônibus em horários específicos para atender aos alunos da zona rural. Outro problema apontado pelo prefeito Newton Lima foi em relação aos estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz e a demanda que surgirá nos próximos anos, a partir da implantação de equipamentos educacionais e programas sociais e habitacionais. Newton Lima adiantou que já existe uma demanda nos transportes e que o problema poderá se agravar ainda mais com a instalação de equipamentos como o Ifet e também o Programa Minha Casa, Minha Vida, implantado na região de Banco da Vitória e Salobrinho. As empresas também se comprometeram em resolver essa questão a partir da necessidade e o crescimento do número de passageiros.
Outro avanço nas discussões foi a informação de que as empresas de transportes coletivos estão realizando uma pesquisas para observar todo o deslocamento de passageiros, com o objetivo de melhor atender aos usuários. A proposta é reduzir o tempo de espera nos pontos e assegurar um melhor serviço. Para o prefeito Newton Lima, todas essas melhorias precisam ser colocadas em prática de imediato, para que o cidadão ilheense e os turistas possam dispor de um sistema de transporte que atenda às suas necessidades.
Relatório sobre limpeza de área dos Kafmann é entregue à Justiça
A Secretaria do Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ilhéus encaminhou relatório à Procuradoria Geral do Município com as informações sobre os trabalhos de limpeza realizados no terreno onde se encontram as ruínas da antiga fábrica de chocolate dos Kaufmann. De posse do relatório, a Procuradoria informará à Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, através de fotos e documentos, o cumprimento da decisão judicial que autorizou a limpeza da área, com a finalidade de combater focos de dengue, com a retirada de lixo, entulho, além da roçagem em toda a extensão do terreno.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, a antiga fábrica de chocolate, é hoje um local de risco no centro de Ilhéus, com dezenas de focos de dengue, além de ser utilizado com “banheiro público”, dormitório de moradores de rua e ponto de tráfico de drogas. Para atender reivindicação dos moradores e comerciantes da vizinhança, a secretária resolver promover uma limpeza completa daquela área, com a finalidade de eliminar os pontos de risco à saúde da população.
Carlos Freitas informa que, como existe uma Ação Demolitória proposta pelo Município, a limpeza das ruínas da antiga fábrica de chocolate de propriedade dos Kaufmann somente foi possível de ser executada após decisão judicial. “Fotografamos e filmamos todos os serviços realizados para mostrar as condições em que se encontravam os restos de estruturas em concreto armado e de algumas poucas paredes de alvenaria, recobertos por mato alto, entulho depositado por terceiros. Documentamos todas as fases: antes, durante e depois, para a segurança do Município”, ressaltou.
Informa o coordenador dos serviços, Júlio Cezar de Oliveira Gomes, que foram necessários três dias de intenso trabalho para a limpeza e retirada de todo o entulho e mato existente no local. Para realizar o serviço de limpeza foram mobilizados 30 operários da secretaria além de uma máquina pá-carregadeira e diversos caminhões caçambas. “Todo o trabalho foi feito com o máximo cuidado, no sentido de atender as determinações judiciais”, explica Júlio Gomes.
Num balanço realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano, foram retiradas do local nove caçambas de entulho de seis metros cúbicos cada, num total de 54 metros cúbicos de entulho, terra e lixo, incluindo, também, a roçagem e a remoção de toa a vegetação existente no local. “Com essa ação atendemos a população do entorno das ruínas da antiga fábrica de chocolate, além de eliminar, temporariamente, focos da dengue e outros problemas existentes no local”, conclui Júlio Gomes.
Secretaria de Assistência Social e Trabalho funciona em novo endereço
A partir da próxima segunda-feira (28) a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus fará suas atividades em novo endereço. Por conta de uma reforma na sede da secretaria, o atendimento ao público passará a ser feito na sede provisória, localizada na Avenida Soares Lopes, nº 1724 (antiga sede do Creas).
A reforma ainda não tem data prevista para terminar. A secretaria vai continuar a atender os usuários a partir das 8 à 14 horas, com exceção do programa Bolsa Família, que funciona das 7 às 13 horas. Os serviços oferecidos na secretaria como os programas PETI, ProJovem, BPC, e Plantão Social, também continuam com atendimento normal na nova sede da secretaria.
Ilhéus presente em encontro com capoeiristas de vários países
Integrantes da Associação Cultural Negra Raiz de Capoeira vão representar Ilhéus em encontro internacional de capoeiristas, que será realizado neste final de semana – 26 e 27 –, no município de Santo Antonio de Jesus. Organizado pelo mestre Zé Pequeno, da Associação de Capoeira Axé Bahia, o evento terá a presença de mestres, instrutores e alunos oriundos da França, Austrália, Canadá e Argentina, assim como de vários estados brasileiros. De Ilhéus, seguem Rafael Gomes e Tiago Nascimento (Tatu). O apoio é da Prefeitura, através da Superintendência Municipal de Esporte.
Rafael Gomes, responsável pela Associação Cultural Negra Raiz de Capoeira, disse que a academia já formou alunos, professores, instrutores, estagiários e graduados que se tornaram monitores do projeto Capoeira Transforma. A iniciativa tem parceria com escolas das redes pública e particular de ensino e associações de moradores de Ilhéus. A meta é atender todos os bairros, e para isso, a entidade está em busca de apoio no comércio e nas repartições públicas.
Criada em março de 2005, a associação conta com núcleos nos bairros Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória e Jardim Savóia, nas localidades rurais de Urucutuca e Sambaituba, além da sua sede que funciona no bairro Hernani Sá. Rafael Gomes ressaltou que o projeto absorve jovens com idade a partir de 5 até 15 anos, de ambos os sexos. Lá, recebem atividades socioeducativa, capoeira, samba de roda e maculelê. Os jovens também aprendem a confeccionar pandeiro e berimbau. A inscrição gratuita. Informações adicionais podem ser obtidas através do blog www.negraraizcapoeira.blogspot.com.
Saúde promove I capacitação para manejo clínico da Tuberculose
Divulgar informações sobre a doença e ampliar o atendimento aos pacientes. Estes foram os principais objetivos das ações realizadas pela Secretaria da Saúde de Ilhéus para o Dia Mundial de combate a Tuberculose, comemorado em 24 de Abril. Durante toda a semana, carros de som e faixas espalhadas pela cidade levaram informações sobre os sintomas e formas de contagio da doença.
A principal ação se concentrou nos dias 24 e 25, com a realização da I capacitação para manejo clínico da Tuberculose, oferecida para médicos e enfermeiros do município, especificamente aqueles que atuam nas unidades e postos de saúde da zona norte. A capacitação ocorreu no auditório da 6ª Dires, antiga Fundação Sesp, durante todo o dia.
Na manhã de quinta-feira (24), o médico Fábio Araripe Goulart ministrou o treinamento com a apresentação e estudos da doença, tratamento e diagnóstico. Na tarde de quinta-feira e durante toda a sexta-feira (25), a capacitação prosseguiu sob a orientação das enfermeiras Eliana Nery e Jane Francisca Moraes que além do tratamento e diagnóstico, abordaram também estudo de casos e protocolo de atendimento.
O principal objetivo desta capacitação é descentralizar as ações voltadas para tuberculose, atualmente concentradas no Programa de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria da Saúde que funciona no CAE III, na antiga Fundação Sesp, na avenida Canavieiras, que passaria a ser apenas um centro de apoio. Com a descentralização e a possibilidade da realização do programa nas unidades e postos dos bairros espera-se uma maior adesão, diminuindo também a quantidade de abandono ao tratamento.
Números – Ilhéus faz parte dos 315 municípios brasileiros considerados prioritários pelo Ministério da Saúde pela alta incidência da tuberculose. No ano de 2010, a cidade apresentou 100 novos casos da doença. A forma de tuberculose pulmonar positiva é a forma capaz de transmitir a tuberculose. Por isso o Ministério da Saúde preconiza um percentual de 85% de cura para que o serviço esteja funcionando de maneira eficiente e quebrando a cadeia de transmissão, diminuindo assim a incidência da doença.
A proporção de cura e abandono para a cidade de Ilhéus no ano de 2010 foi de 83,8% de cura e 3,75% de abandonos ao tratamento da doença. Segundo a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase do Município, Jane Francisca, a descentralização é uma exigência do Ministério da Saúde para que com uma maior adesão, mais pacientes sejam beneficiados, e os números possam atingir um nível esperado.
Novos treinamentos- As outras zonas de atendimento da cidade também estarão realizando nos próximos meses a capacitação para o manejo clínico da Tuberculose, a fim de ampliar o tratamento para um maior número de pacientes. Jane informou ainda que hospitais e clínicas da cidade também serão convidados a participar da capacitação, para que possam proporcionar um apoio diagnóstico e de tratamento.
Nos dia 31 de março e 1º de abril serão capacitadas as unidades e postos da zona sul. Nos dias 7 e 8 de abril será vez do Centro, além dos Hospitais e clínicas convidados. A zona Oeste participará do evento nos dias 14 e 15 de abril, e nos dias 28 e 29 do mesmo mês, serão capacitados os profissionais dos Postos de Saúde da Família das zonas rurais.
Planejamento participa de seminário Projetos Municipais com Recursos Federais
O secretário da Indústria, Comércio e Planejamento da Prefeitura de Ilhéus, Alisson Mendonça, participa, em Brasília, no período de 29 a 31 de março, do Seminário “Projetos Municipais com Recursos Federais”. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Municipal e Gestão Pública (Ibage) e tem como objetivo debater a aprovação de projetos municipais com técnicos dos ministérios do Governo Federal.
Segundo Alisson Mendonça, é importante que cada município conheça os trâmites dos projetos desde sua solicitação, no sentido de otimizar todo o trabalho de prospecção e acompanhamento junto ao Governo Federal. “Nesse seminário serão apreciadas as estratégias para redução da pobreza nos municípios, discutidas as exigências para aprovação de projetos do PAC, além da apresentação de casos de sucesso de projetos municipais”, aponta.
O evento é destinado aos prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos e servidores de todas as prefeituras do Brasil, bem como a técnicos e gestores estaduais e federais. Participarão do seminário, na qualidade de palestrantes e moderadores, representantes dos Ministérios, Presidência da República, Caixa Econômica Federal, FNDE, Funasa, Prefeituras, Instituto Votorantim, Banco Mundial, Confederação Nacional dos Municípios, ONG Moradia e Cidadania, ONG Apta e Instituto Brasileiro de Ação Municipal e Gestão Pública.
O secretário Alisson Mendonça informa que a Prefeitura de Ilhéus apresentou diversos projetos ao Governo Federal, a exemplo da implantação de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), cinco creches-escolas, urbanização e contenção de encostas nos morros localizados no bairro do Malhado, além da macrodrenagem de toda a cidade. “Temos hoje projetos junto ao Governo Federal que somam mais de R$ 100 milhões e nossa intenção é termos um aproveitamento de 100% desses recursos”, conclui.
Estado garante liberação de recursos para o PETI de Ilhéus
O prefeito interino de Ilhéus, Mário Alexandre, esteve em Salvador, na última quinta-feira (24) para participar de reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Alberto Brasileiro. O encontro, que também contou com a presença da deputada estadual Ângela Souza e do secretário da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, Emenson Silva, teve o objetivo de discutir a liberação de recursos referentes à pactuação feita entre Estado e município nas atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).
Segundo explicou Emenson Silva, um dos motivos que dificultava a liberação deste recurso era a falta de um parecer favorável do Conselho Municipal de Assistência Social, que não editou resolução autorizando o Governo do Estado a liberar recursos na ordem de R$ 540 mil. “O Estado municipalizou o programa através do sistema de pactuação, e ficou acertado que Ilhéus receberia do governo estadual R$ 540 mil no ano passado, destinado ao pagamento dos monitores. Porém, como não houve a liberação desse valor, o município arcou com todas as despesas, para não comprometer o andamento das atividades do programa em Ilhéus”.
Esta semana, após reunião extraordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, o secretário Emenson Silva conseguiu a liberação da documentação que aprova a pactuação e, consequentemente, a liberação dos recursos. “A resolução 003/2010, que tem a finalidade de aprovar a pactuação de recursos do governo estadual com o município para políticas da assistência social para 2010, referente ao Peti, foi apresentada ao secretário Carlos Brasileiro, que se comprometeu em liberar o recurso, aguardando apenas o envio do plano financeiro de 2011 da secretaria, a fim de justificar a aplicação”.
Além da liberação dos recursos para o Peti, na reunião também ficou acertada a realização de um próximo encontro no próximo dia 30 para discutir o co-fincanciamento 2011, a gestão plena e os serviços de alta e média complexidade referente à área sócio-assistencial. Mário Alexandre solicitou de Carlos Brasileiro maior atenção no que diz respeito aos serviços sociais prestados pelo município. “Uma cidade com o porte de Ilhéus deve possuir todas as condições de oferecer um serviço a altura de seus munícipes”.
Já a deputada Ângela Souza aproveitou a oportunidade para pedir maior agilidade no projeto que visa a melhoria do Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro Barra de Itaípe, que se encontra na Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). “Nossa intenção é fazer com que o CSU seja uma porta de entrada para minimizar alguns problemas na área social, e se torne referência para outros locais de Ilhéus.”.